Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Novo defeso do caranguejo começa nesta quinta feira, 3
Órgãos divulgam resultado das ações nos períodos de defeso
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Posse do novo Secretário de Pesca será no dia 04/02
Sepaq disponibiliza ações para ajudar o Ministério da Pesca no recadastramento de pescadores
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Sepaq faz avaliação prévia sobre segundo período do defeso
Operação defeso apreende mais de 80 kg de pescado em Belém
Da Redação Agência Pará A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) efetuou três autos de infração durante uma fiscalização realizada nesta sexta-feira, 21, para o cumprimento do defeso do caranguejo-uçá, camarão rosa e alguns pescados, entre os quais o mapará, o tambaqui, o pirapitinga e o pirarucu. |
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Teve inicio o defeso do caranguejo
O período de defeso do caranguejo-uçá teve início ontem (20). Para proteger a espécie durante o período reprodutivo, até dia 25 de janeiro, os comerciantes e barraqueiros não poderão comprar o crustáceo, apenas vender os que estão disponíveis em estoque.
Para garantir o fornecimento nas feiras e mercados de Belém, os vendedores tiveram de declarar o armazenamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Durante cinco dias, a comercialização dos caranguejeiros armazenados está liberada apenas os caranguejos declarados. “Garantimos a última remessa à meia-noite do dia 19, temos três mil caranguejos para garantir as vendas durante esse período”, afirma o comerciante do complexo da feira da 25 de setembro, José Leandro.
(DOL)
Marudá cria Grupo de Amigos e terá Parque Temático
A Associação Ambientalista de Marapanim – ASAMAR, atendendo a solicitações de
comunitários marudaenses, esteve no último dia 12/01 na praia de Marudá para constituir o Grupo de Amigos do Lago da Pirapema (GRALP), composto por vinte pessoas entre empresários do turismo (restaurante e hotelaria), comércio formal (supermercado), ambulantes, pescadores, professores, pesquisadores, Associações e estudantes. O objetivo do Grupo é de revitalizar o Lago que se encontra em estado avançado de degradação ambiental para, futuramente, ali ser criado um Parque Temático que possa servir de atrativo turístico e oferecer aos visitantes a Pesca Esportiva como atividade estimuladora do Turismo de Base Comunitária garantindo mais geração de renda com gestão comunitária.
A Associação Ambientalista de Marapanim, representando o GRALP, na busca de parcerias interessadas em melhorar a qualidade de vida dos marudaenses, já tem um calendário de reuniões e palestras para as quais foram convidadas diversas instituições, tais como: Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura (SEPAq) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) visando dar apoio técnico para a realização do projeto pretendido pelo GRALP.
Prefeito de Tucumã esteve com Asdrubal
Pacajás e Itupiranga estiveram no Gabinete
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Ribeiro e Mário visitaram Asdrubal Bentes
São Sebastião da Boa Vista veio à Sepaq
Empresários visitam o deputado Asdrubal Bentes
Sepaq e Eletronorte discutem produção sustentável
Atualmente, o Parque Aquicola dispõe de 376 tanques-redes ainda em fase de povoamento por alevinos. O Projeto é de grande relevância para a política pesqueira do estado, pois visa à capacitação dos produtores já organizados em Cooperativas, o aumento da produção pesqueira e a geração de emprego e renda na região.
No Encontro, ficou acordado entre a Sepaq e a Eletronorte a elaboração de um diagnóstico da situação atual do projeto e seu reajustamento, devendo as propostas serem levadas à discussão com a comunidade envolvida.
