segunda-feira, 28 de março de 2011

Asdrubal Bentes participa de encontro nacional sobre pesca em Manaus

Reduzir o desmatamento na Amazônia, aumentar o PIB e o IDH brasileiros por meio da produção de peixes são tidas como enfoque pelo governo brasileiro para fazer girar a roda econômica da pesca e aquicultura nacional. Para isso, uma das ações está diretamente ligada ao governo norueguês. Um encontro entre Brasil-Noruega deve dar início a um plano de desenvolvimento da Pesca e Aquicultura para região amazônica e o Brasil a partir da próxima segunda (28/3), em Manaus – AM.

Autoridades, entre elas a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, e o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes (foto), além de técnicos da Noruega estarão reunidos com o governo brasileiro para planejar a execução do acordo de cooperação feito entre os países em 2009.

Programação

28 de março (segunda-feira)

- Gestão Governamental e Estrutura de funcionamento da Pesca (Noruega e Brasil)

29 de março (terça-feira)

- Intercâmbio, formação e treinamento de Recursos Humanos; interação entre institutos de pesquisa;

- Linha Temática 3 – Pesca e Aquicultura no Bioma Amazônia

30 de março (quarta-feira)

- Descrição da operacionalização e conclusão da proposta de programa bilateral de cooperação

31 de março (quinta-feira)

Visita de Campo

6h – Travessia do rio negro

8h – Piscicultura familiar em igarapés (tambaqui e matrinxã)– Iranduba – km 25

10h – Piscicultura comunitária em tanques redes (Tambaqui curumim) – km 55

12h – Piscicultura em barragens e viveiros (Pirarucu)- Manacapuru- km 75

14h – Visita a piscicultura em viveiros e barragens no rio Amazonas – Manacapuru

16h – Visita à indústria de pescado – Frigopesca e Friolins – Manacapuru

17h – Retorno a Manaus

01 de abril (sexta-feira)

Local: Auditório da SUFRAMA - Superintendência da Zona Franca de Manaus –(Av. Ministro Mário Andreazza, 1.424 - Distrito Industrial)

9h30 - Solenidade de Encerramento - com apresentação do Programa de Cooperação Técnica resultante do encontro Brasil-Noruega

Semana Santa com peixe garantido

Em rápida audiência com o governador Simão Jatene, o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, entregou a minuta do decreto que proíbe a exportação do peixe paraense no período entre 02 e 22 de abril. O objetivo é fazer com que o pescado seja garantido ao povo do Pará no período da Semana Santa. O governador achou oportuna a minuta, que foi encaminhada para a assessoria jurídica do governo para análise, aprovação e posteriormente publicação no Diário Oficial do Estado.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Encerra amanhã o último período de defeso do caranguejo

O último período de defeso do caranguejo-uçá do ano será encerrado amanhã (25). As datas foram estipuladas com base nas maiores amplitudes das marés e das ocorrências das luas nova e cheia. O defeso do caranguejo-uçá garante o fenômeno natural da “andada”, período reprodutivo de quando os caranguejos saem das tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e a liberação dos ovos. “É essencial para a preservação da espécie e para que a fonte de renda dos catadores de caranguejo não sofra qualquer alteração”, ressaltou o secretário da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Asdrubal Bentes.

No inicio de março, a Sepaq publicou no Diário Oficial do Estado nova Instrução Normativa que estabelece regras para a comercialização do caranguejo-uçá durante o período de defeso da espécie. Essa instrução valerá também para os anos seguintes. As mudanças incidem sobre toda a cadeia produtiva, desde a captura até a comercialização do crustáceo.

De acordo com a medida complementar a comercialização, no período do defeso, do produto armazenado só poderá acontecer mediante autorização do órgão de inspeção competente, ao qual caberá também a emissão de documentação sanitária e acompanhamento da atividade. O comerciante deverá apresentar, ainda, declaração prévia de estoque. A Sepaq ressaltou, no entanto, que essa declaração não permite o transporte da espécie nas rodovias ou estradas durante o defeso.

A Secretaria também considerou a necessidade de haver mais instituições aptas a conceder a "Declaração de Estoque" e a "Autorização de Transporte" da espécie. Assim, a partir da complementação, além do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as prefeituras municipais também podem emitir esses documentos.

