Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
terça-feira, 28 de junho de 2011
Sepaq faz povoamento de 50 mil alevinos
Uma das muitas ações da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) durante o governo itinerante realizado em Santarém foi a ação de povoamento de alevinos com objetivo de preservar a espécie, cuja escolhida foi a do Tambaqui. Foi feito um povoamento de 50 mil alevinos no rio Maicá, em Santarém, utilizando filhos de peixes da própria região. Esta preservação é importante porque educa os pescadores, e seus filhos (que iniciam na atividade) a criarem os peixes com a consciência de não capturá-los antes da primeira reprodução.
O Secretário Adjunto da Sepaq, Henrique Sawaki, presente no ato do povoamento, afirmou que é “preciso preservar a espécie, sobretudo adotando a opção de utilizar os filhos de peixes nativos”, aduziu.