quarta-feira, 29 de junho de 2011

Funcionários da Sepaq realizam festa junina

Nesta quarta-feira (29), após o expediente, os funcionários da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) realizaram uma confraternização de São João. "Essa é a oportunidade para que o grupo se una cada vez mais. É um momento de descontração necessário para o bom trabalho da equipe", revelou o secretário Asdrubal Bentes.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sepaq faz povoamento de 50 mil alevinos


Uma das muitas ações da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará (Sepaq) durante o governo itinerante realizado em Santarém foi a ação de povoamento de alevinos com objetivo de preservar a espécie, cuja escolhida foi a do Tambaqui. Foi feito um povoamento de 50 mil alevinos no rio Maicá, em Santarém, utilizando filhos de peixes da própria região. Esta preservação é importante porque educa os pescadores, e seus filhos (que iniciam na atividade) a criarem os peixes com a consciência de não capturá-los antes da primeira reprodução.

O Secretário Adjunto da Sepaq, Henrique Sawaki, presente no ato do povoamento, afirmou que é “preciso preservar a espécie, sobretudo adotando a opção de utilizar os filhos de peixes nativos”, aduziu.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Estado precisa ter infraestrutura para desenvolver a pesca esportiva

Por Lahire Figueiredo Filho

 A pesca esportiva precisa do turista para internalizar renda na comunidade ribeirinha e o turista vem quando tem boa infra-estrutura para recebê-lo. O turista é o visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem este ter por motivação, a obtenção de lucro (conceito da Organização OMT).
O Estado do Pará é rico de natureza, muitos rios e lagos piscosos e ainda tem a costa marinha com grandes peixes esportivos. O ecoturismo é uma forma de turismo voltada para a apreciação de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua população nativa intactos. Na mesma linha de pensamento conceitua-se o turismo de pesca esportiva como sendo a atividade de pesca que tem interesse no lazer, na apreciação de ecossistemas em seu estado natural, na alta piscosidade do ambiente aquático e na população nativa ganhando dinheiro. Para a população local ganhar dinheiro necessita de infra-estrutura que dê condições de receber o pescador esportivo visitante e ter treinamento adequado para ofertar os produtos e serviços em espaços construídos para esse fim.

A estrutura para receber o visitante pescador é um pequeno prédio aparelhado com espaços bem divididos onde o turista pescador possa comprar seus mantimentos para lanche, apetrechos de pesca, lembranças (suvenir’s), bonés, iscas vivas, etc. Ter também serviço disponível de guarda de carreta, estacionamento de veículos, de guias de pesca, de lavagem de lanchas e de descida e subida de lanchas. Este prédio pode também conter espaço de convivência e recepção de visitantes, consistindo em uma sala decorada com painéis informativos sobre as regras normativas do “acordo de pesca comunitário” que devem ser seguidas pelos pescadores esportivos visitantes e informes sobre os melhores pontos de pesca, espécies de peixes esportivos mais encontrados, galeria de fotos de peixes “troféus”, manifestações culturais do local e outros atrativos turísticos do município.

A gestão do Terminal Receptivo do visitante de pesca esportiva é o desafio que a Prefeitura Municipal deve encarar juntamente com o governo estadual e as organizações da sociedade local. Se a administração do Terminal for pública, todos os espaços devem ser ocupados por organizações comunitárias devidamente treinadas para cada função. Se o espaço for administrado por uma Organização Social – OS, a Prefeitura e o governo do Estado devem participar da estruturação da entidade e também garantir a exploração dos espaços físicos pelas associações e cooperativas oriundas da comunidade local.

Segundo a International Ecotourism Society o ecoturismo é definido como a viagem responsável para áreas naturais que conservam o ambiente e melhoram o bem-estar da população local. Na mesma interpretação o turismo de pesca esportiva é aquela viagem em que o pescador visitante quer adentrar áreas aquáticas conservadas, sem ocorrência de pesca comercial e encontrar infra-estrutura de receptivo que atenda as suas necessidades para uma boa pescaria.

As Prefeituras Municipais e o governo do Estado dariam grande contribuição à pesca esportiva se construíssem os terminais nos municípios com potencial para o turismo de pesca. Os terminais receptivos são construções simples que servirão de apoio ao desenvolvimento do conceito de pesca esportiva socialmente correta e promotora de renda na comunidade local.
Fonte: SEPAq

A nova estrutura de gestão pública do Governo do Estado

                            Asdrubal Bentes, da Sepaq, esteve no Seminário.