Governador lança em Paragominas programa Municipios Verdes

Um novo modelo de sustentabilidade para o Estado foi apresentado pelo governador Simão Jatene na tarde desta quarta-feira (23), em Paragominas, município do nordeste paraense. O "Programa Estadual Municípios Verdes", que vai mudar a lógica do desenvolvimento na região a partir da ideia ambiciosa de expandir a economia paraense com desmatamento zero, foi lançado em meio a uma solenidade realizada no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas, na presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de produtores da região, estudantes e representantes de sindicatos.
A data e o município foram escolhidos por serem emblemáticos do novo modelo que está sendo proposto. No dia 23 de março de 2010, há exatamente um ano, Paragominas, que já foi um dos locais mais degradados do Brasil, deixava a lista, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), dos municípios com mais alto grau de desmatamento no País. A mudança radical só foi possível com a aliança entre a administração municipal, empresários, trabalhadores e comunidade. É exatamente este pacto que o governo do Pará espera ver disseminado por todos os municípios do Estado.
Durante a solenidade, o governador assinou decretos que complementam e oficializam o funcionamento do programa em todo o Estado. Representantes do Ministério Público Federal no Pará, Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de Paragominas assinaram um Termo de Compromisso que visa desembargar as propriedades rurais de Paragominas. Foi anunciado, também, um projeto de lei que institui o Código Municipal Ambiental de Paragominas, além de um decreto municipal que criará um observatório ambiental no município.
"Quando cheguei em Paragominas tive a sensação de estar vivendo no Pará dos meus sonhos, onde as pessoas são capazes de assumir e saber respeitar suas diferenças com um único objetivo, que é o de melhorar o nosso país. Temos aqui pessoas de partidos diferentes, esferas diferentes e que estão juntas para lutar por um Pará e por um Brasil sustentáveis", ressaltou o governador, para as pessoas que lotaram o auditório.
Desafio - Jatene falou ainda sobre a importância do desafio de promover o desenvolvimento sustentável que, segundo ele, é uma tarefa de todos: poder público, empresariado e sociedade. "Juntar as palavras desenvolvimento e sustentável é fácil. É só colocar uma ao lado da outra. O problema é colocar os dois conceitos em prática. Esse é o desafio desse século, e quem não mudar seus atos vai ser atropelado. Foi com esse propósito que lançamos o programa", acrescentou.
O governador fez questão de frisar que todos os municípios que aderirem ao programa serão beneficiados pelo governo, com incentivos como o ICMS Ecológico e outras vantagens que muitos produtores já conhecem. "Por isso, também elaboramos um projeto de lei que vai reduzir as taxas de licença ambiental aos municípios que farão parte desse pacto", informou Jatene.
Para ele, o Programa Municípios Verdes não resolverá, sozinho, toda a questão do desmatamento na Amazônia. "Mas é uma alternativa a ser experimentada. Paragominas já testou e conseguiu provar que esse caminho pode dar certo", afirmou.
Reviravolta - O procurador do MPF, Daniel Azeredo, que acompanhou o lançamento do programa, falou sobre o exemplo que o município de Paragominas pode dar ao restante do Estado. "Sou entusiasta do trabalho que foi desenvolvido na cidade. Acompanhei de perto o drama vivido pelos produtores, pelo prefeito e vi como eles conseguiram dar a volta por cima, com a adoção de políticas sustentáveis. Tenho certeza que com essa iniciativa do governo do Estado outros municípios irão se espelhar nesse exemplo, e o Pará conseguirá dar um importante salto na luta contra o desmatamento", declarou.
O diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento na Amazônia, Mauro Pires, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi enfático ao declarar que o modelo implantado em Paragominas, e que agora será expandido para todo o Estado, pode tornar-se um modelo nacional de combate à degradação ambiental.
Segundo ele, quando o município de Paragominas entrou na lista dos que mais desmatavam no Brasil, o índice de desflorestmento no município era de 300 km² por ano. Hoje, essa taxa é de 38 km² por ano. "Paragominas soube transformar o problema em uma solução. Essa prática precisa ser difundida para o resto do País, e isso está começando agora, com essa iniciativa inédita do governo paraense", concluiu Mauro Pires.
Carlos Guedes, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, afirmou que o governo federal vai regularizar 100% das propriedades de Paragominas, com o apoio do Programa Terra Le
Após o lançamento do programa, o governador e o vice, Helenilson Pontes, acompanhados do senador Flexa Ribeiro e do prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, foram ao Parque Ambiental de Paragominas, onde plantaram mudas de ipês amarelos, para marcar o Dia do Município Verde, que a partir de agora será comemorado no dia 23 de Março.
Bruna Campos - Secom

