quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca terá o apoio da Sepaq

O XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP) será realizado no período de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2011, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Além do apoio, a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) irá organizar dois eventos paralelos ao CONBEP, que são: I Seminário do Caranguejo-uçá no Pará e o I Fórum do Setor Pesqueiro Paraense, além de ser parceiro no II Workshop de Cultivo do Pirarucu.

O CONBEP 2011 enfocará as suas atividades no contexto de muitas conquistas e comemorações do setor pesqueiro do país, a exemplo da consolidação do Ministério da Pesca e Aqüicultura; dos 42 anos da Extensão Pesqueira no Brasil e dos 40 anos da Engenharia de Pesca no Brasil. Com o novo cenário para o setor de incremento da produção da pesca e o fomento da aquicultura, a produção brasileira de pescado aumentou 25% nos últimos oito anos passando, de 990.899 toneladas anuais para 1.240.813 no ano passado.

Somente nos últimos dois anos, houve um crescimento de 15,7%, conforme os dados estatísticos de 2008 e 2009, sendo que a aquicultura apresentou uma elevação 43,8%, passando de 289.050 toneladas/ano para 415.649 toneladas/ano. Essas informações estatísticas, que contaram com o apoio do IBGE e do IBAMA, estão sendo divulgadas pela primeira vez após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em junho de 2009.

O Pará se destaca na produção nacional de pescado, pois é o maior produtor deste segmento oriundo da pesca extrativa artesanal marinha. A pesca no Estado é a principal atividade em praticamente todos os 143 municípios paraenses. A ausência de infra-estrutura e a diversidade de problemas tornaram bem mais complexo o desafio de estruturar a pesca no Pará. Por conta disso, espera-se que a realização do congresso na região seja um divisor para o desenvolvimento da pesca e aquicultura no Estado.

Os Congressos Brasileiros de Engenharia de Pesca são realizados sequencialmente, desde 1979, a cada dois anos, contando com a participação engenheiros de pesca e pesquisadores, que detém credibilidade nacional e internacional em recursos pesqueiros e engenharia de pesca. A diversidade de experiências e o recente entrosamento da aquicultura e pesca com outras atividades econômicas exigem que se reflita mais sobre os aspectos teórico-metodológicos que dão suporte às práticas profissionais.

Durante o evento, haverá mesas redondas abordando a política profissional de quem trabalha na área e o perfil profissional do Engenheiro de Pesca. Os Programas de Educação Tutorial, inseridos nos cursos de graduação, serão analisados, além de uma abordagem da Pós-Graduação nas Ciências do Mar no Brasil. Uma exibição de trabalhos técnico-científicos, sob a forma de painéis, fará parte do evento. Haverá, ainda, um espaço para oferecimento de mini-cursos teóricos e práticos, visando o aperfeiçoamento profissional dos participantes.

A Expo CONBEP, Feira de Agricultura e Pesca, merece destaque, pois irá reunir as principais empresas e instituições envolvidas com o tema do evento, proporcionando aos participantes a interação com o setor empresarial pesqueiro, além da exposição dos estandes institucionais que estarão presentes no evento.
O CONBEP será realizado pela Associação dos Engenheiros de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (AEP-PA/AP), Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (FAEP-BR), Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (ABEP), juntamente com a Sepaq e Sebrae Pará.