terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Panamá proibe pesca com espinhel em sua costa

Decisão do governo panamenho rende elogios de importantes órgãos ligados à pesca por visar a proteção do meio ambiente
(extraido do Portal Pesca e Cia)

Por: Lielson Tiozzo

O governo do Panamá deu um passo importante para inibir cada vez mais a ação da pesca predatória em sua costa. Depois de vetar a captura em massa por meio do uso de arrastões, agora é a vez da pesca com barcos do tipo palangre (como o da foto) entrar na lista das restrições para a pesca comercial. Essa embarcação é usada para pesca com o espinhel pelágico em vários países do mundo.

A pesca com espinhel no Panamá consistia no uso de centenas de anzóis ligados a um pequeno comprimento de linha, em intervalos de linhas principais. O alvo geralmente era os espadartes e atuns, mas também era comum a captura de tubarões, tartarugas e peixes de bico, como marlin e sailfish.

A proibição rendeu elogios ao governo panamenho. Por meio de cartas, o presidente da Fundação Billfish, Ellen Peel, e o fundador da OCEARCH, Chris Fischer, aplaudiram o país por se tornar a primeira das sete nações da América Central a restringir a engrenagem com espinhel nas suas águas.

“Essa atitude segue uma tendência positiva e faz com que o Panamá se torne um dos gestores da pesca mais pró-ativa, inovadora e comprometida em todo o mundo”, afirma Peel.

Segundo o secretário nacional da SENACYT (Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) do Panamá, Ruben Berrocal, a medida também visa a proteção das espécies a favor da pesca esportiva, que também movimenta a economia local.
“Estamos empenhados em manter o nosso país como destino mundial da pesca. Mas queremos que todos os setores envolvidos estejam em perfeita harmonia”, ressalta.
A ação é considerada “exemplar” pela Billfish, que agora pretende usá-la para incentivar a proibição de métodos predatórios da pesca comercial em países como Peru, Costa Rica e México. Segundo a fundação, os governos desses países estão dispostos a seguir algo parecido com a nova lei panamenha.


Conclusão:

Enquanto aqui as pessoas só pensam em tirar,acabar,matar,esgotar.Outros países e estados do Brasil já estão pensando de forma sustentável, pensando em usar,manter,repor.Essa é a grande diferença, esse é o maior causador de nossa lentidão.Até quando vou ler essas notícias e pensar,a se fosse aqui no Pará...

Temos as espécies mais cobiçadas do turismo da pesca esportiva mundial(Tucunaré,Piraíba,Jaú,Pirarara,Tarpon(Pirapema),Robalo(Camurim),Pirarucu,etc.

Lugares mágicos,rios e represas fantásticas, mas falta iniciativa, falta ação, falta visão.

Lutar por um ideal onde poucos entendem o que você quer, é difícil, mas vamos lutar até quando tivermos força, por um futuro melhor.Por um Pará Melhor.

Eduardo Monteiro.