quarta-feira, 23 de março de 2011

Programa Municipios Verdes é lançado hoje em Paragominas

Produzir riqueza e gerar emprego sem destruir o verde. É o desafio a que se propõe o Governo do Pará ao lançar, nesta quarta-feira (23) em Paragominas, o "Programa Estadual Municíp ios Verdes". O município foi escolhido para sediar o evento por ter sido o primeiro e o único do país a sair da lista, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), dos que mais desmatam na Amazônia.
A data também não foi decidida casualmente. "Amanhã faz três anos que iniciamos um processo de mudança e um ano que saímos da lista dos municípios que mais desmatam no país. Vamos comemorar esse dia com o programa elaborado pelo governo do Estado e que terá Paragominas como exemplo. Não poderíamos estar mais felizes", afirmou o prefeito Adnan Demachki.
O programa que será lançado pelo governador Simão Jatene baseia-se nos mesmos moldes do projeto já existente em Paragominas. Na ocasião, ele também apresentará um guia dos municípios verdes, elaborado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e pela Prefeitura de Paragominas. "O guia terá orientações e práticas de como juntos podemos fazer um Pará sustentável", ressaltou o prefeito.
Além da oficialização do decreto, está incluída na programação desta quarta-feira a assinatura de mais de 10 atos, entre eles o que estabelece um novo código ambiental municipal, a criação de um observatório ambiental e um convênio de inscrição do programa pecuária verde. Será assinado, também, um Termo de Cooperação para regularização fundiária com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e o programa Terra Legal, do governo federal.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Federação dos Municípios do Estado do Pará (Famep) divulgarão os benefícios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico para as administrações que aderirem ao programa "Municípios Verdes". Até agora, 70 municípios já aderiram e a expectativa é de que após a criação do decreto esse número aumente ainda mais.
A solenidade terá a presença, confirmada, de autoridades e do empresariado paraense, entre eles o senador Flexa Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Manoel Pioneiro; o presidente da Famep e prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho; deputados federais, estaduais, e representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário; o presidente do Ibama, além de dezenas de sindicatos rurais.
Programação:

9h - Chegada do governador no aeroporto de Paragominas

9h30 - Lançamento do Programa Municípios Verdes no Sindicato dos Produtores Rurais, - Rodovia PA 125, s\n, centro.

12h - Plantio de muda arbórea no Parque Ambiental de Paragominas pelo governador Simão Jatene

12h30 – Almoço

NB – Participa da caravana governamental, o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes. O senador Flexa Ribeiro também participa da comitiva. Na foto, as duas autoridades.

terça-feira, 22 de março de 2011

Sepaq discute possíveis parcerias com Sebrae, Senar e Faepa

Na tarde desta terça-feira (22), o secretário da Sepaq, Asdrubal Bentes, se reuniu com o superintendente do Sebrae Pará, Vilson Schuber, o superintendente do Senar Pará, Walter Cardoso e o presidente da Faepa, Carlos Xavier. Eles discutiram a possibilidade de se estabelecer parcerias entre os órgãos em prol da atividade pesqueira no Estado. A reunião foi no gabinete do secretário, na sede da Sepaq e contou, também, com a presença do diretor de Aquicultura da Secretaria, Alfonso Rio.

Convênios vão beneficiar cinco municipios



Uma reunião no auditório da Sepaq, nesta terça feira, com o Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, detalhou uma série de convênios que visam a beneficiar cinco municipios - Curuçá, São Caetano de Odivelas, Salinas, Augusto Correa e Maracanã, que trouxeram grupos de técnicos para expor ao Secretário os respecrtivos projetos. As associações mostraram as ações que desenvolvem nos municipios, em parceria e com o importante apoio do Sebrae, apresentando o nivelamento das ações dos cinco municipios referidos. Entre as parcerias em execução destacam-se os projetos Sepaq/Sebrae, convênio 103/MPA; um projeto em elaboração com a Fundação Banco do Brasil e projetos de apoio Sebrae/Sepaq para a promoção e comercialização do Festival de Divulgação da Ostra, quando serão apresentados detalhes de como proceder na comercialização do produto e o aproveitamento de seu potencial. O Encontro teve abertura com a palavra do secretário Asdrubal Bentes que se demorou na reunião ouvindo as exposições dos representantes dos municipios. Nas fotos, aspectos da reunião no auditório da Sepaq.

