Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
quarta-feira, 28 de março de 2012
São Félix do Xingu quer criação própria de alevinos
Cansada de "engordar" o boi dos outros, importando alevinos, a Prefeitura e empresários do municipio de São Félix do Xingu, localizado na região sul do Pará, decidiram partir para a instalação de laboratórios e toda a infraestrutura (como redes) capaz de proporcionar uma criação própria de alevinos, como passo inicial para aumentar a produção pesqueira do municipio. Com este objetivo, estiveram nesta quarta feira, 28, na Sepaq, o secretário de Turismo local, Vicente Alves (ao lado), o assessor especial do Prefeito (Antonio Paulino da Silva, PTB), Hilton Pinto, e o diretor executivo da Amat, no Carajás, Nilson Braga. Eles demoram-se em audiência com o secretário de pesca e aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, recebendo dele a garantia que, depois da semana santa, a Secretaria estará enviando técnicos para iniciar o processo de criação dos alevinos.
São Felix do Xingu é um municipio própero que se caracteriza pelo incentivo à sua cultura. Nos próximos dias 17,18 e 19 de Abril, quando nesta última data se comemora o Dia Nacional do Indio, o municipio receberá mais de 5 mil indios de 12/13 aldeias da região para incentivar a cultura indigena, numa festa de grande repercussão em todo o sul/sudeste do Estado. A par desta comemoração, a cidade festeja sua fundação no próximo dia 10 de Abril e já foi programada uma extensa atividade artistico-cultural com artistas da região e atrações nacionais, conforme revelou o Secretário Vicente Alves. Nas fotos, aspectos da visita.