Criada em julho de 2007 pela Lei 7.019, a Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura – SEPAq, assumiu o desafio de formular, planejar, coordenar e executar as políticas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável, integrado e participativo das atividades pesqueira e aqüícola no Estado do Pará, contribuindo para dinamizar a economia, potencializar as vantagens comparativas do Estado e os benefícios sociais decorrentes.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Novo aquário recebe mais de 5,500 mil visitantes no primeiro fim de semana
Fonte: Prefeitura Municipal de Santos (SP) por Redação
Imagem: Reprodução
Prefeitura Municipal de Santos (SP)
Um total de 3.518 pessoas aproveitaram o sábado e domingo para conhecer as novas instalações do Aquário (em Santos), inauguradas na última sexta-feira (5). Nos próximos dias, o parque receberá mais animais para o plantel e outros três tubarões.
Com novo layout no auditório, agora denominado AquaCine, no saguão e corredores internos, e cenografia renovada nos 31 tanques, as instalações receberam elogios dos visitantes. Muitos deles destacaram os espaços temáticos sobre tubarões e tartarugas, que, além de figuras com contorno iluminado por luz LED azul, ainda dispõem de um portarretratos com imagens rotativas. Filetes com lâmpadas LED foram instaladas sob os bancos e também dão movimento ao teto dos corredores.
Tubarão
Houve quem destacasse também outros recursos visuais, como peças metálicas imitando rabos de tubarão espalhados pelo parque e reproduzindo dentes do peixe, contornando o acesso ao tanque oceânico, o maior do parque. O posicionamento, nos expositores, dos displays com informações bilíngues dos exemplares, que facilita a leitura, inclusive por parte das crianças, também foi observado pelos visitantes.
Como de hábito, o espaço do leão-marinho Abaré-Inti, de sete anos e hoje com pouco mais de 300 kg, atraiu mais a atenção da garotada e dos adultos – ele chegou ao Aquário em 9 de dezembro, com cerca de 270 kg, procedente do Zoológico de São Paulo, mediante empréstimo. O leão-marinho ocupa o maior tanque em espaço lateral do parque, com 80 m² e capacidade de 366 mil litros. Há ainda um deck com 4 m² e área para cambiamento do mamífero.
Revista IPesque