quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Seminário do Caranguejo alavanca esperança do catador






Um dos principais objetivos do I Seminário do Caranguejo Uçá no Pará foi alcançado. Centenas de catadores, aqueles que trabalham nos manguezais, em todo o Brasil, ouviram propostas concretas de que, desta vez, vai sair mesmo o seguro defeso para os catadores, marisqueiros, enfim, para aqueles cuja mão de obra é a pesca do crustáceo. O Seminário promovido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, com o apoio do Governo do Estado, foi prático e objetivo ao reunir num auditório lotado, nesta quinta feira, no Hangar Centro de Convenções, uma platéia formada por catadores, estudantes, professores de todo o país, ávidos por noticias e por medidas animadoras advindas da realização, em Belém, do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia da Pesca. O Secretário Henrique Sawaki, que integrou a mesa dos trabalhos juntamente com a Deputada Federal, Elcione Barbalho (autora do Projeto de Lei que cria o defeso para os catadores do caranguejo) e com o Superintendente da Pesca no Pará, Carlos Alberto Leão, tambem representante do Ministério, traduziu uma das maiores preocupações do setor que é a luta para beneficiar os verdadeiros catadores, frisando que, para tal, esteve no municipio de Quatipuru, no Nordeste do Estado, onde existem mais de 5 mil catadores, iniciando um processo de esclarecimentos e informações como a grande demanda para atender aos 14 municipios produtores, fazendo parceria com o Ministério, reforçando os recursos que são parcos. Sawaki tambem abordou o tema de reduzir gastos para o transporte do caranguejo, aduzindo que muitas vezes o crustáceo chega a morrer pela precariedade como é transportado. Antes, a deputada Elcione Barbalho, fêz uma exposição do seu Projeto de Lei (1.186/2007), que busca fundamentalmente o seguro desemprego para os catadores no período de defeso da espécie. O Superintendente da Pesca, Carlos Alberto Leão, conceitou o valor do Congresso comparando-o à Copa do Mundo para o futebol e garantindo que por "muitos anos veremos os resultados deste Congresso em benefício da categoria de catadores". Os três foram bastante aplaudidos. Funcionou como mestre de cerimônia a técnica da Sepaq, Cristina Brelaz.


Na parte dos debates, palavra franqueada, a professora Ana Rosa, de Sergipe, lembrou que é preciso que haja uma Lei Estadual, assim como acontece com o Estado do Espírito Santo, o único do país; enquanto o catador Amaral, de Macapá, expôs os problemas de seu estado e pediu mais fiscalização para o setor.

Ao final, o Secretário Henrique Sawaki manifestou-se satisfeito com o Seminário considerando-o "prático , objetivo e abrangente", pois reuniu muitas entidades e vários segmentos da sociedade. Nas fotos, aspectos do I Seminário do Caranguejo Uçá do Pará.