segunda-feira, 4 de julho de 2011

Cenário da pesca esportiva no Estado do Pará

Municipio por municipio, veja o cenário e conheça dicas importantes sobre a arte do "pesque e solte"



Por: Lahire Dillon Figueiredo Filho

A pesca esportiva no Estado do Pará possui características bem diversificadas, tem pesca de mar, de rio lento, de rio com cachoeiras e corredeiras, de lagos naturais e lagoas marginais, de reservatórios de hidroelétrica (grandes açudes ou lagos artificiais).

O Estado tem áreas aquáticas marinhas que permitem o desenvolvimento da pesca esportiva de alto mar (pesca no grande azul), da pesca de praias e da pesca estuarina com a predominância das modalidades de “arremesso” e de “fundo”. Tem nas águas continentais a pesca de “corrico” e de “arremesso” nos rios e lagos e a pesca de “fundo” e de “arremesso” nos rios volumosos com corredeiras. A pesca de “Fly” ainda existe poucos adeptos dessa modalidade lúdica e muito interessante.

O Pará tem grande diversidade de espécies de peixes esportivos. No seu território ocorrem peixes marinhos como a Pirapema (Tarpon), o Camurim (robalo) e o Xaréu, procurados por pescadores nacionais e internacionais; tem grandes bagres migradores, gigantes cobiçados por todos pescadores esportivos; tem peixes briguentos como a bicuda, a cachorra e o majestoso tucunaré; e tem o pirarucu com o seu tamanho e beleza que desafia os pescadores a uma pescaria exótica.

A legislação Estadual para pesca esportiva é incentivadora do pesque e solte e define áreas especiais denominadas de “Reservas ou Sítios Pesqueiros” para prática da atividade e para internalizar renda e emprego nas comunidades ribeirinhas através do turismo de pesca organizado. A proposta paraense de criar áreas especiais delimitadas para pesca amadora/esportiva é muito interessante, pois agrega preservação do ecossistema e alternativa de renda para o produtor rural, substituindo o extrativismo escravizador das classes pobres da Amazônia.
Essa diversidade de áreas aquáticas e espécies de peixes esportivos estão demonstradas nos seguintes municípios abaixo:



Município de Salinópolis

O município tem grande potencial para ser transformado em pólo do turismo de pesca esportiva, não tem Sítio Pesqueiro Turístico delimitado pelo poder público, mas alguns estudos de prospecção do PNDPA/IBAMA identificaram o estuário do rio Cuiarana e a Baía do Inajá como área potencial para pesca do camurim, pescada amarela e pirapema.

A pesca amadora/esportiva é praticada a 16 km de sua sede na localidade denominada de Vila Cuiarana, onde possui dois meios de hospedagem que atende em sua maioria clientes da pesca oriundos de Belém, Castanhal e Salinópolis. Os pescadores amadores visitantes utilizam iscas artificiais e naturais, sendo estas ultimas capturadas com uso da tarrafa. As espécies esportivas mais procuradas são a corvina, a pirapema, o camurim, e a pescada amarela. Os pescadores visitantes freqüentam o local em grupos e sempre nas luas de quarto crescente e quarto minguante, com auxílio de automóveis, sendo a maioria de outros municípios (principalmente de Belém), desembarcam as lanchas na rampa da Vila de Cuiarana para um dia de pesca.


Município de São Caetano do Odivelas

O município tem grande potencial para ser transformado em pólo do turismo de pesca esportiva, mas não tem Sítio Pesqueiro Turístico delimitado pelo poder público. Foram realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA-PA estudos de prospecção do potencial para o turismo de pesca e diversas reuniões comunitárias para sensibilização dos moradores quanto a essa alternativa de renda, mas as ações públicas não avançaram no sentido de criar e implantar um Sítio Pesqueiro Turístico no município.

