terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

AGBio

Agência de Notícias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Boletim Eletrônico - Número 145- Ano III - Brasília-DF,
de 11 a 17 de fevereiro de 2011.

Descoberta nova espécie de planta no entorno de parque nacional em Santa Catarina

Uma nova espécie de planta foi encontrada no entorno do Parque Nacional de São Joaquim, em Santa Catarina. Trata-se de uma Baccharis seção Caulopterae, endêmica (exclusiva) de penhascos rochosos do Sul do Brasil e descrita como Baccharis scopulorum.

Sistema online apressa a criação de 23 RPPNs

Ao completar um ano de funcionamento, o Sistema Informatizado de Monitoria de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o SimRPPN, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mostra importantes avanços.

Justiça concede liminar contra privatização de praia em APA no litoral sul do Rio de Janeiro

A Justiça Federal de Angra dos Reis determinou a retirada das estruturas que caracterizam a privatização da praia de Santa Rita, no interior da Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro, na região de Paraty.

MMA e Caixa firmam parceria para financiar projetos de manejo sustentável da Caatinga

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Coelho, assinaram nesta quinta (10) termo de compromisso para destinar verbas do Fundo Socioambiental da Caixa para o financiamento de projetos voltados ao manejo sustentável dos recursos naturais na Caatinga.

Notas

Derrubada

A Floresta Nacional (Flona) de Brasília derrubou mais uma casa construída irregularmente na unidade. Na casa moravam quatro pessoas. “A operação aconteceu como esperávamos. O morador tinha conseguido uma liminar para não derrubar a casa, mas a área jurídica do ICMBio conseguiu inviabilizar essa liminar”, afirmou Elda Vargas, funcionária da Flona de Brasília. Além dos fiscais do Instituto, a operação contou com o apoio da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), Polícia Militar e Ministério Público.

Sextas ambientais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, lançam nesta sexta-feira (11), em Paraty (RJ), o evento “Sextas Ambientais - ambiente sociedade”. A ideia é oferecer palestras, mesas-redonas, filmes e discussões sobre temas socioambientais, sempre numa sexta-feira de cada mês. Com o projeto, o Instituto e a direção da Apa buscam trazer discussões à sociedade paratiense, estimulando a troca de experiências e a aproximação de pessoas e instituições que têm interesse pelas questões ambientais.

Sextas ambientais II

Os encontros serão marcados e divulgados previamente e realizados no auditório do ICMBio em Paraty, na rua 8, casa 3, Portal das Artes, Paraty. Para abrir a primeira edição, o analista ambiental do ICMBio e advogado especialista em Direito Ambiental, Carlos Felipe de Andrade Abirached, apresenta nesta sexta sua dissertação de mestrado sobre “Ordenamento Territorial e Áreas Protegidas: conflitos entre instrumentos e direitos de populações tradicionais de Ubatuba-Paraty”.

O que é o Instituto Chico Mendes e a AGBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é o mais novo órgão do governo federal para a área de meio ambiente. Foi criado em 27 de abril de 2007 a partir da reestruturação do Ibama. O instituto tem como principal missão cuidar das unidades de conservação, que são áreas de importante interesse ecológico, e fomentar e desenvolver a pesquisa científica dirigida à gestão ambiental.