terça-feira, 5 de julho de 2011

Carteira de Pescador não é atribuição da Sepaq

O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, esclareceu nesta terça feira a polêmica questão da emissão da carteira de pescador, situação que tem trazido a Belém centenas de pescadores de várias regiões do país. Em entrevista à Imprensa (na foto, ouvido pelo reporter Isaac Sena da Rádio Clube do Pará), Asdrubal reafirmou que tanto a emissão da Carteira, como o recadastramento dos pescadores e o pagamento do Seguro Defeso são de competência da Superintendência de Pesca e Aquicultura do Pará, órgão que representa o Ministério de Pesca e Aquicultura no Estado, e que fica localizado na Avenida Almirante Barroso, 5384, bairro do Sousa, cujo superintendente é Fernando Lauande.

A Sepaq tem como objetivo atender às colônias de pescadorees, associações nos diversos municípios do Estado promovendo o incremento da atividade pesqueira, levando assistência técnica e orientação através de sua equipe de técnicos, ensinando o homem do interior a pescar, a criar o peixe e a preservar a espécie, além de outras funções como dar infreaestrutra aos pescadores, construindo mercados, fornecendo geleiras e promovendo cursos para instruir o aprendizado do pescador em todas as regiões do Pará.

Recentemente (Abril/2011), a Sepaq iniciou a chipagem dos peixes, marcação executada na Estação de Psicultura de Santa Rosa, em Santarém,sendo o primeiro estado do Brasil a usar esta tecnologia de identificação genética por meio de análise de DNA, em parceria com a UFOPA. E, também, promoveu o povoamento de alevinos, orientando o pescador a não capturar o peixe antes da primeira reprodução.