Centenas de servidores participam do seminário, que deve estabelecer novas metas para a gestão pública


A secretária de Administração, Alice Viana, expôs a nova estrutura da administração estadual, com as secretarias especiais


Helenilson Pontes enfatizou na abertura do Seminário de Gestão Estratégica a importância de uma gestão com metas e compromissos


Um novo modelo de gestão do estado foi apresentado na manhã desta quinta-feira (16), para todos os secretários de governo e gestores da administração direta e indireta, durante o Seminário de Gestão Estratégica do Governo do Estado do Pará, realizado no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O encontro teve como objetivo apresentar os detalhes do programa de gestão do Estado, traçar estratégias para o cumprimento da Agenda Mínima e do Plano Plurianual (PPA) e fazer um resumo da nova estrutura de governo, através das novas cinco secretarias especiais, anunciadas no último sábado (11), pelo governador Simão Jatene. O vice-governador Helenilson Pontes abriu o evento falando sobre a importância de melhorar a gestão da máquina pública do Estado.
“Queremos implantar um modelo de gestão moderno e desenvolvido que atinja metas e cumpra com seus compromissos. Por isso, estamos implantando um novo momento, vamos construir uma administração pública que tenha foco e metas. Essa mudança cultural que a administração pública está sofrendo tem como principal objetivo colocar o cidadão paraense em primeiro lugar” enfatizou.
A secretária de Estado de Administração, Alice Viana, fez uma exposição sobre a macro estrutura de organização. Ela relembrou a situação precária em que a atual gestão encontrou o governo e falou sobre os compromissos atuais do governo, que pretende fazer uma administração competente, participativa e eficaz. Melhorar os perfis dos gastos públicos, intensificar as ações de modernização fazendária e implantar o modelo de gestão estratégica, como instrumento de integração e alinhamento das políticas públicas estaduais, são as principais metas do novo modelo administrativo.

Estrutura

Alice Viana apresentou para o público presente a nova estrutura do Estado, a partir da criação das secretarias especiais. Ficarão vinculados à Governadoria os seguintes órgãos: Casa Civil, Casa Militar, Consultoria Geral do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Auditoria Geral do Estado, Ação Social Integrada ao Palácio do Governo, Secretaria de Estado de Comunicação, Fundação Paraense de Radiodifusão, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Superintendência do Sistema Penal, Departamento de Trânsito do Pará.
À Secretaria Especial de Gestão ficam vinculados: Sead, Sefa, Sepof, Núcleo Administrativo e Financeiro (NAF), Igeprev, Iasep, Escola de Governo do Pará, Loterpa, Ioepa, Prodepa e Banpará. Da estrutura da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção farão parte: Sagri, Sepaq, Adepará, Jucepa, Emater, Ceasa, Paratur e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará. Já à Secretaria de Infraestrutura e Logística ficam vinculadas as secretarias de Transporte, Integração Regional, Obras Públicas, Meio Ambiente, Instituto de Terras do Pará, Arcon, Cosanpa, Cohab.
Às duas secretarias especiais de Proteção e Desenvolvimento Social e de Promoção Social são vinculadas a Seduc, Secult, Seel, Uepa, IAP, Centur, Fundação Carlos Gomes, Fundação Curro Velho, Sespa, Sedes, Seter, Defensoria Pública, Hospital Ophir Loyola, Fundação Santa Casa, Fundação Hemopa, Hospital de Clínicas Gaspar Viana e Funcap.
Alice Viana afirmou que as atribuições das secretarias especiais vão além da coordenação e da articulação de políticas públicas. “As novas secretarias devem formular as diretrizes gerais e incentivar a adoção de mecanismos de gestão que contribuam para elevar a eficiência e a transparência no uso dos recursos públicos”, ressaltou.

Parcerias

Durante o seminário o presidente do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Erick Camarano e o diretor da Symnetics, Rogério Caiuby, falaram de que forma irão colaborar com o planejamento estratégico do governo do Pará. “Percebemos uma vontade muito grande do governador do Pará em querer fazer o melhor e transformar essa administração. Por isso vamos dar todo o apoio e temos certeza que conseguiremos alcançar excelentes resultados”, declarou Erick Camarano.

