terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Trabalhadores e Técnicos visitam obras do Terminal Pesqueiro

Representantes dos balanceiros e peixeiros estiveram na manhã de ontem no canteiro de obras onde está sendo construído o Terminal Pesqueiro Público de Belém, localizado na rodovia Arthur Bernardes, com o objetivo de centralizar o comércio de pescado, que, atualmente, funciona no Ver-o-Peso. A visita foi promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), responsável pela obra, e atendeu a uma reivindicação dos trabalhadores da área do Ver-o-Peso, porque até então não tinham conhecimento sobre o andamento do projeto. A expectativa é que até dezembro deste ano a obra seja concluída.

Além deles, fez parte do grupo de visitantes o secretário estadual de Pesca e Aquicultura do Pará (foto), Henrique Sawaki: "É um projeto do Governo Federal e como tive conhecimento desta obra no início deste mês, estou ainda conhecendo os detalhes do projeto", explicou.
O presidente da Associação dos Balanceiros do Ver-O-Peso, Daniel Bandeira, informou que as obras estão em estágio avançado, sobretudo, a parte destinada para a instalação do frigorífico. "Mas, a parte que mais nos interessa, onde ficarão as embarcações, ainda não foi iniciada", comentou.
Em reunião, ontem, às 15h, no Ministério da Aquicultura, que contou com a presença de balanceiros, peixeiros e representantes da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Daniel Bandeira afirmou que nada foi acordado. Na ocasião, foram apresentadas as estatísticas do projeto e o planejamento do Ministério para as obras, mas que ainda não existe um posicionamento por parte do governo. Haverá uma nova reunião no dia 30 de janeiro, no Iphan, localizado na avenida Governador José Malcher, Bairro Nazaré, onde os representantes voltarão a debater sobre o assunto. Na foto acima, técnicos da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará visitando o Terminal.