Pacajás vai implantar projeto de criação de peixes

Uma proveitosa visita de representantes de Pacajás resultou na elaboração de um elenco de providências para movimentar o setor pesqueiro do municipio, com a criação de peixes e a elaboração de projetos que permitam o atendimento de outras necesidades. Estiveram em visita ao secretário estadual de pesca a e aquicultura, Asdrubal Bentes, os empresários Roney Viana Pinho, Robson Pinho e Francisco Pinho, além do estudante Wadson Pinho, todos comandados pelo presidente da Colônia de Pescadores Z 100, Cleomir do Nascimento, que conta com mais de 600 integrantes. A técnica da Sepaq, Jossandra Pinheiro, da Coordenadoria de Pesca, está elaborando um projeto que permitirá a criação de peixes ao mesmo tempo em que será designado um técnico para fazer um estudo de campo e atender às 150 familias de pescadores. Jossandra garantiu relacionar as prioridades e atendê-las por etapas. Na foto, os visitantes com o Secretário Asdrubal Bentes.

São Sebastião da Boa Vista terá visita técnica

A visita que fizeram os vereadores Doriedson da Silva, presidente da Câmara Municipal de São Sebastião da Boa Vista, e Reinaldo Silva, representou determinações do secretário de Pesca e Aquicultura do Pará ao setor técnico da Secretaria para organizar visitas ao municipio com a presença de um técnico da Sepaq, a fim de prestar informações e implantar projetos, visando incrementar a atividade pesqueira no municipio. O assunto foi encaminhado à servidora Jossandra Pinheiro, da Coordenadoria de Pesca, que adotará as providências cabíveis. Na foto, os dois vereadores com o Secretário.

Feira do Bacurau será concluida

O presidente da Associação dos Pescadores da PROELI (São João de Pirabas), Antonio da Fonseca Maia, e sua secretária, Suzelene Maia, além do empresário de Capanema, Wilson Araujo Pereira, estiveram, nesta terça feira com o Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, a fim de obter respostas aos pleitos expostos no mês pasado junto à Sepaq. O Secretário determinou que fosse feita uma fiscalização na Feira do Bacurau, em São João de Pirabas, porque os visitantes informaram que "por enquanto, a Feira está só com as colunas, sem cobertura", garantiu o presidente da Associação. Asdrubal vai mandar fazer uma medição para adotar, em seguida, as demais providências a fim de que a obra seja concluida. Os dirigentes da Associaçao ficaram satisfeitos com as respostas do Secretário.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Prefeitos e vice-presidente da Assembléia Legislativa visitam a Sepaq

Autoridades em reunião na Sepaq

Secretário Asdrubal Bentes e deputado Júnior Ferrari


Na tarde desta segunda-feira (21), o secretário Asdrubal Bentes recebeu a visita dos prefeitos Liberalino Neto (Vitória do Xingu), Fátima Rocha (Brasil Novo) e do vice-presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Júnior Ferrari, além de Isaac Costa e comitiva. As fotos acima registram o agradável encontro.

Dia do Marajó aborda pesca sustentável do camarão

Nesta terça-feira (22), o Instituto Peabiru vai promover o “Dia do Marajó”, que na edição de março lança em Belém o livro “Manejo comunitário de camarão e sua relação com a conservação da floresta no estuário do rio Amazonas: sistematização de uma experiência em Gurupá-PA”. A temática expõe a capacidade das populações amazônicas encontrarem alternativas para o desenvolvimento social e econômico, tendo como base os seus conhecimentos tradicionais, que devem ser levados em conta nos planos e projetos de desenvolvimento local. O evento acontecerá a partir das 18h30, no auditório do Sesc Boulevard, em Belém.

Pesca sustentável

O livro a ser lançado no evento relata o modo como as comunidades de Gurupá pescam camarão, mantendo na natureza os crustáceos da mesma espécie que ainda não possuem o tamanho ideal para serem comercializados. O método, que já foi premiado pela Fundação Banco do Brasil, substitui práticas predatórias de pesca por técnicas mais sustentáveis. O resultado dessa experiência são benefícios ambientais, sociais e econômicos, descritos na publicação a partir de oficinas (encontros) com os moradores do município marajoara. A obra, que terá distribuição gratuita, foi uma realização da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), Instituto Gurupá e Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Durante o evento a temática do livro será explicada por essas organizações.