Diretrizes do governo do Estado do Pará (2011-2014)

1. Buscar a transformação pelo conhecimento

2. Impulsionar a transformação pela produção

3. Retomar o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente

4. Reduzir a pobreza e a desigualdade

5. Justiça e segurança

6. Gestão e governança com transparência e respeito pela coisa pública

7. Promover a articulação político-institucional e a descentralização

Bruna Campos - Secom

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estudo comprova que pegar e soltar é a melhor prática para o pescador esportivo

XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia
Manaus, 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2011

ANÁLISE PRELIMINAR DA TAXA DE MORTALIDADE EM TUCUNARÉS Cichla spp. (TELEOSTEI: CICHLIDAE)
SUBMETIDOS AO SISTEMA PESQUE-E-SOLTE NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AMANÃ (RDSA)

Autor: LOPES, Kelven1;
Pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) (lopeskelven@yahoo.com.br)


 
A pesca esportiva é uma recente prática de pesca vinculada à categoria de pesca amadora, fundamentalmente está baseada na captura e devolução espontânea dos peixes capturados. Na Amazônia, os tucunarés são os principais peixes alvo da pesca esportiva com iscas artificiais na modalidade pesque-e-solte. No entanto, esta atividade de pesca não apresenta estudos indicando o impacto da mesma, tampouco, dados que possam subsidiar medidas de gestão para esta pesca. Neste sentido, este estudo mostra alguns resultados preliminares sobre a taxa de mortalidade em tucunarés Cichla spp. submetidos ao sistema pesque-e-solte. Para avaliar a taxa de mortalidade os peixes foram capturados com iscas artificiais, após a captura foram mensurados, identificados e acondicionados em tanques-rede de oito m3 por um período mínimo de 72 horas. Foram analisados 118 animais, distribuídos em 42 Cichla monoculus, 56 Cichla temensis e 20 Cichla orinocensis. Como resultado, foi encontrado um valor de 4,23% de mortalidade total. A taxa de mortalidade por espécie mostra que o C. temensis teve o maior valor 7,14%, quando comparado com C. monoculus 2,38% não ocorreu mortalidade com a espécie C. orinocensis. As regiões anatômicas de maior ocorrência de fixação do anzol foram, na região bucal externa esquerda com 20,33% precedido da região bucal externa direita/base opercular 19,49% e a região bucal externa direita com 18,64%. Individualmente para as espécies notou-se que C. monoculus apresentou 26,18% de fixação
na região bucal externa direita 19,04% na região bucal externa esquerda e 11,90% na região bucal externa
inferior. Para C. temensis 26,78% de fixação na região bucal direita/base opercular 14,28% a região bucal externa direita e 12,5 % na região bucal externa esquerda. Para C. orinocensis as regiões anatômicas de maior incidência foram, a região bucal externa esquerda e a região externa superior com 20,0%e com 15,0% a região bucal externa direita. Em relação ao número de perfurações foi observado que 33 % sofreram somente uma perfuração 44% com duas perfurações 21% com três perfurações e 2% com quatro perfurações. As regiões anatômicas mais susceptíveis foram, a região ocular e guelras 60% das mortalidades estavam associadas a fixações do anzol na região ocular e 40% associadas a fixações nas guelras. Estes dados, embora preliminares apontam que os tucunarés Cichla sp. apresentam uma taxa de mortalidade no sistema pesque-e-solte relativamente baixa, sendo possivelmente administrada com uma adequada gestão pesqueira. Palavras-chave: pesca esportiva, mortalidade, pesque-e-solte.
Fonte financiadora: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá- IDSM, Projeto Corredores Ecológicos da
Amazonia - MMA.

Comissão de Porto de Moz é vitima de difamação

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto de Moz, Ivanildo Pontes, compareceu nesta quarta feira, 15, à Sepaq para reiterar pedido anterior que foi feito à Secretaria no sentido de conseguir apoio para a atividade pesqueira no municipio, como convênios a fim de instalar tanques para a criação de peixes e melhorar o incremento do pescado no municipio. E denunciou que a visita feita à esta Secretaria no dia 24 de Março, por ele e uma comitiva de politicos de Porto de Moz, todos preocupados com a situação, foi usada de forma difamatória pelo atual prefeito, Berg Campos, e pelo presidente da Colônia de Pescadores, conhecido por Chico Abaeté, comandados pelo vereador Erisvaldo Barbosa. O atual prefeito usou a publicação que foi feita no blog da Secretaria, que divulga todos os fatos do interesse da atividade pesqueira no Estado, tentando jogar os visitantes contra os pescadores, o que, ao contrário, o objetivo foi pura e simplesmente beneficiar os muitos pescadores do municipio, conseguindo infraestrutura e técnicos da Sepaq para orientações e melhorar a comercialização do pescado. A foto é do dia da visita da comitiva ao Secretário Asdrubal Bentes.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sepaq reune em defesa dos prejudicados pelas Barragens

