sábado, 15 de setembro de 2012

Feiras do Pescado venderam mais de 20 toneladas de peixes


Também houve degustação e comercialização de hambuguer de peixe




Milhares de consumidores estiveram nas quatro Feiras do Pescado promovidas neste sábado (15) e adquiriram mais de 20 toneladas de peixe, além de camarão rosa e bacalhau. A grande novidade foi a degustação e comercialização do hamburguer feito com a carne do peixe, picadinho e cubos de peixe, que caíram no gosto dos consumidores e foram largamente adquiridos.
A caixa de hamburguer de peixe com dez unidades era vendida a R$ 6,99. A promoção foi organizada de forma conjunta entre a Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) e a Superintendência de Pesca no Pará, dentro da Semana Nacional do Peixe, do Ministério da Pesca e Aquicutura (MPA). A Semana começou no dia 3 de setembro e terminará nesta segunda-feira, 17, com a realização de um seminário no auditório da superintendência.
As Feiras foram realizadas na Fundação Tancredo Neves (Centur), Terra Firme, Ginásio do Abacatão e Mangueirão, mas o Centur levou maior quantidade de consumidores atraídos pela degustação do hamburguer de peixe. O comerciante Raul Carlos Silva (foto acima) disse que não perde uma Feira do Peixe. “Toda vez que tem eu estou aqui”. Ele reside na rodovia Augusto Montenegro e, apesar de haver Feira no Mangueirão “prefiro vir aqui por ser bem atendido”. Ele levou os peixes da espécie Xaréu, Pescada Branca e dourada, além de camarão rosa.
Já a aposentada Aldelita Furtado (foto à esq), 63, de Ananindeua, aproveitou para comprar Gurijuba e Pescada, lamentando que poderia comprar bem mais “se não fosse esta greve do Banco”. “Aqui os produtos (peixe, camarão, bacalhau) são mais baratos e frescos.
As Feiras se prolongaram até às 14 horas com uma equipe da Sepaq, coordenada pelo secretário Henrique Sawaki e pela diretora de pesca, Jossandra Pinheiro, comandando uma verdadeira festa popular do consumidor, alegrada ao som de marchinhas de carnaval e do ritmo carimbó pela Banda Jaguaritica, de cinco integrantes, que existe há 12 anos, sediada no bairro do Jurunas.
Até as Feiras promovidas neste sábado, 15, segundo informou a diretora de pesca, Jossandra Pinheiro, a Sepaq já havia realizado um total de 25 Feiras, onde foram comercializadas 115 toneladas de peixes, dando uma média de quase 9 toneladas/mês. A espécie que mais foi comprada pelos consumidores foi o Xaréu que, nestas 25 feiras, teve 27.679 quilos vendidos.
Fotos: Elizeu Dias (Agência Pará) Texto: Sérgio Noronha (Sepaq)