As marés de São Caetano têm dado muito peixe, tudo graças a água que nos meses de agosto e setembro limpa bastante e os peixes ficam mais ativos, principalmente peixes que gostam de água bem salgada como Xaréu e Pescada Amarela.

São Caetano de Odivelas possui elevada quantidade de turistas pescadores, recebe 90 turistas e aproximadamente 42 lanchas voadeiras, principalmente nos finais de semana, além de gerar renda na comunidade com a contratação de piloteiros para a pesca esportiva.

O SEBRAE-PA treinou 50 piloteiros como guias de pesca esportiva e com isso a grande maioria ganha o seu dinheiro e sustento familiar com essa atividade.

A pescaria nesse município é influenciada pela fase lunar, pois as marés de sizígia são os períodos mais propícios para a pescaria. A visitação de turistas pescadores de diversos municípios e até de outros Estados se dá devido ao fato de o local possuir vários pontos pesqueiros fartos em quantidade e diversidade de peixes esportivos, além da boa acessibilidade e baixo custo para se chegar à cidade. Porém, são necessários serviços de infra-estrutura como, por exemplo, estrutura de recepção do turista pescador, uma rampa pública exclusiva para o pescador esportivo, segurança nos estacionamentos, marina seca, banheiros, lanchonete e posto médico de emergência próximo à rampa.

Não há ações ambientais por parte dos pescadores esportivos, pois não fazem a coleta do lixo durante e após seu lazer, matam todos os peixes capturados e não respeitam o tamanho mínimo de captura. O pesque e solte é pouco praticado nesse pesqueiro.

Município de São João de Pirabas - PA

Foram realizados estudos de prospecção do potencial para o turismo de pesca pelo PNDPA/IBAMA e a ex-SECTAM (atual SEMA-PA) no ano de 1998, mas as ações públicas não avançaram no sentido de criar e implantar um Sítio Pesqueiro Turístico no município.

As marés das luas de quarto crescente e minguante em São João de Pirabas têm dado muito peixe, nessas luas o pescador esportivo pode ter grandes pescarias durante todos os meses do ano. Agora, a melhor pescaria fica por conta dos meses do verão amazônico, tudo graças a água que nos meses de julho, agosto e setembro limpa bastante e os peixes ficam mais ativos, principalmente peixes que gostam de água clara e salgada como Xaréu, Pirapema, Serra e Camurim. O gigante Mero é encontrado com certa facilidade no ‘Navio Afundado’, mas esta espécie está ameaçada de extinção e proibida a sua captura por 05 anos.

O rio Inajá, a Baía de Inajá, o Bico do Bule e a Ilha do Buraco são atrativos naturais de boas pescarias. Nesses locais o pescador esportivo pode encontrar com certa facilidade os peixes esportivos mais procurados. Na ilha do Buraco tem uma laguna que na época certa fica cheia de pirapemas jovens, esses peixes são procurados por pescadores internacionais com o nome de Baby-Tarpon

Município de Paragominas - PA

Não possui Sítio Pesqueiro delimitado pelo Estado, mas a pesca amadora/esportiva é praticada pelas pessoas que migraram de outros estados que no final de semana adentram o rio Capim e seus lagos marginais para pescar nos finais de semana. Nos dias 26 e 27 de agosto é realizado no Rio Capim o animado torneio de pesca esportiva do município.

Todos os anos este torneio costuma levar em média 50 duplas ao rio Capim e os organizadores prometem ser um dos melhores torneios da região, visto que o torneio é realizado no mês de verão, onde o nível de água está mais baixo que o normal, ou seja, as possibilidades de fisgadas são maiores.

Município de Altamira – PA

Esse município tem um Sítio Pesqueiro criado pelo poder público e tem grande potencial para o desenvolvimento do turismo de pesca esportiva. Importante salientar que esse Sítio Pesqueiro foi instituído por norma estadual, mas não foram trabalhas as estratégias de gestão e uso público.

