sexta-feira, 1 de julho de 2011

Brasil e Paraguai se unem para produzir mais pescado

O ministro Luiz Sérgio, da Pesca e Aquicultura, integra a comitiva da presidenta Dilma Rousseff ao Paraguai, desde a quarta-feira, dia 29 de junho, à reunião da Cúpula de Chefes de Estados do Mercado Comum do Sul – MERCOSUL. Representando o Brasil, o ministro Luiz Sérgio assinou conjuntamente com o Ministro da Agricultura e Pecuária do Paraguai, Enzo Cardozo Jimenez, um memorando de entendimento que visa ao fomento da cooperação entre os dois países na área de pesca e aquicultura.


Brasil e Paraguai, além de compartilharem parcerias estratégicas na área energética – em relação à usina de Itaipu e a novos projetos – querem desenvolver outras atividades de interesse comum, entre elas a pesca e a aquicultura, capazes de gerar empregos, renda e alimentos saudáveis. Os dois países compartilham os recursos hídricos das bacias do rio Paraná, onde se encontra Itaipu, e do rio Paraguai.

“Se aproveitarmos no máximo 1% do espelho d’água do reservatório de Itaipu para a produção de pescado, de forma a não impactar o meio ambiente, temos potencial para produzir algo em torno de 200 mil toneladas de pescado por ano”, lembra o ministro Luiz Sérgio, ao exemplificar o potencial da região para a atividade. Segundo ele, os dois países já participam da Rede de Aquicultura das Américas, que busca a cooperação dos países da América Latina e do Caribe em favor do desenvolvimento da aquicultura.

De acordo com Francisco Osvaldo Alves Barbosa, assessor do MPA para assuntos internacionais, a viagem do ministro Luiz Sérgio é para "fortalecer as relações entre Brasil e Paraguai no campo da aquicultura e da pesca”. Ele lembrou que o Brasil já tem tecnologia para o aproveitamento mais racional dos recursos hídricos, que poderá levar à produção intensiva de pescados, sem comprometer o meio ambiente.

Com a assinatura do memorando de entendimento entre os dois países existe a possibilidade de se ampliar as espécies destinadas ao cultivo, permitindo desta forma um grande desenvolvimento na atividade de aquicultura nos municípios lindeiros ao reservatório.