quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Conbep traz eventos paralelos com enfoque na pesca paraense

No próximo domingo (27), o setor pesqueiro do Pará e de todo o Brasil será foco de discussões e estudos. Trata-se do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep), a ser realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia no período entre 27 de novembro e 1º de dezembro. O evento é uma promoção que conta com o apoio da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e de vários outros órgãos. Estima-se que centenas de estudantes, entidades e profissionais ligados ao setor estejam presentes. A abertura oficial do Conbep será às 18 horas deste domingo (27).
O objetivo do XVII Conbep é congregar todo o segmento de pesca nacional para discutir o tema central do evento, que é “Construindo o Desenvolvimento Sustentável do Setor Pesqueiro Nacional”. A pretensão é compreender e repensar esse setor numa época de grande desenvolvimento tecnológico, mas ainda marcada pela degradação ambiental e exclusão social. O setor pesqueiro do Pará também terá grande destaque, já que possui um dos maiores pólos do país quando o assunto é pesca e aquicultura. Para isso, foram criados quatro eventos paralelos só para discutir o avanço do Estado neste ramo: III Encontro de Ostreicultura do Nordeste Paraense, II Workshop de Cultivo do Pirarucu, I Fórum do Setor Pesqueiro Paraense e o I Seminário do Caranguejo-Uçá no Pará.
“A ideia é justamente debater os entraves do nosso setor pesqueiro com todos os envolvidos. Queremos reunir desde pescadores e atravessadores até entidades e empresários. Juntos, temos que definir as soluções para poder avançarmos”, destacou o secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki. Além dos encontros com enfoque regional, também serão realizados paralelamente o I Simpósio Nacional de Pesca Esportiva e a Expo CONBEP, feira de aquicultura e pesca, que irá reunir as principais empresas e instituições envolvidas com o tema do evento, proporcionando aos participantes a interação com o setor empresarial pesqueiro, além da exposição dos estandes institucionais.
Para ver a programação completa e outros detalhes, é só entrar no site do congresso: http://www.conbep2011.com.br/