sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Estado precisa ter infraestrutura para desenvolver a pesca esportiva

Por Lahire Figueiredo Filho

 A pesca esportiva precisa do turista para internalizar renda na comunidade ribeirinha e o turista vem quando tem boa infra-estrutura para recebê-lo. O turista é o visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem este ter por motivação, a obtenção de lucro (conceito da Organização OMT).
O Estado do Pará é rico de natureza, muitos rios e lagos piscosos e ainda tem a costa marinha com grandes peixes esportivos. O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Na mesma linha de pensamento conceitua-se o turismo de pesca esportiva como sendo a atividade de pesca que tem interesse no lazer, na apreciação de ecossistemas em seu estado natural, na alta piscosidade do ambiente aquático e na população nativa ganhando dinheiro. Para a população local ganhar dinheiro necessita de infra-estrutura que dê condições de receber o pescador esportivo visitante e ter treinamento adequado para ofertar os produtos e serviços em espaços construídos para esse fim.

A estrutura para receber o visitante pescador é um pequeno prédio aparelhado com espaços bem divididos onde o turista pescador possa comprar seus mantimentos para lanche, apetrechos de pesca, lembranças (suvenir’s), bonés, iscas vivas, etc. Ter também serviço disponível de guarda de carreta, estacionamento de veículos, de guias de pesca, de lavagem de lanchas e de descida e subida de lanchas. Este prédio pode também conter espaço de convivência e recepção de visitantes, consistindo em uma sala decorada com painéis informativos sobre as regras normativas do “acordo de pesca comunitário” que devem ser seguidas pelos pescadores esportivos visitantes e informes sobre os melhores pontos de pesca, espécies de peixes esportivos mais encontrados, galeria de fotos de peixes “troféus”, manifestações culturais do local e outros atrativos turísticos do município.

A gestão do Terminal Receptivo do visitante de pesca esportiva é o desafio que a Prefeitura Municipal deve encarar juntamente com o governo estadual e as organizações da sociedade local. Se a administração do Terminal for pública, todos os espaços devem ser ocupados por organizações comunitárias devidamente treinadas para cada função. Se o espaço for administrado por uma Organização Social – OS, a Prefeitura e o governo do Estado devem participar da estruturação da entidade e também garantir a exploração dos espaços físicos pelas associações e cooperativas oriundas da comunidade local.

Segundo a International Ecotourism Society o ecoturismo é definido como a viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente e melhoram o bem-estar da população local. Na mesma interpretação o turismo de pesca esportiva é aquela viagem em que o pescador visitante quer adentrar áreas aquáticas conservadas, sem ocorrência de pesca comercial e encontrar infra-estrutura de receptivo que atenda as suas necessidades para uma boa pescaria.

As Prefeituras Municipais e o governo do Estado dariam grande contribuição à pesca esportiva se construíssem os terminais nos municípios com potencial para o turismo de pesca. Os terminais receptivos são construções simples que servirão de apoio ao desenvolvimento do conceito de pesca esportiva socialmente correta e promotora de renda na comunidade local.
Fonte: SEPAq