Segmentos ligados à defesa dos municipios atingidos pela construção de barragens no Baixo Tocantins reuniram, nesta terça feira, na Secretaria de Pesca e Aquicultura, preparando normas que serão apresentadas na grande reunião prevista para o municipio de Baião, em Julho próximo, junto à Eletronorte e com representantes do nove municipios do Baixo Tocantins.Numa reunião preliminar, a Eletronorte reconheceu, porém, apenas cinco municipios como prejudicados pelas barragens, que são Cametá, Mocajuba, Igarapé Miri, Baião e Limoeiro, deixando de fora os municipios de Oeiras do Pará, Barcarena, Abaetetuba e Moju. A grande reunião em  Baião, no próximo mês, se destina a efetivar meios que permitam o aumento da produção do pescado na região, hoje prejudicado com o reduzido número de viveiros. Para isso, revela a engenheira agronônoma Maria de Jesus Jorge Rodrigues, é necessário que haja maior número de viveiros, alguns que tiveram a construção paralisada e outros que nem começaram a ser construidos.  A Eletronorte concorda, afirmando que só aumentando o número de viveiros  será possivel aumentar a produtividade do pescado. A reunião na Sepaq foi comandada pelo secretário-adjunto, Henrique Sawaki, e contou, ainda, com Alfonso Rio, diretor de Aquicultura da Secretaria; Professora Cecilia da UFPa, sr. Aladim, de Abaetetuba. e representando a Eletronorte, o sr. Augusto, conforme documenta a foto acima.

Luiz Sérgio substitui Ideli Salvati no MPA


Segundo informações confirmadas desde a última sexta feira, a atual Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti (PT-SC), foi escolhida pela presidente Dilma Rousseff para assumir a coordenação política do governo e comandar a Secretaria de Relações Institucionais.
Ideli substitui o ex-ministro Luiz Sérgio (PT-RJ), que deixou o cargo após críticas de parlamentares sobre a articulação política do governo. Luiz Sérgio (foto) vai para o lugar de Ideli, no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

O “Novo” Ministro…

Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira nasceu em Angra dos Reis, em 9 de abril de 1958. Nos anos 80, juntamente com Lula e tantos outros companheiros, assinou a Carta de São Bernardo, um dos documentos fundamentais da criação do Partido dos Trabalhadores. Metalúrgico, egresso da escola de formação profissional do estaleiro Verolme, ajudou a organizar a oposição sindical, e venceu as eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis em 1984. É Deputado Federal desde 1998, até ser chamado pela Presidenta Dilma, para fazer parte do grupo de articulação política do Governo Federal.

Nota do Blogger: Por enquanto, prometo que não vou entrar na discussão política que envolve essa troca de gestores realizada pela Presidenta Dilma… Falando, especificamente, desse acontecimento e de suas implicações sobre os setores da Pesca e Aquicultura, a única coisa que podemos visualizar é que o novo Ministro, assim como Ideli, não apresenta histórico de ações de maior relevância nos campos da Pesca e Aquicultura Brasileira. Portanto ,assim como Ideli, até pouco tempo atrás, Luiz Sérgio é uma verdadeira incógnita e que, de certa forma nesse momento, sua indicação ao MPA desestabiliza e/ou enfraquece os rumos mais presentes que o Ministério da Pesca e Aquicultura tem buscado efetivar. Cabe ao novo Ministro Luiz Sérgio, assumir com seriedade e disponibilidade, assim como fez sua antecessora, esse importante Ministério do Governo Brasileiro e provar aos mais céticos que tem condições de fazer um bom trabalho na pasta.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pesca esportiva: pronto para relaxar?

Bem galera, hoje vou falar de um esporte que é considerado um atividade muito relaxante, ela se encaixa de forma adequada para pessoas que vivem na correria das grandes cidades, convivendo com o stress e também para quem gosta de pescar, claro né?!

É do conhecimento de muitos que os rios e mares estão cada vez mais sendo prejudicados pela interferência humana nesses ecossistemas, consequentemente os peixes vem sofrendo muito, pois prejudicando o seu hábitat natural a sua capacidade reprodutiva dos animais marinhos caem também. Por isso que foi criada a pesca esportiva, para que os amantes da pesca pratiquem seu esporte preferido sem poder agredir a vida marinha, ou seja, a pesca é realizada só que logo após que o peixe é capturado ele é solto novamente para poder completar seu ciclo de vida.

Pesca esportiva passo a passo

Darei aqui algumas dicas para que você possa praticar a pesca esportiva de forma prazerosa e responsável.