Viva Marajó

O “Dia do Marajó” reúne todos os meses agentes ambientais, pesquisadores, representantes de instituições e cidadãos para discutir e encontrar novos caminhos para o desenvolvimento sócio-ambiental da região. O evento foi lançado em agosto de 2010 pelo Programa Viva Marajó, coordenado pelo Instituto Peabiru e o Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, com a participação de 120 pessoas entre representantes de organizações, associações e sociedade civil em geral. As informações são IEB. (DOL)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Peixe popular para mais de 600 mil consumidores


Um número em torno de 600 mil pessoas devem ser beneficiadas pelas feiras do peixe vivo e do peixe popular, que ocorrerá na capital paraense e em 37 municípios nos dias 20 e 21 de abril, véspera da sexta-feira santa (comemorada no dia 22 de abril), resultado de estimativa indicando que mais de 150 mil pessoas vão procurar as feiras para adquirir o pescado. Este número de compradores proporcionará o consumo do peixe por uma faixa superior a 600 mil consumidores, posto que cada comprador adquire, em média, 3 quilos de peixe, levando para casa, onde estatisticamente sabe-se que existem 4 moradores/residência. Ao todo, serão cerca de 550 toneladas de peixe comercializados. Em Belém, serão 15 pontos de venda.
Confira esses pontos:

Feiras do peixe vivo e popular:

1- UFPA - 2° Portão
2- Centur Avenida Gentil Bittencourt       
3- Entroncamento/ARPP - Parque de exposição

Feiras do peixe popular:

4- Aldeia Amazônia - Avenida Pedro Miranda       
5- CTBEL - Avenida Bernardo Sayão, 2072 – condor
6- UFRA - Portão principal            
7- Mangueirão – Estacionamento
8- Pratinha - Em frente ao Ciaba  
9- Conjunto Cordeiro de Farias - Praça Zoé Gueiros        
10- Outeiro - Franklin de Meneses, esquina da Nossa Senhora da Conceição         
11- Icoaraci - Feira da 8 de maio - em frente a igreja N. S. de Fátima           
12- Tenoné - Rua 5° Linha - Balneário São Pedro (clube)    
13- Fundação Curro Velho Djalma Dutra, Próx. Vila da Barca           
14- Entreposto de Outeiro - Rua das Begonhas, s/n bairro da Brasília - Distrito de Outeiro 

Feira do peixe vivo:

15- Ceasa – Estrada da Ceasa

Instituto ouve comunidade sobre plano de manejo da APA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o DER-DF e a empresa Geo Lógica, deu início nesta quinta-feira (17) a série de quatro reuniões sobre o plano de manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) do Planalto Central, que fica em sua maior parte em Brasília. Os eventos são abertos a toda a população.

Câmara de Compensação Ambiental vai agilizar liberação de recursos

A Câmara Federal de Compensação Ambiental (CFCA) discutiu na quarta (16) o texto final de seu regimento interno, durante a segunda reunião ordinária, realizada no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. As alterações propostas, que buscam dar mais agilidade à liberação dos recursos para as unidades de conservação (UCs), serão referendadas em 15 de junho, no próximo encontro da CFCA. Em seguida, o texto será publicado no Diário Oficial.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Regional do Xingu deverá ganhar novo coordenador


 Em visita à Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, nesta quinta feira, 17, o prefeito do municipio de Vitória do Xingu, Liberalino Ribeiro de Almeida Neto, acompanhado do assessor de imprensa da Prefeitura, Rafael Soares, e Isaac da Pesca, cotado para ser o novo coordenador da Secretaria na região do Xingu, foram recebidos pelo diretor administrativo-financeiro da Secretaria, Luiz Sérgio Borges. Na conversa, já foram esboçados os primeiros passos para desenvolver a atividade pesqueira na região incrementando a criação do peixe e sua comercialização. Na segunda feira, 21, os representantes do municipio terão uma audiência com o Secretário Asdrubal Bentes, que passou esta semana em Brasilia, reunindo com o Ministério da Pesca em busca de recursos para o setor pesqueiro no Pará. Na foto, os visitantes com Luiz Sérgio.

