Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
Elaborado plano de combate à pirataria nos rios do Pará
A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (SEPAq) promoveu nesta sexta feira, 24, no Auditório da Secretaria, uma reunião visando retomar as atividades desenvolvidas durante o I Encontro do Setor Pesqueiro Artesanal Paraense promovido pela Secretaria nos dias 19 e 20 de Junho de 2012 no Auditório do MAPA.
Sob o tema “Segurança nos Rios”, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SEGUP), apresentou o plano de ação de combate ao crime nos rios do Pará elaborado em conjunto com as entidades do setor pesqueiro e a SEPAq. O plano está em fase de identificação dos principais locais de furtos e após o mapeamento será implementada a Rede Comunitária de Segurança Pública nas Ilhas, com objetivo de articular ações institucionais com os diversos órgãos, principalmente com a comunidade ribeirinha e pescadores da região metropolitana de Belém. Outra ação de extrema importância está no patrulhamento dos rios que é realizado pelo grupamento fluvial, hoje com uma nova logística de atuação, pois envolve as lideranças da pesca artesanal que além de denunciar, via telefone (sigilo), ainda ajuda no mapeamento dos diversos furos e rios da nossa região. Participaram desta reunião a SEGUP, através do Cap. Formigosa; Departamento Fluvial, Aladim de Alfaia; Movimento dos Pescadores do Pará – MOPEPA; Carlos Amaral, Cooperativa Pesca Artesanal Paraense e Sileide Nazaré pela Cooperativa Pesca Artesanal Paraense, todos sob a coordenação do engenheiro de pesca da Sepaq, Junior Terra.