· Primeira dica: Local da fisgada;

As vezes, quando a pescaria é realizada com iscas artificias pequenas, ou iscas vivas há uma grande chance do anzol ficar preso na garganta ou nas guelras dos peixes, caso isso ocorra você deve cortar a linha o mais próximo possível do anzol, pois se tentar retirar o anzol é bem provável que as chances de vida do peixe diminuam.

· Segunda dica: Anzol;

Para que os ferimentos causados ao peixe sejam menores é aconselhável que se use anzóis sem farpa ou que as amasse, além de ser melhor para a saúde do peixe, usar o anzol sem farpa fará com que o pescador aumente a sua técnica de pesca, pois para não deixar o peixe escapar ele terá que manter a linha sempre esticada.

· Terceira dica: teste da linha;

Um outro fator que deve ser levado em conta para poder manter a viva do peixe é que quando a linha é da espessura mínima para a espécie pode fazer com que a captura do animal seja uma verdadeira luta, deixando assim o peixe bem desgastado podendo-o levar à morte. Para que isso não ocorra use sempre uma linha com uma capacidade maior ao indicado para cada espécie, pois matar um peixe que não será comido não é uma atitude esportiva.

· Quarta dica: Profundidade;
É muito importante para mante o peixe a salvo que quando se tiver pescando numa profundidade maior que 9,14 metros não puxe o peixe rapidamente, pois ele sofrerá os efeitos da mudança de pressão rapidamente e acabará morrendo.

· Quinta dica: Mantenha o peixe dentro d’água;

Tente deixá-lo dentro d’água o máximo de tempo possível, pois fora dela o peixe fica cada vez mais sufocado, consequentemente terá danos cerebrais devido a falta de oxigênio no cérebro.

· Sexta dica: Retirando o anzol;

Tente ser o mais rápido possível na retirada do anzol usando alicates de bico, mas você deve lembrar que caso o anzol esteja preso na garganta ou guelra do peixe, você deve deixa-lo lá, cortando apenas a linha.

· Sétima dica: Reavivando o peixe;

Alguns peixes, depois de uma longa batalha, podem flutuar com a barriga para cima. Nestes casos, segure-o por baixo da barriga e mantenha-o na posição horizontal dentro da água. Movimente-o para frente e para trás para que passe água pelas suas guelras, este é um método de respiração artificial. Caso esteja num rio pode colocá-lo contra a correnteza e quando ele se recuperar, solte-o.

· Última dica: Hora da fotografia.

Procure fotografar o seu peixe fisgado, para que sua história não vire uma “história de pescador”, tente fazer isso em pouco tempo para que o seu “troféu” não sofra grandes impactos.

É isso leitores, espero que vocês pratiquem mais a pesca esportiva que é uma atividade que é muito prazerosa, dependendo do local escolhido pode trazer muita tranquilidade ao praticante. Lembre-se pesca esportiva é igual a pescar e depois soltar.

Saiba mais:

Para você que ficou interessado no assunto acesse:

www.pescamadora.com.br

Torneio de Pesca Esportiva será em Jacundá

O município de Jacundá vai realizar o 7° torneio de pesca esportiva para divulgar o potencial do município quanto ao turismo de pesca. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR, organiza o evento para os amantes da pesca do tucunaré e para os iniciantes do esporte de pesca que querem testar suas habilidades competindo com as feras mais dedicadas.


A SEPAq deve fomentar os torneios de pesca como instrumento de divulgação do desenvolvimento da pesca esportiva nos municípios organizadores, mas tem no seu planejamento tornar os municípios como destinos permanentes de visitantes pescadores esportivos.

No segmento torneio, a proposta da SEPAq é, em parceria com a SEEL e PARATUR, estudar a viabilidade de estruturar o Circuito Estadual do Tucunaré, uma competição de pontos alcançados nos diversos torneios realizados no Estado. Ainda está no nível das idéias, depende de cada um para concretizá-la.

"PESCA ESPORTIVA NÃO É SÓ TORNEIO, MAS TORNEIO É PESCA ESPORTIVA"......

