terça-feira, 9 de abril de 2013

Peixe salgado será tema constante do Coepaq

Foto: G1
Será oficializado um grupo temático, dentro do Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Coepaq), para a discussão sobre a padronização higiênico-sanitária da produção de pescado salgado no Estado do Pará. A ideia surgiu em reunião realizada ainda em 2012 com os seguintes parceiros: Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Universidade Federal do Pará (UFPA), Associação dos Trabalhadores do Peixe Salgado (Atepsal), Ministério Público do Pará, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Essa semana, em nova reunião no auditório da Sepaq, ficou acertada a oficialização do grupo temático em questão, além do convite para que outros órgãos que possuem relação com o tema também ingressem no grupo. As reuniões sobre o peixe salgado no Estado do Pará acontecerão mensalmente, sempre na primeira quinta-feira do mês, no auditório da Sepaq, às 15 horas.

A importância de padronizar a ‘salga’ do peixe

Desde o ano passado foi criado o projeto “Peixe Salgado do Complexo Ver-o-Peso”, da UFPA, que visa orientar os pescadores e manipuladores artesanais para as regras de higiene da Vigilância Sanitária. A ideia, que conta com o apoio da Sepaq, é atender as exigências dos órgãos de fiscalização do mercado, que muitas vezes apreendem quilos de peixes salgados pela má qualidade do produto. O projeto já está em fase de execução.