terça-feira, 15 de março de 2011

Sepaq acelera providências visando a Semana Santa

Autoridades ligadas ao setor pesqueiro se movimentam para garantir o peixe popular e o peixe vivo na semana santa para a população paraense. Várias reuniões estão sendo promovidas pela Sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura) que desde o mês de Janeiro vem adotando normas para o sucesso do empreendimento.
Conheça as localidades de Belém e do interior onde serão montados os pontos para a comercialização do peixe popular e do peixe vivo (na foto, o secretário adjunto da Sepaq, Henrique Sawaki, presta entrevista à reporter Rosa Borges, da Agência Pará):

Pontos de venda em Belém:


Aldeia Amazônia - Pedreira

CTBEL - Bernardo Saião

UFPA - Perimetral - 2º portão

UFRA - Perimetral - portão principal

Mangueirão - Estacionamento

Pratinha 1 - Em frente à CIABA

Cordeiro de Farias - Praça Zoé Gueiros

Outeiro - Entrada da Praia Grande

Icoaraci - Praça da Igreja Nossa Senhora de Fátima

Tenoné - Rua da 5ª linha, Balneário São Pedro
Ceasa - Entrada

Fundação Tancredo Neves - Centur - estacionamento

Entroncamento/ARPP - Parque de Exposições

Fundação Curro Velho - Associação Atlética Baile da Saudade (Telégrafo)

Entreposto pesqueiro de Outeiro - Mopepa


Pontos de venda no interior


01 Abaetetuba

02 Acará

03 Afuá

04 Altamira

05 Ananindeua

06 Augusto Corrêa

07 Baião

08 Benevides

09 Bragança

10 Breu Branco

11 Cachoeira do Arari

12 Cametá

13 Capanema

14 Castanhal

15 Colares

16 Conceição do Araguaia

17 Curralinho

18 Igarapé Miri

19 Jacundá

20 Limoeiro do Ajuru

21 Marapanim

22 Marituba

23 Moju

24 Monte Alegre

25 Óbidos

26 Oeiras do Pará

27 Paragominas

28 Portel

29 Salinópolis

30 Santa Barbára

31 Santa Luzia do Pará

32 Santarém

33 São Caetano de Odivelas

34 São Domingos do Capim

35 São João de Pirabas

36 Soure

37 Tucuruí

OBS - A Sepaq ainda mantém contatos, fechando entendimentos, para estender a instalação das feiras do peixe popular e do peixe vivo a outros municipios, estimando chegar ao número de 53 localidades.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Salinas terá incentivada a criação de peixes

Conhecida como grande produtora de peixe, banhada pelo Atlântico, a cidade de Salinópolis terá incentivada a criação e comercialização do pescado, além do incremento da atividade pesqueira, de acordo com o resultado da reunião mantida nesta segunda feira, 14, entre o Secretário de Pesca e Aquicultura do Estado, Asdrubal Bentes, e dirigentes do setor em Salinas. Estiveram no gabinete do Secretário, os professores Gabriel Ferreira, que também atua em Salvaterra, e o professor Daniel Ferreira que, além, de domiciliado em Salinas, leciona em Santa Crtuz do Arari; vereador Antonio Plácido Sobrinho, de Salinas; Antonio Alexandre Plácido, estudante de fisioterapia; e Pedro Paulo dos Santos, assessor. Demoraram-se em proveitosa conversa com o Secretário, conforme mostram as fotos acima.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Goianésia e Jacundá querem a pesca de volta

Autoridades dos municipios de Goianésia e Jacundá estiveram nesta quinta feira, 10, no Gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, para tratar da atividade pesqueira naqueles municipios, reunindo esforços para ter de volta tão produtivo segmento da economia, como é o pescado. Abordaram com o Secretário o problema de equipamentos, alguns deles já prometidos, procurando encontrar meios para liberá-los a fim de que a criação da pesca possa ser exercida nos municipios, cuja colônia reune aproximadamente 700 pescadores (Goianésia). Estiveram no gabinete do Secretário, Wheviton Ramon Gomes, Francisco David Rocha, o vereador Pastor David, e Evanildo da Silva, o Chiclete, todos três do municipio de Goianésia; além dos representantes de Jacundá, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Gustavo Rezende (secretário) e Cledemiltin da Silva (adjunto). Nas fotos, aspectos da visita.