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Fenacam aponta retratos e tendências do consumo

O recente desastre nuclear ocorrido no Japão levou o país a reduzir o consumo de camarão, um baque para os exportadores do produto, considerando que o mercado japonês é o segundo maior cliente mundial do setor. O retrato foi apresentado pela pesquisadora da Malásia, Shirlene Anthonysamy, durante palestra ontem no VIII Simpósio Internacional da Carcinicultura, parte da programação da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), que termina hoje no Centro de Convenções de Natal. "Tendências no mercado asiático do camarão" foi o tema central da palestra.
Shirlene enfatizou os japoneses estão temerosos em consumir o crustáceo, contaminado, mesmo sendo proveniente de outros países. "Mas em contrapartida, de 2010 para cá o consumo do produto nos países asiáticos subiu 34%. Só a China produz hoje mais da metade do camarão de cativeiro consumido em todo o planeta", complementou.
A programação científica da Fenacam segue até hoje, juntamente com o congresso científico da WAS. Alguns temas a serem abordados são: "O sucesso da produção de camarão orgânico cultivado no Brasil" e "Situação e tendências atuais da carcinicultura brasileiro.
Dentro da programação também está sendo realizado o Festival Gastronômico de Frutos do Mar, das 12h às 15h e das 19h às 22h, no Pavilhão das Dunas.

A Fenacam ocorre no Pavilhão Morton Mariz de Faria, localizado no Centro de Convenções, com mais de 300 estandes dispostos numa área de 4 mil metros quadrados.
O secretário de pesca e aquiultura do Pará, Asdrubal Bentes, foi um dos participantes do evento em Natal.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Fenacam expõe casos de sucesso e pesquisas

Trabalhadores rurais que se tornaram empresários da aquicultura e pesquisas recentes sobre o aproveitamento de pele de peixe para a confecção de acessórios são alguns dos ingredientes encontrados na Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura - um dos eventos que integram a Feira Nacional do Camarão (Fenacam), no Centro de Convenções de Natal. A feira teve início na última segunda e segue até amanhã.

A Feira ocorre no Pavilhão Morton Mariz de Faria, localizado no Centro de Convenções de Natal, com mais de 300 estandes dispostos numa área de 4 mil metros quadrados. Nesse espaço, empresários brasileiros e estrangeiros expõem serviços e produtos, além de compartilharem conhecimento de novas tecnologias.
Entre os expositores está a Cooperativa dos Aquicultores de Águas Continentais (Coopecon), que a apoia 38 famílias no Baixo Sul da Bahia com assistência técnica. Um dos cooperados presentes na Feira, Lourival Grima, afirma: "eu já fui invasor, assentado rural e hoje sou um empresário da aqüicultura. Minha vida melhorou 100%".
Outro estande que chama a atenção é o da Embrapa, onde acontece uma exposição de casacos, bolsas, e diversos acessórios produzidos com pele de peixe. A pesquisadora responsável, Maria Luiza Souza, assegura que é possível produzir produtos variados a partir do peixe. Além da Feira Internacional, a Fenacam e a WAS 2011 apresentam uma vasta programação técnica, com palestras.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mocajuba tem grandes planos para o setor pesqueiro



Uma comitiva de Mocajuba, liderada pelo secretário de agricultura do municipio, Aldo da Conceição Serrão, e pelo presidente da Câmara Municipal, Ednilton Braga, esteve na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, nesta quarta feira, 8, onde foram recebidos pelo secretário em exercicio, o Adjunto Henrique Sawaki. Integraram a comitiva representantes de vários segmentos da sociedade mocajubense, em particular do setor pesqueiro, presidentes de Associações e de Colônias, com a finalidade de conseguir apoio da Sepaq nos projetos que as entidades têm. O secretário Henrique Sawaki colocou a Secretaria à disposição dos ilustres visitantes, afirmando que tudo o que for possivel, a Sepaq fará "desde que haja recursos", sublinhou.


Mocajuba tem um consumo interno de pescado muito grande, receberndo em torno de 500 toneladas/ano, mas apenas 15% deste montante é produzido no municipio, por isso, disse o Secretário de Agricultura, precisamos do apoio para que possamos incrementar o setor pesqueiro no nosso municipio, frisou. Sawaki pediu que seja feito um projeto pelas Associações de Pescadores de Mocajuba colocando os técnicos da Sepaq à disposição para fornecer as orientações necessárias na elaboração dos referidos projetos.
Nas fotos, o Secretário Sawaki recebe a numerosa delegação de Mocajuba.

Fenacam: produção sustentável é tema de palestra

"Podemos dobrar a produção de camarão em uma década, de forma responsável?" foi o que o palestrante internacional George Chamberlain respondeu durante sua apresentação ontem, segundo dia da Feira Nacional do Camarão (Fenacam), no Centro de Convenções de Natal. Em sua fala, o palestrante acrescentou que "o desenvolvimento da genética do crustáceo dá a possibilidade de produzir mais, em menor tempo. Se a produção demora 100 dias e o empresário consegue obter a mesma produção em 70 dias, ele gastará menos energia e com isso diminuirá os custos da produção e o impacto ambiental". Chamberlain foi o segundo palestrante da programação do VIII Simpósio Internacional de Camarão. A primeira foi a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, que ressaltou a importância de o governo federal investir no setor de pescado no Brasil: "temos uma costa favorável mas uma produção ainda muito ineficiente".

