quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Áreas de Marinhas protegidas

Parque Nacional Laughing Bird Caye é um ótimo exemplo de abundância de peixes e destaque no turismo

Fonte: Instituto da Pesca por Centro de Comunicação
Imagem: Divulgação
Laughing Bird Caye

Em 1996, quando o Parque Nacional Laughing Bird Caye foi criado, pescadores de Belize manifestaram-se contra a criação desta área protegida, em cujas águas era proibido pescar. Entretanto, agora se beneficiam da abundância de peixes e do auge do turismo que essa unidade de conservação provocou. Os múltiplos benefícios de declarar áreas marinhas protegidas são destacados em uma série de estudos realizados por especialistas, apresentados pela organização International Conservation (IC).
Os oceanos estão em crise, entretanto, quase ninguém consegue perceber essa realidade e, por isso, o público em geral não tem noção do está ocorrendo. Assim, a idéia de se criarem áreas marinhas protegidas constitui uma solução que pode reduzir de modo significativo a degradação oceânica, ao mesmo tempo que beneficia as comunidades locais quando a gestão é bem feita.
Leia mais: “Áreas marinhas protegidas...”, de autoria do pesquisador científico Edison Barbieri, do Centro do Pescado Marinho do Instituto de Pesca, vinculado à APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo), em: www.pesca.sp.gov.br, Textos Técnicos, item “Sustentabilidade”.