segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pesca esportiva: pronto para relaxar?

Bem galera, hoje vou falar de um esporte que é considerado um atividade muito relaxante, ela se encaixa de forma adequada para pessoas que vivem na correria das grandes cidades, convivendo com o stress e também para quem gosta de pescar, claro né?!

É do conhecimento de muitos que os rios e mares estão cada vez mais sendo prejudicados pela interferência humana nesses ecossistemas, consequentemente os peixes vem sofrendo muito, pois prejudicando o seu hábitat natural a sua capacidade reprodutiva dos animais marinhos caem também. Por isso que foi criada a pesca esportiva, para que os amantes da pesca pratiquem seu esporte preferido sem poder agredir a vida marinha, ou seja, a pesca é realizada só que logo após que o peixe é capturado ele é solto novamente para poder completar seu ciclo de vida.

Pesca esportiva passo a passo

Darei aqui algumas dicas para que você possa praticar a pesca esportiva de forma prazerosa e responsável.

· Primeira dica: Local da fisgada;

As vezes, quando a pescaria é realizada com iscas artificias pequenas, ou iscas vivas há uma grande chance do anzol ficar preso na garganta ou nas guelras dos peixes, caso isso ocorra você deve cortar a linha o mais próximo possível do anzol, pois se tentar retirar o anzol é bem provável que as chances de vida do peixe diminuam.

· Segunda dica: Anzol;

Para que os ferimentos causados ao peixe sejam menores é aconselhável que se use anzóis sem farpa ou que as amasse, além de ser melhor para a saúde do peixe, usar o anzol sem farpa fará com que o pescador aumente a sua técnica de pesca, pois para não deixar o peixe escapar ele terá que manter a linha sempre esticada.

· Terceira dica: teste da linha;

Um outro fator que deve ser levado em conta para poder manter a viva do peixe é que quando a linha é da espessura mínima para a espécie pode fazer com que a captura do animal seja uma verdadeira luta, deixando assim o peixe bem desgastado podendo-o levar à morte. Para que isso não ocorra use sempre uma linha com uma capacidade maior ao indicado para cada espécie, pois matar um peixe que não será comido não é uma atitude esportiva.

· Quarta dica: Profundidade;
É muito importante para mante o peixe a salvo que quando se tiver pescando numa profundidade maior que 9,14 metros não puxe o peixe rapidamente, pois ele sofrerá os efeitos da mudança de pressão rapidamente e acabará morrendo.

· Quinta dica: Mantenha o peixe dentro d’água;

Tente deixá-lo dentro d’água o máximo de tempo possível, pois fora dela o peixe fica cada vez mais sufocado, consequentemente terá danos cerebrais devido a falta de oxigênio no cérebro.

· Sexta dica: Retirando o anzol;

Tente ser o mais rápido possível na retirada do anzol usando alicates de bico, mas você deve lembrar que caso o anzol esteja preso na garganta ou guelra do peixe, você deve deixa-lo lá, cortando apenas a linha.

· Sétima dica: Reavivando o peixe;

Alguns peixes, depois de uma longa batalha, podem flutuar com a barriga para cima. Nestes casos, segure-o por baixo da barriga e mantenha-o na posição horizontal dentro da água. Movimente-o para frente e para trás para que passe água pelas suas guelras, este é um método de respiração artificial. Caso esteja num rio pode colocá-lo contra a correnteza e quando ele se recuperar, solte-o.

· Última dica: Hora da fotografia.

Procure fotografar o seu peixe fisgado, para que sua história não vire uma “história de pescador”, tente fazer isso em pouco tempo para que o seu “troféu” não sofra grandes impactos.

É isso leitores, espero que vocês pratiquem mais a pesca esportiva que é uma atividade que é muito prazerosa, dependendo do local escolhido pode trazer muita tranquilidade ao praticante. Lembre-se pesca esportiva é igual a pescar e depois soltar.

Saiba mais:

Para você que ficou interessado no assunto acesse:

www.pescamadora.com.br