Para a ministra, o crescimento de atividades relacionadas à pesca e piscicultura no Brasil deve continuar sendo incentivado como forma de incrementar a economia e a alimentação do brasileiro.

Além de ministrar a palestra "Políticas Nacionais para o Desenvolvimento da Aquicultura no Brasil", Ideli Salvatti visitou a Feira Internacional de Serviços e Produtos para Aquicultura, onde estão disponíveis 300 estandes com serviços, produtos e novas tecnologias.

A Feira será aberta até a quinta-feira, das 10h30 às 19h. Já as atividades científicas vão até sexta com 70 palestras, workshops, e mini-cursos ministrados por palestrantes de diversos países.
O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, é um dos participantes da Feira e do WAS, o maior evento da piscicultura do mundo.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Iniciadas a WAS e a VIII Feira Mundial do Camarão

Com a presença das maiores autoridades na piscicultura mundial, entre elas o Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, foi iniciado em Natal a VIII FENACAM (Feira Nacional do Camarão), paralela à WAS que é o maior evento da aquicultura mundial, reunindo uma feira de negócios e congressos de diversos segmentos. Em 2011 a WAS vai ser realizada junto com a VIII FENACAM – Feira Nacional do Camarão, tradicional evento de sucesso que é realizado anualmente em Natal/RN. Com isso, Natal tornar-se-á a capital mundial da aquicultura, o lugar perfeito para discutirmos o tema WAS: “Aquicultura para um mundo em transformação”. O programa dos simpósios vai debater os diversos aspectos desse tema, assim como as novidades técnicas na aqüicultura. Eis a programação dos Eventos, nos seus cinco dias.



06/06/2011 - Segunda-Feira

10:00 as 17:00 Inscrições e Entrega de Material

08:00 as 18:00 Cursos Técnicos

18:00 as 19:00 Solenidade de Abertura

19:00 as 21:00 Coquetel de Abertura

07/06/2011 - Terça-Feira

Horário Palestrante Tema Instituíção País

11:30 as 12:00, Ideli Salvatti, National policies for the development of the aquaculture sector in Brazil

(Políticas nacionais para o desenvolvimento da aquicultura no Brasil)

MPA/Ministry of fisheries Brasil

12:00 - 12:30 George Chamberlain Can we double shrimp production in a decade, responsibly? (Podemos dobrar a produção do camarão de uma forma responsável?)

08/06/2011 - Quarta-Feira


08:30 - 09:00 Ana Carolina de B. Guerrelhas Litopenaeus vannamei maturation and larval rearing procedures used by Brazilian industry

(Procedimentos de maturação e larvicultura de Litopenaeus vannamei adotados pela indústria brasileira Aquatec/Genearch Brasil)

09:00 - 09:30 Oscar Hennig Litopenaeus vannamei selective breeding and its impact in Asia shrimp production

(Reprodução seletiva de Litopenaeus vannamei e seu impacto na produção de camarão da Ásia Shrimp Improvment Systems Hawaii LLC USA )

09:30 - 10:00 Patrick Lavens Microbial management for improved hatchery outputs

(Manejo microbiano para obtenção de melhores resultados na larvicultura INVE Bélgica)

10:00 - 10:30 Tzachi Samocha Shrimp nursery technologies

(Tecnologias de berçários de camarão AgriLife Research Mariculture Laboratory USA)

10:30 - 11:00 Coffee Break

11:00 - 11:30 Fernando Garcia Specificity of probiotics in aquaculture, synonymous with efficiency and technology

(Especificidade dos probióticos na aquicultura, sinônimo de eficiência e tecnologia Epicore BioNetworks, INC USA)

11:30 - 12:00 Albert Tacon Recent developments in shrimp feeds and feeding

(Desenvolvimentos recentes na alimentação e nas rações para camarão University Autonoma de Baja California México)

12:00 - 12:30 Audun Lem World top shrimp producers and main markets

(Principais produtores e mercados mundiais de camarão FAO Itália)

09/06/2011 - Quinta-Feira

08:30 - 09:00 Claud Boyd Best management practices for farming marine shrimp

(Boas práticas de manejo para o cultivo de camarão marinho Album Univerity USA)

