Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Professora da UFPA apresenta projetos aos técnicos da Sepaq
Aconteceu na manhã desta segunda feira, 6, no auditório da SEPAq - como parte das atividades que se referem ao Programa da cadeia produtiva do camarão amazônico - a apresentação dos projetos coordenados pela Profª Drª Oriana Trindade de Almeida da Universidade Federal do Pará/Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – NAEA, e que contou com a participação dos discentes Shaji Thomas, doutorando do PDTU/UFPA e Juliana Silva, graduanda do curso de Economia da UFPA. Na oportunidade, a referida docente discorreu sobre os estudos/projetos de mudanças climáticas no estuário do Rio Amazonas, abordando também sobre a importância do co-manejo, ou seja, a parceria entre Governo e comunidades, treinamento de lideranças locais, requisitos importantes para o desenrolar das ações de manejo comunitário da pesca. A SEPAq também apresentou na sequência a proposta do Programa do camarão amazônico, através do Técnico em Gestão de Pesca/Engenheiro de Pesca, Átilla Melo, em que pretende fomentar a cadeia produtiva do camarão amazônico em comunidades ribeirinhas. A repercussão do encontro foi considerada satisfatória se considerarmos um dos objetivos propostos pelo Programa que são de estreitar parcerias com outras Instituições, outro salto considerado qualitativo diz respeito à realização de um workshop com o objetivo de reunir lideranças locais para discussão sobre processo de regulamentação de acordos de pesca e outros assuntos pertinentes à cadeia do camarão. O Programa do camarão amazônico da SEPAq conta com a participação de 14 técnicos sob a coordenação de Raffaella Daibes. Nas fotos, aspectos da sessão.