segunda-feira, 4 de abril de 2011

Asdrubal esteve no encontro de cooperação entre Brasil e Noruega

 A Noruega vai investir em pesquisa, em transferencia de tecnologia para criação de peixes marinhos, em gestão para diminuição do desperdício de pescado (processamento de pescado) e no intercâmbio de técnicos e pesquisadores.

O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, participou do Encontro de Cooperação entre Brasil e Noruega, realizado em Manaus, de 25 de março a 1º de abril de 2011. O periodo de 25 a 31 foi dedicado para o planejamento de ações a serem implantadas com a cooperação internacional. Participaram das reuniões de planejamento os técnicos do MPA, de Brasília, e os técnicos da SEPAq e da Sub-Secretaria de Pesca do Amazonas, da Embraba e do INPA. O encontro foi coordenado pelo Secretário de Ordenamento da Aquicultura do MPA, Sr. Felipe Matias, e contou a participação de 08 técnicos do Ministério da Pesca da Noruega e do Instituto de Pesquisa Pesqueira e Relações Costeiras da Noruega. 

A cerimônia com a Ministra da Pesca e a Embaixadora da Noruega aconteceu no dia  01/04, no auditório da SUFRAMA. .

O Secretário paraense esteve na mesa representando o Governador Simão Jatene. A ministra disse que quer criar Pólos de Desenvolvimento da Pesca e da Aquicultura nos Estados da Amazônia e acrescentou que o peixe da aquicultura é o "Boi da Amazônia". Metáfora para enfatizar que criar peixe agride menos o meio ambiente e produz mais por unidade de área que a pecuária bovina.
Asdrubal Bentes retornou no sábado a Belém.

Nas fotos, Asdrubal com Felipe Matias do MPA, o Secretário de Pesca do Amazonas e o representante do IBAMA; em outra foto, com o Deputado Federal de Roraima (paletó e gravata) e Presidente da Frente Parlamentar da Pesca na Amazônia; e, finalmente, ao lado da Ministra Ideli Salvati, na mesa.