São João do Araguaia veio à Sepaq

Em cordial visita ao secretário de pesca e aquicultura do Estado do Pará, Asdrubal Bentes, mas, tambem, para iniciar demarches visando incrementar a atividade pesqueira no municipio, estiveram na Sepaq a atual prefeita de São João, Marlene Correa Martins, o ex-prefeito Mário Cesar Martins e seu filho, Tiago Correa Martins, onde se demoraram em conversa com o Secretário Asdrubal, como ilustra a foto. Foi na quinta feira, 10.

Peixe garantido na Semana Santa

Passado o carnaval, o paraense, agora, se prepara visando a Semana Santa, mais precisamente nos dias 21 e 22 de Abril, quinta e sexta feira santa. Por isso, desde o mês de Fevereiro, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará vem adotando uma série de medidas para que a população paraense tenha um peixe fresco, abundante e a baixo custo, preço que deverá variar em torno da metade do valor real (e atual) do quilo do pescado. A Sepaq, através de seus órgãos técnicos, gerenciados pels secretário Asdrubal Bentes e pelo Adjunto, Henrique Sawaki, tem promovido diversas reuniões, inclusive com a própria Secretaria de Comunicação do Estado, e com diversos órgãos e prefeituras dos municipios que deverão oferecer o pescado para seus moradores. Uma estimativa de 53 municipios deverão implantar as feiras do peixe popular e do peixe vivo durante a Semana Santa, número que poderá aumentar de acordo com os entendimentos que são mantidos diariamente entre a Sepaq e as Prefeituras. A divulgação da campanha tem sido grande através dos órgãos de comunicação, como a TV Cultura do Pará, que na foto entrevista o secretário Asdrubal Bentes, com os repórteres Jonhatas Rodrigues e Nelson Baptista.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Novo superintendente da pesca no Pará

Informação pinçada da coluna Reporter Diário do jornal Diário do Pará, edição desta sexta feira, 4, informa o nome do novo superintendente da pesca no Pará. Eis a nota:
"Homem de confiança do ex-deputado federal, Paulo Rocha, Albertinho Leão será o novo superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura no Pará. O martelo foi batido ontem em Brasilia. A anuência da presidenta Dilma Russef afasta o antigo grupo político que comandava as verbas federais da pesca no Pará, investigado por fraude no progama do seguro-defeso".

Itupiranga quer reativar a atividade pesqueira


Há anos que a atividade pesqueira não é movimentada no municipio de Itupiranga, por isso,uma comissão daquela região esteve no gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, tratando de conseguir meios para reativar a criação do pescado. Asdrubal garantiu todo apoio que a Sepaq sempre disponibilizou aos municipios paraenses, como orientação, cursos de aperfeiçoamento, treeinamento e a construção de mercado para a comercialização do produto. Estiveram com o Secretário, os srs.  João Cardoso, integrante da comissão da criação do município do sul do Pará; os vereadores por Itupiranga, Samuel Nunes e Isaias da Lojinha, e Miguel Costa, presidente da Federação de criação dos municipios. As fotos documentam a visita.

Reunião discute divulgação das ações da Semana Santa



Nesta sexta-feira (4), o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, o adjunto, Henrique Sawaki, e a equipe organizadora das feiras do peixe vivo e do peixe popular , reuniram  no prédio da  Sepaq discutindo ações que serão implementadas durante a Semana Santa. A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o diretor de publicidade, Mauro Lima,e  da agência (Gamma) responsável pela publicidade. Na ocasião, foram discutidas algumas questões referentes à divulgação das feiras este ano. A estimativa é que 53 municípios participem das ações, sendo colocadas à venda para a população parasense, a preços equivalentes à metade do valor real, aproximadamente 550 toneladas de peixe. Nas fotos, aspectos da reunião.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Começa no sábado novo período de defeso do caranguejo-uçá

De acordo com instrução normativa da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq), começa neste sábado (5) o primeiro período do defeso do caranguejo-uçá do mês de março. Até o dia 10 ficam proibidos captura, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenagem e comercialização do crustáceo. O segundo período de defeso no mês de março (e último do ano) será de 20 a 25 de março.