Situado às margens do rio Xingu, possui duas hospedagens específicas para a realização da pesca esportiva que incentivam a prática do “Pesque e Solte”, sendo que um destes estabelecimentos se situa na área do Sítio Pesqueiro “Volta Grande do Xingu” (resolução COEMA N° 030 de 14 de Junho de 2005). Os meios de hospedagem recebem hóspedes regionais, nacionais e internacionais que permanecem no local em média 5 dias com pacote completo, o qual inclui lancha e guias de pesca.

Na cidade há várias lojas que vendem itens de pesca esportiva e são os clientes do próprio município que garantem boa movimentação. O torneio de pesca do Pacu de Seringa aumenta a movimentação e fluxo comercial no município.

Esse município possui potencial para a pesca tanto no inverno, para a pesca do pacu de seringa e peixes de fundo, quanto no verão, devido a maior piscosidade do tucunaré e de peixes de corredeiras, assim como a presença de várias praias ao longo do rio Xingu. Altamira possui 85 guias turísticos para a pesca esportiva formados pelo PNDPA (Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora).

Município de Santarém - PA

Ainda não foram realizados estudos de prospecção do potencial para o turismo de pesca esportiva nesse município. Porém, a atividade de pesca esportiva é praticada pelos moradores na orla da cidade e nos lagos próximos. Poucas agências de turismo exploram o turismo de pesca no município, mas devido o crescimento da demanda já se registra o aumento de agências oferecendo esse tipo de receptivo.

A cidade tem vasta rede hoteleira, aeroporto, barcos-hotéis, lojas de materiais de pesca, belezas naturais e vocação para o turismo ecológico, características fundamentais para ser transformada em um destino permanente de turistas pescadores.

O município tem no rio Amazonas, no rio Tapajós e nos seus afluentes, os atrativos aquáticos para o turismo de pesca esportiva. Inclui-se nesses atrativos turísticos o lago do reservatório da Usina Hidroelétrica de Curuá-Una, importante reservatório aquático com a ocorrência de peixes sedentários altamente esportivos.

Apesar de haver muita pesca comercial/profissional nos rios do município de Santarém, os igarapés, lagos e pequenos afluentes podem ser estudados e preparados para criação de Sítios Pesqueiros Turísticos.

Município de Oriximiná - PA

O município é rico em lagos e corredeiras e tem grande potencial para ser transformado em pólo do turismo de pesca esportiva, tem um Sítio Pesqueiro delimitado e trabalhado o manejo comunitário pelo poder público, porém não chegou a ser oficializado com regulamento normativo.

O município tem as corredeira e cachoeiras do rio Trombetas, do rio Mapuera e do rio Culminá, assim como diversos conjuntos de lagos e lagoas naturais caracterizados como grandes atrativos turísticos para o desenvolvimento de um pólo de pesca esportiva na região oeste do Pará. Excluindo outros atrativos o pescador esportivo deverá procurar os seguintes lagos do médio rio Trombetas para pescar: Lago Caipuru, Lago Xiriri, Lago Castanho, Lago Curupira e o Lago Acapuzinho.

Oriximiná, com sua sede municipal situada às margens do rio Trombetas, verifica a cada ano que a pesca esportiva está crescendo de forma susceptível aos empresários e pescadores esportivos residentes. O proposto Sítio Pesqueiro Lago do Salgado é o seu maior produto turístico que está sendo preparado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a SEPAq e outros órgãos. A área protegida será gerida pela comunidade do entorno, moradores ribeirinhos do lago, com o apoio direto do poder público.

As comunidades do município têm um parecer positivo em relação ao turismo da pesca na região, fato que existem dois torneios de pesca por ano e a pratica da pesca de “corrico” nos finais de semana é uma constante. Não há nenhum tipo de reclamação da pesca comercial em relação à pesca esportiva na região.

