segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Feira vendeu mais de 6 toneladas de peixe ao consumidor belenense

Mais de seis toneladas de peixe e camarão foram adquiridos pelo consumidor paraense no final de semana dentro da programação da Semana do Peixe promovida, em Belém, pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará. A venda aconteceu no Centur e, diante do sucesso alcançado, o secretário Henrique Sawaki já programou uma nova Feira para o próximo sábado, dia 24, data que finaliza a Semana do Peixe, evento do Ministério da Pesca.
A programação começou no sábado, 17, no hall de exposições do Centur e teve sequência no domingo sempre entre as 8h e 14h. No dia 24 será novamente montada para encerrar as atividades da programação.

“Nós escolhemos o Centur porque nesta área da cidade não existe nenhuma feira de peixe próxima. Eu fiquei até surpreso, pois a demanda foi muito maior do que o esperado. A ideia é cada vez mais ampliar as edições da Feira do Peixe Popular, investindo na infraestrutura do evento para que ele possa ser realizado ao menos uma vez por mês em Belém. Com isso ganham não apenas a população como também a indústria da pesca do estado”, destacou o titular da Sepaq, Henrique Sawaki.

A psicóloga Arlete Figueiredo aproveitou a feira para incrementar o cardápio. “É uma iniciativa muito boa, pois oferece mais oportunidade para que a população possa consumir um alimento saudável, de qualidade e a preços acessíveis”. A advogada Ana Maria Freitas concordou. “Pelo menos é uma possibilidade da população de baixa renda ter acesso ao pescado, já que normalmente o preço do peixe é elevado”.

O servidor público Gilmar Lima acrescenta que a Feira incentiva também o paraense a valorizar um dos itens que fazem da culinária regional uma das mais apreciadas. “É importante fazer um esforço para incentivar o consumo porque somos um dos principais produtores de pescado e a própria população acaba não se beneficiando disso, por conta do preço alto”.

Esta é a 8ª edição da Semana do Peixe, que tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável. A programação conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre as entidades parceiras está a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que coordenam as ações de promoção de pescados.