quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mais de 145 mil caranguejos foram liberados para venda

730 caranguejos que estavam prontos para serem vendidos foram apreendidos pela SEMA

Um total de 96 declarações de estoque (seis a mais que no primeiro periodo) foram feitas junto ao Ibama permitindo a venda do caranguejo no segundo periodo em 2012 de defeso da espécie que começou terça feira última, dia 24, e terminará no próximo domingo, 29. O total de caranguejos que poderão ser comercializados até o final da andada (proibição de venda) atingiu 145.805 unidades, quase 30 mil caranguejos a mais do que no defeso anterior, segundo dados do Ibama..


A SEMA tambem teve destacada atuação fazendo apreensão de 500 caranguejos em Salinas; 30 caranguejos em São João de Pirabas e 200 caranguejos em Vizeu e Bragança, que estavam prontos para a venda. Foram apreendidos e os responsáveis autuados.
O periodo em andamento terminará domingo, 29, e depois ainda teremos mais quatro defesos, dois em fevereiro e dois em março, o que segundo o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, "garante a preservação da espécie", aduzindo que está sendo feita uma campanha junto aos catadores, considerados o principal elo desta cadeia de preservação do caranguejo.