Participaram da reunião o deputado federal, Asdrubal Bentes, nomeado secretário de Pesca do Estado, o Secretário-Adjunto, Henrique Sawaki, o diretor administrativo-financeiro, Luiz Sérgio Borges; os assessores jurídicos, Felipe de Azevedo Nunes Lopes e Luiz André Oliveira; e Carla Ledo Reis, do setor de Planejamento da Secretaria; além dos representantes da Eletronorte, Carlos Yassuo, Silviani Frochlich, Joaquim Carlos Cruz e Crisógno Frazão. Nas fotos abaixo, Asdrubal Bentes comanda a reunião com técnicos da Sepaq e da Eletronorte.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Eldorado dos Carajás esteve na Sepaq
A partir desta quinta feira, 20, novo periodo de defeso do caranguejo
Primeira
O primeiro período de defeso neste ano de 2011 (5 a 10/01) teve a seguinte avaliação da Sepaq:
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Mais de 550 toneladas de peixe na Semana Santa
Peixe vivo
Universidade Federal do Pará - UFPa
Centrais de Abastecimento - Ceasa
Entroncamento
Peixe popular
Universidade Federal do Pará - UFPa
Universidade Rural da Amazônia - UFRA
Entroncamento
Feira de Icoaraci
Companhia de Trânsito de Belém - Ctbel
Aldeia Amazônica
Estádio Olimpico Edgar Proença - Mangueirão
Comitiva de Santana do Araguaia expõe necessidades
Votos de sucesso para o novo secretário
Pescadores de Cametá trazem projeto da área de saúde
Associação dos Pescadores da Vigia quer melhorias
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Parauapebas veio trazer o abraço ao novo secretário
A comunidade do municipio de Parauapebas foi representada pelo presidente do Diretório Municipal do PMDB, no municipio, Valdir Faustino de Oliveira, e pelo vereador, 1º Secretário da Câmara Municipal, Odilon Rocha de Sanção, na visita ao secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Deputado Federal Asdrubal Bentes, que recebeu ilustres visitas em seu Gabinete na Sepaq, como ilustram as fotos, visita que teve o objetivo de desejar votos de boa gestão ao novo secretário. Na foto de cima, os visitantes acompanhados de Asdrubal Bentes, e do diretor administrativo-financeiro da Sepaq, Luiz Sérgio, e do novo secretário-adjunto, Henrique Sawaki.
Reunião com a Federação das Associações de Pescadores Artesanais
O Deputado Federal, Asdrubal Bentes, reuniu-se (foto) na SEPAq ( Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura), com representantes da Federação das Associações dos Pescadores Artesanais e Aquicultores do Estado do Pará. O encontro serviu para discutir a situação da pesca artesanal do Estado e contou com a presença do Presidente da Federação, Antônio Mello; da Vereadora, Irací da Silva Lopes, ambos do Município de Vigia/ Pa, além de representantes da pesca dos municipios de Pirabas, Vigia, Bragança e Viseu.
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
SEPAq divulga avaliação sobre primeira semana de defeso do caranguejo
Asdrubal recebe visitas de cordialidade
Entre tantas visitas que o secretário de Pesca e Aquicultura tem recebido, nesta terça feira, 11, vieram à Sepaq os drs. Manoel Acácio, ex-secretário de Obras no Governo de Jader Barbalho, acompanhado do também amigo Eurico. Desejaram ao deputado federal Asdrubal sucesso em sua gestão à frente da Sepaq, discorrendo sobre inúmeros assuntos do interesse do Estado.
Também estiveram com o secretário, Vicente Maciel e José Medeiros conversando sobre a atividade pesqueira no muncipio de Abaetetuba e desejando ao Secretário sucesso na sua gestão ao mesmo tempo em que pretendem formar parcerias com a Secretaria visando estruturar e organizar a colônia de pescadores do municipio do Baixo Tocantins.
As fotos ilustram as duas visitas.
Deputados visitam Asdrubal Bentes
Presidenta convoca MPA a atuar no programa de combate à pobreza
A primeira tarefa solicitada pela presidenta é a participação do Ministério da Pesca e Aquicultura nas reuniões e ações que serão definidas pelo grupo. “Temos condições de investir mais nos gargalos que impedem o desenvolvimento desse setor e podemos usar o pescado para garantir mais alimento à mesa dos brasileiros”, disse Salvatti. Além disso, lembrou ela, os pescadores artesanais integram o público alvo do futuro programa.
