Com presença inicial de mais de 150 pescadores (só os credenciados no primeiro dia, segunda feira), além de seus famliares, em especial as mulheres pescadoras para quem o dia de hoje, terça feira, é dirigido o evento, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) deu sequência à Semana do Pescador, que promove em São Caetano de Odivelas (com o apoio do Governo do Estado do Pará), para onde convergem pescadores de vários municipios da região, recebidos pelos técnicos da Sepaq, à frente Carlos Augusto Marques do Rosário, da Coordenadoria de Pesca, e pela Prefeitura Municipal de São Caetano, pilotada pelo próprio prefeito, Rubens de Oliveira Barbalho. Pela Secretaria, que designou um contingente de 21 servidores entre técnicos e suporte tecnológico, orientam a Semana ministrando cursos para os pescadores, numa promoção inédita que representa uma avanço maiúsculo no setor pesqueiro do Estado.
Neste segundo dia de atividades (terça feira), o pescador Manoel da Costa Almeida, conhecido por Valdo, e que foi capacitado pela Sepaq, é o palestrante orientando todos os pescadores, notadamente os caranguejeiros, que são em grande número na região (o Valdo é de São João da Ponta), abordando a questão da "logística de acomodação do transporte do caranguejo vivo" evitando a mortandade que sempre foi crescente. Depois deste curso, esta mortandade caiu para menos de 5% quando anteriormente passava dos 40%. Também foi feita a apresentação do Projeto Autonomia Econômica das Mulheres Pescadoras através da técnica da Secretaria, Chirle Rodrigues. A reunião dos participantes da Semana do Pescador acontece na Colônia de Pescadores Z-4 de São Caetano e o dia de hoje, terça feira, 3, reserva ainda produzir um diagnóstico através de questionários e a promoção do Momento Cultural.
A Semana do Pescador corresponde plenamente aos planos da Secretaria especialmente pelo expressivo número de pescadores presentes e suas familias, as mulhetes que estão engajadas na estrutura familiar e no fomento da pesca na região.
---------------------
Sérgio Noronha
Ascom/Sepaq