09:00 - 09:30 Dagoberto Sanchez Nutritional potential of primary productivity on the shrimp farming industry in America”

(Potencial nutricional da produtividade primária na indústria de camarão de cultivo nas Américas" Skretting America Peru)

09:30 - 10:00 Farshad Shishehchian Status of the shrimp culture in Indonesia

(Situação da carcinicultura na Indonésia Blue Aqua International Indonésia)

10:00 - 10:30 Shen Ma Shrimp Farming in China

(O Cultivo de Camarão na China Ocean University of China China)

10:30 - 11:00 Coffee Break

11:00 - 11:30 Marc Campet Intensive shrimp farming in Asia

(Cultivo intensivo de camarão na Ásia Evialis França)

11:30 - 12:00 Robins Mcintosh The Thai shrimp industry- application of science and technology

(A indústria de camarão da Tailândia - aplicação de ciência e tecnologia Charoen Pokphand Foods PLC Tailândia)

12:00 - 12:30 Shirlene Anthonysamy Trends in the Asian shrimp market

(Tendências no mercado asiático de camarão INFOFISH Malásia)

10/06/2011 - Sexta-Feira

08:30 - 09:00 Enox Maia Farming of the marine shrimp, Litopenaeus vannamei, in inland areas in Brazil

(Cultivo do camarão marinho, Litopenaeus vannamei, em áreas continentais no Brasil Aquarium Brasil Brasil)

09:00 - 09:30 Clelio Fonseca Successful production of organic shrimp farmed in Brazil.

(O sucesso da produção de camarão orgânico cultivado no Brasil Aquacrusta Marinha Ltda Brasil)

09:30 - 10:00 Mohanakumaran Nair Farming of freshwater prawns – lessons from India

(Cultivo de camarão de àgua doce - lições da Índia Kerala Agricultural University Índia)

10:00 - 10:30 Thales Andrade Update of significant farmed shrimp diseases in the Americas

(Atualização das principais doenças de importância para o camarão de cultivo nas Américas. CEDECAM/UFC Brasil)

10:30 - 11:00 Coffee Break

11:00 - 11:30 Elizeu Alcantara What is going on in the Mexican aquaculture industry

(O que está acontecendo na indústria de aquicultura mexicana Malta Cleyton México)

11:30 - 12:00 Diego Buenaventura Current state and present perspectives of the shrimp industry in Ecuador

(Estado e perspectivas atuais da indústria de camarão no Equador Puroncogo S.A Equador)

12:00 - 12:30 Itamar Rocha Current status and trends of the Brazilian shrimp farming sector

(Situação e tendências atuais da carcinicultura brasileira)

Fonte: site da Fenacam, Natal.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pará representado no Congresso Mundial de Aquicultura

O Secretário de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, seguiu no último domingo (5) à Natal, no Rio Grande do Norte, com o objetivo de participar do Congresso Mundial de Aquicultura, que será realizado até a próxima sexta-feira (10). O Congresso é realizado pela Sociedade Mundial de Aquicultura, entidade para a qual o biólogo Ricardo Martino, técnico da Fiperj, será empossado presidente durante o evento. Ao todo, estima-se que quatro mil pessoas participem do encontro.

Destes, 500 são especialistas estrangeiros dos setores acadêmico e produtivo. Paralelamente ao evento científico, terá uma feira de negócios com 150 expositores em mais de 200 estandes. Também vai haver uma seção para estudantes, com informações sobre empregos e estágios. O Congresso vai ter, ainda, a apresentação de sete trabalhos científicos de técnicos da área.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Barcarena terá obras para a atividade pesqueira


Buscando recursos e apoio junto à Secretaria de Pesca e Aquicultura para implementar uma série de obras no municipio, estiveram nesta quinta feira no Gabinete do Secretário Asdrubal Bentes, o prefeito de Barcarena, João Carlos Dias e seu vice Renato Ogawa, tratando das obras tidas pela população como urgentes para o desenvolvimento local. Entre as obras que deverão ser construidas em Barcarena, estão um mercado exclusivamente para a comercialização de peixe, uma fábrica de gelo, um trapiche de carga e uma estação de piscicultura, pleitos discutidos com o secretário Asdrubal como passo inicial para a concretização das obras. Segundo o vice prefeito, Renato, "estamos viabilizando a implantação da Coordenadoria Regional do Baixo Tocantins", que hoje é comandada por Fernando Amaral, presente à reunião ao lado do empresário de Marabá, Cândido Neto. Nas fotos, aspectos do encontro.

Pescada gigante de 14 Kilos em Salinas

Pesca de Robalo em Salinas