quinta-feira, 11 de abril de 2013

Pará ganhará estatística pesqueira completa até 2016

Após longos anos de dados defasados, o setor de pesca e aquicultura do Pará terá números consistentes. Isso porque o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará uma estatística pesqueira completa do Estado do Pará. Após aprovação do Governo Federal, membros do IBGE já estão em constantes reuniões com os membros da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) para levantamentos de dados do órgão. A primeira reunião foi realizada essa semana entre o gerente de pecuária do IBGE, Otávio Oliveira, com os diretores da Sepaq Alan Pragana e Anibal Bentes.

A estatística pesqueira era uma solicitação constante da Sepaq, que coincidiu com o pedido oficial da estatística pelo ministro de Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella. “Neste primeiro momento nos reunimos para discutir a nova metodologia de levantamento de informações da produção aquícola no Estado. Ficou definido que será feito um levantamento de informações nos órgãos competentes e a partir do ano que vem serão iniciadas as coletas de dados”, destacou o diretor de Logística e Estatística da Sepaq, Alan Pragana.

O IBGE seguirá o seguinte cronograma: Este ano, será feito um levantamento dentro dos órgãos competentes no Estado. Ano que vem, o IBGE colocará o setor de aquicultura na Pesquisa de Pecuária Municipal (PPM) do Pará. Em 2015, será realizado um censo aquícola no Estado e, finalmente, em 2016 será realizada a estatística pesqueira completa do Estado do Pará.

Para fazer uma estatística pesqueira completa no Estado, o período de levantamento de dados é realmente grande, devido às complexidades do setor. “Demora porque precisam ser coletadas muitas informações do setor antes de fazer a pesquisa propriamente dita. Um exemplo é o peixe de Bragança, que vai pra Belém, assim como existem embarcações que saem de uma cidade do Pará e param às vezes em quatro municípios. É preciso ter um mapeamento da rota dessas embarcações para que os mesmos peixes não sejam contabilizados várias vezes”, destacou Alan Pragana.

Não é novidade que as estatísticas sobre a pesca no Pará são defasadas. A última estatística pesqueira completa do Pará foi realizada em 2007 pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no qual o Estado era apontado como líder na produção de pescado do país. Pelos dados atuais, o Pará é o segundo maior produtor de peixe do Brasil. Quando, na verdade, o Estado deveria continuar em primeiro lugar. É o que garante o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura do Pará, Luiz Sérgio Borges. “Uma grande quantidade do pescado paraense vai para outros Estados da Federação e acabam sendo contabilizados lá”, explicou.

Os benefícios desta pesquisa para o setor pesqueiro do Pará são incontáveis. “O IBGE é o órgão responsável por todas as pesquisas a nível de Governo Federal. Tal parceria é motivo de orgulho para a Sepaq, que se utilizará de dados criados pela maior e mais qualificada mão de obra do Brasil no setor de estatística, além de ser o órgão com a tecnologia mais avançada para coleta de dados. Antes, o Ministério da Pesca terceirizava o serviço e, por conta disso, acabava não tendo resultados precisos”, explicou Alan Pragana.