sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Congresso de Pesca começa neste domingo no Hangar

Da Redação

Agência Pará de Notícias
Atualizado em 25/11/2011 às 12:06

A partir deste domingo, 27, até o dia 1º de dezembro, Belém sediará o XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, promovido pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq), com apoio de várias entidades. A programação inclui eventos paralelos como o Workshop do cultivo do Pirarucu, o III Encontro de Ostreicultura do Nordeste Paraense, o 1º Forum do Setor Pesqueiro Paraense e o 1º Simpósio Nacional de Pesca Esportiva (Secapa).

Também estão previstos lançamento de livros como a "Tecnologia do Pescado", a "Oceanografia, Biologia e Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros" e o "Guia Prático de Doenças de Peixes ornamentais tropicais e de lagos". A abertura será no dia 27, às 18 horas, no Hangar, seguida de coquetel. Porém, desde as 8 horas todos os estandes estarão funcionando para exposição e também haverá extensa programação cultural.

O Congresso Brasileiro de Pesca é uma realização da Associação dos Engenheiros de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (AEP-PA/AP), Federação das Associações dos Engenheiros de Pesca do Brasil (Faep-BR), Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (Abep), Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e Sebrae/PA.

A produção brasileira de pescado aumentou 25% nos últimos oito anos, passando de 990.899 toneladas anuais para 1.240.813 no ano passado. Somente nos últimos dois anos houve um crescimento de 15,7%, conforme os dados estatísticos de 2008 e 2009, sendo que a aquicultura apresentou uma elevação de 43,8%, passando de 289.050 toneladas/ano para 415.649 toneladas/ano. Essas informações estatísticas, que contaram com o apoio do IBGE e do Ibama, estão sendo divulgadas pela primeira vez após a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em junho de 2009.

O Pará se destaca na produção nacional de pescado como o maior produtor em se tratando da pesca extrativa artesanal marinha. A pesca é a principal atividade em praticamente todos os 143 municípios paraenses. A ausência de infraestrutura e a diversidade de problemas tornaram bem mais complexo o desafio de estruturar o setor pesqueiro no Pará. Nesse sentido a realização do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca na capital paraense representa uma oportunidade ímpar para o debate dos problemas, propostas e políticas para o segmento.