segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia do Marajó aborda pesca sustentável do camarão

Nesta terça-feira (22), o Instituto Peabiru vai promover o “Dia do Marajó”, que na edição de março lança em Belém o livro “Manejo comunitário de camarão e sua relação com a conservação da floresta no estuário do rio Amazonas: sistematização de uma experiência em Gurupá-PA”. A temática expõe a capacidade das populações amazônicas encontrarem alternativas para o desenvolvimento social e econômico, tendo como base os seus conhecimentos tradicionais, que devem ser levados em conta nos planos e projetos de desenvolvimento local. O evento acontecerá a partir das 18h30, no auditório do Sesc Boulevard, em Belém.

Pesca sustentável

O livro a ser lançado no evento relata o modo como as comunidades de Gurupá pescam camarão, mantendo na natureza os crustáceos da mesma espécie que ainda não possuem o tamanho ideal para serem comercializados. O método, que já foi premiado pela Fundação Banco do Brasil, substitui práticas predatórias de pesca por técnicas mais sustentáveis. O resultado dessa experiência são benefícios ambientais, sociais e econômicos, descritos na publicação a partir de oficinas (encontros) com os moradores do município marajoara. A obra, que terá distribuição gratuita, foi uma realização da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), Instituto Gurupá e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Durante o evento a temática do livro será explicada por essas organizações.

Viva Marajó

O “Dia do Marajó” reúne todos os meses agentes ambientais, pesquisadores, representantes de instituições e cidadãos para discutir e encontrar novos caminhos para o desenvolvimento sócio-ambiental da região. O evento foi lançado em agosto de 2010 pelo Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, com a participação de 120 pessoas entre representantes de organizações, associações e sociedade civil em geral. As informações são IEB. (DOL)