quinta-feira, 29 de novembro de 2012

País considerado referência na pesca esportiva

Barra del Colorado



Fonte: Terra por Prima Pagin
Imagem: Divulgação
Club Amateur de Pesca

A Costa Rica é bem conhecida por quem gosta de esportes radicais, como o surf, mas o país também tem muito a oferecer a quem prefere programas mais tranquilos e relaxantes. Se você gosta de uma boa pescaria, aproveite a viagem a San José para conhecer um pequeno paraíso localizado no norte do país: Barra del Colorado, a meca da pesca esportiva na Costa Rica.
Localizada na província de Limón, a 225 quilômetros de San José, a região faz fronteira com a Nicarágua e atrai milhares de turistas equipados com vara, isca e anzol para fisgar alguns dos maiores peixes da América Central. Um deles é o tarpon, peixe conhecido como pirapema no Brasil e que pode chegar a medir 2,5 metros de comprimento e pesar até 100 quilos.
A Costa Rica é referência mundial na pesca esportiva e conta com uma próspera indústria pesqueira. Por isso, em San José mesmo é possível entrar em contato com dois clubes de pesca que promovem campeonatos e outras atividades em grupo.
A viagem da capital até Barra del Colorado costuma ser feita de avião. Os voos partem do Aeroporto Internacional Juan Santa Maria rumo ao modesto aeroporto local e duram cerca de 30 minutos. Outra opção é alugar um carro em San José e tomar a estrada 32 – também chamada de Guapiles – até Puerto Limón, capital da província, e de lá alugar um barco até Barra del Colorado.
A região é cheia de rios e lagoas, e a melhor época para pescar ali é entre fevereiro e abril. Além disso, os moradores locais garantem que é mais fácil ver tucanos, jacarés, araras, falcões e outros animais nessa época, quando o clima está seco. A famosa garrafinha de água, portanto, é obrigatório.
Muito cuidado, porém, com os tubarões touro. Esta é uma das poucas espécies que também vive em água doce. Em Barra del Colorado alguns deles costumam migrar para o rio San Juan, o que exige atenção dos pescadores.
Uma boa opção de hospedagem na região é o Silver King Lodge, que oferece o serviço completo de pesca em alto mar, rios e lagoas. Os quartos do hotel contam com camas king size e ar condicionado, e a experiente equipe do King Lodge está acostumada a orientar quem quer fiscar os famosos tarpons.
Revista IPesque