Segundo a ministra, a presidenta reforçou o desafio de também dar ênfase no potencial pesqueiro e aquícola brasileiro como um setor que pode contribuir para o crescimento econômico e sustentável do país. “Precisamos ampliar a produção e o consumo dessa carne, explorando responsavelmente todo este grande potencial”, destacou Ideli.
Atualmente, o país subiu a produção de 900 para 1,2 milhões de toneladas de pescado, podendo alcançar 20 vezes mais em 10 anos. O brasileiro também aumentou o consumo de 6,5 para 9kg habitante ano, mas ainda não alcança o recomendado pela OMS, que é de 12kg por pessoa.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Restauração do Palacete Pinho será nesta terça feira, 11
SEMINÁRIO - Outro convite recebido pelo Secretário partiu da Federação das Associações de Municipios do Estado do Pará para a Secretaria participar do Seminário Regional para o Desenvolvimento Integrado/Região Matropolitana, O Seminário pretende fazer um balanço das ações e programas dos governos estadual e federal nos municipios, definindo prioridades e construindo instrumentos de acompanhamento das relações entre os entes federativos. Serão realizados Seminários nas 12 Regiões de Integração do Pará.
O Seminário da região metropolitana acontecerá no dia 21/01/2011, sexta feira, das 8h30 às 18 horas no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas "José Acúrcio Cavalleiro de Macedo" da Universidade Federal do Pará, campus profissional do Guamá.
CONGRATULAÇÕES - O Secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, recebeu telegramas dos deputados estaduais Martinho Carmona e Josefina do Carmo, do PMDB, parabenizando-o pela investidura no cargo.
Eis o teor:
"Enviamos felicitações à V. Exa. por sua investida neste importante cargo, acreditando que a vossa participação na administração estadual será de grande proveito para o estado do Pará. Vamos juntos construir uma sociedade cristã. Deputado Martinho Carmona"
"Venho por meio deste parabenizar a indicação de Vossa Excelência como Secretário de Pesca e Aquicultura, desejando muito sucesso e as bênçãos de Deus em sua nova gestão. Josefina Aleluia de Aquino Carmo, Deputada Estadual (PMDB)".
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Vem aí a Semana Santa!
Os três melhores tipos de peixe:
São Pedro é o protetor dos pescadores
Pescador não é só bom de história. É aquele sujeito que conhece a natureza, entende o mar, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Antes do sol nascer, lá vai ele com seu barco pesqueiro e pára onde sabe que dá peixe - sabe direitinho onde a pescaria é boa. Quando o dia é bom, traz alimento para a família e ainda garante o sustento da casa com o que consegue vender.
Este personagem - o pescador que vive de sua própria produção - é bastante comum no nosso país. Muitos vivem em praias paradisíacas e pouco habitadas; nos feriados e nas altas temporadas, costumam ganhar bem mais do que a média anual. Porém, a subsistência destes trabalhadores pode estar ameaçada pela pesca esportiva de pessoas sem licença e sem consciência ambiental, que pescam quantidades superiores à permitida; a poluição das águas também compromete a vida dos peixes e conseqüentemente a dos pescadores.
Portanto, além de cuidar e entender a natureza, o pescador precisa que todos sua volta façam o mesmo. Afinal, ele é um dos que sentem na pele como o equilíbrio da natureza é também o equilíbrio do homem.
Tipos de pesca
Um bom pescador
SEPAq está presente em todo o território paraense
A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura tem ampla atuação em todo o território paraense. Atua nas doze regiões de integração possuindo três Estações (Santarém, Terra Alta e Curuçá) de Aquicultura, transformadas em dois Ciaq’s (Centros Integrados de Aquicultura), ambos continentais, em Santarém e Terra Alta, e um terceiro Centro (marítimo) em Curuçá. Estes Centros investem em capacitação, pesquisa e fomento do setor.
A Rede de Pesquisas Aplicadas funciona reunindo três parceiros: a própria Secretaria de Pesca na função de Gestora; a Universidade Federal do Pará, como Coordenadora do projeto; e a Sedect (Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), que é a Financiadora.
A atuação da SEPAq acontece nos 143 municípios com assistência e controle da estatística e do desembarque pesqueiro.