O município tem uma Associação de Pescadores Amadores que promove todos os anos o Campeonato de Pesca Esportiva de Oriximiná – CAMPE. Na mesma linha, a Prefeitura Municipal de Oriximiná promove a 10 anos os Torneio Oriximinaense de Pesca Esportiva – TOPE, congregando pescadores locais e de fora do município. O forte do TOPE é que ele tem as categorias de “arremesso” e “corrico” e envolve as comunidades dos lagos na organização e realização do evento.

Os lagos do médio rio Trombetas foram trabalhados para o turismo de pesca esportiva pelo PNDPA/IBAMA, SEMA-PA, SEPAq e Prefeitura Municipal de Oriximiná. Naturalmente as comunidades ribeirinhas desses lagos já protegem os recursos pesqueiros proibindo a pesca comercial.

Município de Jacundá – PA

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, mas não tem Sítio Pesqueiro delimitado pelo poder público.

Possui apenas uma loja de pesca esportiva na sua sede municipal e duas pousadas especializadas na pesca esportiva localizadas às margens do grande lago da hidroelétrica da Eletronorte, as quais estimulam a prática do “Pesque e Solte”.

O local de pesca, Vila do Porto Novo, se situa a 60 km da sede municipal por estrada de piçarra. Nesta localidade, a prefeitura e a Colônia de Pescadores Artesanais decidiram conjuntamente pela proibição da pesca comercial no Lago Parauna por tempo indeterminado, tornando-se uma das áreas de realização do Torneio de Pesca.

O Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (TORJAC) tem a exclusividade da captura do tucunaré e conta com mais de 60 duplas inscritas todos os anos. O evento é realizado na modalidade do “Pesque e Solte”.

O maior fluxo de turistas ocorre a partir de maio, quando o rio começa a baixar de volume. A principal espécie procurada no município é o tucunaré, e com isso há uma total utilização de isca artificial e varas de pesca. A cidade dispõe de infra-estrutura para a realização da pesca esportiva, sendo necessário apenas a pavimentação da estrada de acesso e a construção de um Centro Receptivo na Vila de Porto Novo para embarque e desembarque de pescadores esportivos. Para a comunidade local a pesca esportiva traz benefícios e gostariam de serem incentivados financeiramente para construção de mais pousadas de pesca.

Município de Tucuruí – PA

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, mas não tem Sítio Pesqueiro delimitado pelo poder público. A parte aquática do município está composta pelo Lago da hidroelétrica da Eletronorte e é toda gerenciada por duas categorias de unidade de conservação ambiental. A parte da frente da cidade, que compreende a calha do rio Tocantins, foi transformada pelo poder público Estadual em Área de Proteção Ambiental – APA e a parte do antigo rio Caraipé foi transformada em Reserva de Desenvolvimento Sustentável – RDS Alcobaça. Vale ressaltar que essas unidades de conservação ambiental não possuem Planos de Manejo, então não tem indicação oficial para o turismo de pesca.

Em Tucuruí existe apenas uma pousada especializada em pesca esportiva, que está situada na RDS Alcobaça e visa o pescador esportivo do município. As lojas de materiais de pesca são muitas e se situam na sede municipal, tem até supermercado vendendo iscas artificiais e outros equipamentos.

A pesca recreativa/esportiva é praticada pelos moradores, a pescaria de final de semana, em sua maioria, é realizada com linha de mão na ponte sobre o lago e nas ilhas com o “corrico”, utilizando embarcações próprias.

Uma vez por ano era realizado no município o Torneio de Pesca Esportiva da Amazônia (TOPAM), maravilhoso evento que movimentava pescadores do Brasil e do exterior. Atualmente existe o TORTUC, Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, realizado pela Associação de Pescadores Esportivos de Tucuruí e a Prefeitura Municipal, evento de grande sucesso.

Município de Marabá - PA

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, mas não tem Sítio Pesqueiro delimitado pelo poder público. O município possui o rio Tocantins e rio Itacaiunas com atrativo para o turismo de pesca esportiva, mas tem grande intensidade da pesca comercial/profissional que impede a implantação de uma reserva aquática especializada no turismo de pesca esportiva.