As datas foram estipuladas com base nas maiores amplitudes das marés e das ocorrências das luas nova e cheia. Para vender caranguejo durante os períodos de defeso é preciso obter uma declaração de estoque e autorização de comercialização junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O defeso do caranguejo-uçá garante o fenômeno natural da “andada”, período reprodutivo de quando os caranguejos saem das tocas e andam pelo manguezal para o acasalamento e a liberação dos ovos. “É essencial para a preservação da espécie e para que a fonte de renda dos catadores de caranguejo não sofra qualquer alteração”, ressaltou o secretário da Sepaq, Asdrubal Bentes.

Irituia pede apoio para a pesca no municipio

O vereador Flávio Ferreira, da Câmara Municipal de Irituia, esteve no gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, para tratar da atividade pesqueira no seu municipio, afirmando que ela está precisando de muitas ações, entre as quais a pare logística, tendo recebido do Secretário a garantia de que serão estabelecidos programas como cursos e palestras no municipio, dando a orientação necessária, e também providenciar a construção de um mercado para a venda do produto. O vereador ficou de adicionar estas novas medidas, junto à Prefeitura local, para que a Sepaq possa atendê-los. Asdrubal prometeu ajudar a Associação na criação de peixe, convocando a entidade para uma reuinião na Secretaria.
Na foto, Asdrubal com o vereador.

São João de Pirabas faz dramático apelo


A Associação dos Moradores da Proérvia e Meio Ambiente e Ecológico, de São João de Pirabas, através de seu presidente, Antonio Maia, acompanhado da vice, Suzilene Maia, vieram ao Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, para manifestar uma grave preocupação sobre problemas que vem ocorrendo no municipio. Simplesmente, a Associação está impedida de receber recursos ou estabalecer convênios para o setor porque outras entidades, como a Colônia, estão inadimplentes, e o agente financiador exige a regularização coletiva. O Secretário Asdrubal Bentes prometeu solicitar uma audiência com este agente (Basa) para tentar resolver a questão, pois não admite que "por causa de um, todos sejam prejudicados", enfatizou. O Secretário da Associação, Jocivaldo Martins de Almeida, relatou o estado precário da pesca no municipio. "Nós vamos brigar juntos. Um erra e todo pagam... Isto é um absurdo!, disse o Secretário Asdrubal.
No dia seguinte, tambem estiveram na Sepaq o prefeito do municipio, Claudio Barroso, e a secretária de Planejamento, Natânia Batista, solictandso também melhorias para o incremento da pesca em São João de Pirabas.
As fotos, documentam as duas visitas.

Belém sediará Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca


Uma comissão da Federação e da Associação dos Engenheiros de Pesca do Brasil e do Pará veio à Sepaq, Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, para convidar o secretário, Asdrubal Bentes, a participar do XVI Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca que será promovido em Belém no período de 27 de Novembro a 1º de Dezembro. Os visitantes aproveitaram para tratar de diversos assuntos do Congresso, especialmente a parte logística solicitando local e providências afins, porque, afinal, o evento vai reunir em Belém as maiores autoridades da pesca do Brasil, como a própria Ministra, Ideli Salvati. Participaram do encontro com Asdrubal, Rosália Cutrim, pela UFRA; Dionisio Sampaio, pela UFPa; Inácio Moreira, tambem pela UFRA; Elizeu Brito, pela FAEP-BR, além da técnica da Sepaq, integrante da Coordenadorisa de Pesca, Jossandra Pinheiro.

Pedido mais rigor na saida de peixe do Lago de Tucuruí

Uma importante reunião para o setor pesqueiro do Estado do Pará aconteceu no Gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, junto com Eduardo Monteiro, do Programa Pesca Pará; Mariana Bogéa, Heldeci de Souza e Neusilene de Soua, todos da Associação; além do cordenador da Sepaq, Lahire Figueiredo, abordando diversas atividades, sobretudo o pedido feito pela comissão para ser usado de todo o rigor possivel para controlar a saida do peixe do Lago de Tucuruí.. Uma sugestão do técnico da Secretaria, Lahire Figuiredo, foi prontamente aceita para que se delimitasse área, evitando a pescaria indiscriminada, a venda avulsa e até a troca do peixe por mercadorias, como acontece atualmente. Urge uma providência, porque a continuar assim, o peixe vai se acabar, clamaram os visitantes.

No encontro, o secretário de pesca, Asdrubal Bentes, foi convidado a participar no último final de semana do mês de Maio do XII Torneio de Pesca Esportiva em Tucuruí. Todo este tema será levado pelo Secretário ao governador do Estado, Simão Jatene.