As dozes regiões de integração do Estado, referidas acima, são as seguintes: Metropolitana, Marajó, Araguaia, Xingu, Tocantins, Lago Tucuruí, Carajás, Guamá, Rio Caetés, Baixo Amazonas, Rio Capim e Tapajós.
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
SEPAq proíbe captura do caranguejo durante o fenômeno natural da "andada"
Instrução Normativa 001/2011, editada pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPAq), proibe, no Estado do Pará, a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização de quaisquer indivíduos vivos, carnes ou partes isoladas de caranguejo-uçá durante o fenômeno natural da “andada” (período reprodutivo) que possam acontecer nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2011. A fiscalização dos órgãos competentes realizará ações nas áreas de manguezais, nas estradas, nas feiras e nos mercados. Os espécimes vivos apreendidos no ato da fiscalização serão devolvidos ao “habitat” natural de origem.
“É um privilégio imenso que espero corresponder”, afirma Ideli Salvatti ao assumir o Ministério da Pesca e Aquicultura
“A Ministra já demonstrou uma imensa capacidade como militante, como senadora e com certeza vai ajudar para que o setor continue crescendo e desenvolvendo o potencial da pesca e da aquicultura no país”, afirmou Altemir Gregolin ao transmitir o cargo à nova Ministra.
Em tom emocionado, Ideli iniciou seu discurso agradecendo o apoio e comemorando o momento pelo qual o país passa. “Há 50 anos estávamos sonhando com reformas, hoje temos uma mulher na presidência, não uma simples mulher, mas alguém que nos anos 60 colocou sua vida em risco por esse país”, afirma a Ministra ao falar de Dilma Rousseff.
“Cada um de nós milhares e milhões de brasileiros fizemos por merecer esse momento com muito trabalho. A caravana da cidadania está cada vez mais rápida e mais lotada de brasileiros”, comemora Ideli. Ao falar sobre o trabalho que irá desenvolver, a Ministra afirmou a continuidade e anunciou as recomendações da presidenta. “A aquicultura e a pesca tem um papel social importante, a Dilma pediu que eu cuidasse dos pequenos eles tem de continuar a ser prioridade, mas sem esquecer de ampliar a produção. O setor tem condições de aumentar o consumo interno, externo e a exportação”, enfatiza Salvatti.
A Ministra aproveitou seu discurso de posse para responder às críticas a respeito de nunca ter pescado um peixe. "Eu pergunto quantos bois, quantos pés de soja foram laçados e plantados pelo ministro de Agricultura? O que fez o Brasil ser o celeiro do mundo foi o incentivo, o crédito e as políticas públicas para cada uma dessas áreas”.
Ideli encerrou agradecendo à presidenta Dilma e pedindo o apoio dos pescadores, aquicultores e de todos os envolvidos na cadeia produtiva de pescado.
Fonte: MPA imprensa.
Defeso do Caranguejo-uçá 2011
De janeiro a março de 2011 acontece o "Suatá", período em que o caranguejo-uçá anda no manguezal para acasalamento e desova. Com isso ele fica muito vulnerável à captura e à ação humana. É neste momento que devemos protegê-lo para garantir a reprodução da espécie e o aumento da produção nos anos seguintes.
Neste período ficam proíbidos a captura, o transporte, o armazenamento, o beneficiamento e a comercialização de indivíduos vivos, partes e carne de caranguejo-uçá.
Esta paralisação é fundamental para o equilíbrio sustentável da população natural do caranguejo-uçá, para proteção do manguezal e para a manutenção da renda das comunidades pesqueiras que habitam o entorno destas áreas.
Veja os períodos de paralisação:
Janeiro de 2011:
- 1º Período: De 05/01 a 10/01.
- 2º Período: De 20/01 a 25/01.
Fevereiro de 2011:
- 3º Período: De 03/02 a 08/02.
- 4º Período: De 19/02 a 24/02.
Março de 2011:
- 5º Período: De 05/03 a 10/03.
- 6º Período: De 20/03 a 25/03.
» Baixe a instrução normativa »