quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fenacam expõe casos de sucesso e pesquisas

Trabalhadores rurais que se tornaram empresários da aquicultura e pesquisas recentes sobre o aproveitamento de pele de peixe para a confecção de acessórios são alguns dos ingredientes encontrados na Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura - um dos eventos que integram a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), no Centro de Convenções de Natal. A feira teve início na última segunda e segue até amanhã.

A Feira ocorre no Pavilhão Morton Mariz de Faria, localizado no Centro de Convenções de Natal, com mais de 300 estandes dispostos numa área de 4 mil metros quadrados. Nesse espaço, empresários brasileiros e estrangeiros expõem serviços e produtos, além de compartilharem conhecimento de novas tecnologias.
Entre os expositores está a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), que a apoia 38 famílias no Baixo Sul da Bahia com assistência técnica. Um dos cooperados presentes na Feira, Lourival Grima, afirma: "eu já fui invasor, assentado rural e hoje sou um empresário da aqüicultura. Minha vida melhorou 100%".
Outro estande que chama a atenção é o da Embrapa, onde acontece uma exposição de casacos, bolsas, e diversos acessórios produzidos com pele de peixe. A pesquisadora responsável, Maria Luiza Souza, assegura que é possível produzir produtos variados a partir do peixe. Além da Feira Internacional, a Fenacam e a WAS 2011 apresentam uma vasta programação técnica, com palestras.