Marabá possui um torneio de “Pesque e solte” que é realizado entre os meses de março e abril no cais pela prefeitura e conta com o patrocínio da prefeitura, siderúrgicas e das lojas de pesca que possuem maior venda durante o verão e na realização do torneio.

È comum para o morador da cidade praticar a pesca esportiva nos finais de semana. Os pescadores utilizam o acampamento nas margens de ilhas ou praias como hospedagem, e como apetrechos, além da vara, molinetes e carretilhas, também utilizam tarrafas e malhadeiras, principalmente na ilha do Tucunaré, situada em frente à orla da cidade.

Para o pescador esportivo de fora, a cidade possui boa infra-estrutura de hospedagem, contudo, é necessária a construção de infra-estrutura de receptivo do turista pescador e de fiscalização da pesca comercial predatória e ilegal.

Município de Conceição do Araguaia

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores. A pesca esportiva no município é praticada no rio Araguaia e nos lagos marginais muitos piscosos da região.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo e Colônia Z -39 realizam há três anos o Campeonato de Pesca de Conceição do Araguaia, nos dias 10 e 11 de julho no Beradeiro do rio Araguaia. O torneio tem como objetivo estimular o potencial turístico, incentivar a prática da pesca esportiva, promover educação ambiental, resgatar a história e cultura do município.

A cidade está distante a 1.116 Km de Belém, via rodoviária, faz limite ao Norte, município de Rio Maria, ao Sul, município de Santa Maria das Barreiras, a Leste, Estado do Tocantins, a Oeste, municípios de Redenção e Pau D’Arco. Esta proximidade com os Estados do Planalto Central faz do município um atrativo para o turismo de pesca esportiva, atraindo pescadores de outros Estados com mais facilidade que outros municípios.

O município de Conceição do Araguaia possui praias deslumbrantes, tais como: Praia das Gaivotas, Praia Verde e Praia Alta e muita beleza natural. A época ideal para se visitar o rio Araguaia e seus lagos é na estiagem, entre maio e setembro. Com o clima mais seco, o nível das águas do Araguaia baixa, revelando bancos de areia que se transformam em ilhas, onde se pode acampar para pescar bons peixes como o surubim pintado, tucunaré azul, pirarucu e pirarara (bocalarga) e ainda tomar bons banhos de rio.

Município de Piçarra – PA

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, mas não tem Sítio Pesqueiro delimitado pelo poder público. Possui uma parte do rio Araguaia bastante piscosa, área aquática caracterizada por diversas corredeiras e ainda tem uma população de migrantes com larga experiência na prática da pesca de arremesso.

Na cidade de Piçarra não há lojas de pesca, mas tem supermercado que vende material de pesca esportiva. A pescaria é feita na Vila de Itaipavas, as margens do rio Araguaia, localizada a 45 km da sede municipal, que possui uma estrutura hoteleira da prefeitura para a prática da pesca esportiva. A prefeitura municipal é a maior incentivadora da pesca esportiva na região, porém somente tem trabalhado a organização de torneios.

O torneio municipal é realizado no mês de junho e emprega pessoas da comunidade local e de outros municípios, sendo que o evento, que é na modalidade “Pesque e solte”, tem pescarias com vara e isca artificial (tucunaré), durante o dia, e com linha de mão e isca natural (jaú), na parte da noite. É o único torneio no Pará que tem categorias inscritas para pesca diurna e noturna.

Município de Itaituba - PA

O município tem grande potencial para ser transformado em produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, mas não tem Sítio Pesqueiro delimitado pelo poder público. Estudos de prospecção do potencial para pesca esportiva foram realizados pelo PNDPA/IBAMA-DF na região e indicaram as corredeiras da comunidade Vila São Luiz e a foz do rio Jamanxin como importante atrativo para o turismo de pesca esportiva.

A cidade de Itaituba está localizada às margens do rio Tapajós e, atualmente, não possui nenhum torneio oficial de pesca esportiva. Já houveram no passado a organização de torneios de pesca realizados pelos governos anteriores.

A pescaria recreativa é realizada, geralmente, pelos moradores da cidade no porto situado na orla da cidade e, apenas no verão a presença de turista aumenta, com a identificação nos registros dos hotéis da cidade. A cidade possui um grande hotel, com excelente estrutura de hospedagem, que tem realizado roteiros de pesca esportiva nas corredeiras da Vila São Luiz e no rio Jamanxim.

A prefeitura municipal possui investimento de 150 mil reais para delimitação e implementação de Sítio Pesqueiro Turístico nas corredeiras do rio Tapajós e na foz do rio Jamanxim.

Município de Novo Progresso - PA

A cidade de Novo Progresso, localizada no sudoeste do Estado do Pará, cresce a olhos vistos. A presença de migrantes dos estados do sudeste, centro-oeste e sul do Brasil contribuem para o desenvolvimento do município com a expansão da pecuária e da agricultura da soja. Essa migração favorece a pesca esportiva, pois os migrantes trouxeram na sua cultura a prática da pesca esportiva nos finais de semana.

A cidade de Novo Progresso localiza-se as margens do rio Jamanxim, importante recurso hídrico que oferece grandes pescarias do tucunaré. O rio nasce na Serra do Cachimbo, tem cor clara, presença de pedrais a longo de seu percurso até a sua foz no rio Tapajós.

O município não possui Sítio Pesqueiro Turístico delimitado pelo governo do Estado, mas a pesca esportiva é praticada regularmente pelas pessoas da cidade que no final de semana adentram o rio e fazem pic-nic nas margens associado com pesca esportiva. No passado o Lions Club já realizou torneio de pesca no rio Jamanxim.

Município de Jacareacanga - PA

O município já tem um produto do turismo de pesca esportiva com destino permanente de turistas pescadores, ele foi delimitado pelo poder público e transformado em Reserva especializada para o turismo de pesca esportiva. O município tem em seu extremo sul a “Reserva Estadual de Pesca Esportiva Rio São Benedito/Rio Azul”, criada pela Resolução COEMA n° 019, que possui duas pousadas para pesca esportiva em sua área. O rio Azul é afluente do rio São Benedito e está localizado no município de Novo Progresso.

A sede municipal de Jacareacanga tem pouca estrutura para receber turistas de pesca, possui apenas 02 supermercados que vendem material de pesca esportiva e poucos turistas de pesca freqüentam a cidade.

No contraste econômico entre a cidade e a Reserva de pesca, a atividade é praticada no rio São Benedito com grande intensidade de turistas de outros Estados, localizado no limite do Pará com o Estado do Mato Grosso, com nenhum acesso rodoviário pelos moradores da sede do município e todo acesso pelas estradas oriundas do Estado vizinho.

Observa-se que a pesca esportiva no sudoeste do Pará está em expansão com o surgimento de pousadas no rio Azul, no rio São Benedito e no rio Teles Pires. Na região constata-se que os moradores locais são bastante recrutados para atender a operação do turismo de pesca e a renda melhora com o desenvolvimento da atividade.

Na cidade de Jacareacanga ocorre, preferencialmente, a pesca de mergulho no período da noite, sendo a maioria feita em grupo com utilização de arpão e até mesmo de espingarda de ar comprimido, mas essa modalidade de pesca é utilizada para o comercio dos peixes capturados e não como pesca amadora/esportiva. Essas pescarias são caracterizadas como exterminadoras de tucunarés e são realizadas nas beiradas de igarapés ou do rio Tapajós, onde pode ser capturado mais de 100 kg a cada noite por um único grupo de pescadores.