quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ministro apresenta no Hangar o novo Plano Safra da Pesca e Aquicultura

O secretário especial de Estado de Produção, Sidney Rosa, e o titular da pasta de Pesca e Aquicultura do Estado, Henrique Sawaki, acompanharam o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em uma série de atividades no Pará nesta terça-feira (11). Pela manhã, em Tucuruí, sudeste do Estado, o ministro participou da assinatura de contratos de crédito viabilizados pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

À tarde, em Belém, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Marcelo Crivella apresentou o Plano Safra a centenas de pescadores de todo o Estado, que comemoraram a iniciativa. Segundo o ministro, o plano, lançado em outubro deste ano, tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de crédito para o aumento de produção e a geração de emprego e renda.

O programa vai assegurar mais de R$ 4 bilhões em crédito e investimentos para fortalecer o setor pesqueiro. “Hoje, para a nossa vergonha, nosso país tem importado cada vez mais pescado, embora tenhamos uma das maiores bacias hidrográficas do mundo. Precisamos acordar e tomar posse do que é nosso. Precisamos nos tornar os maiores produtores de pescado do mundo”, destacou.

Além da ampliação do volume de crédito, com juros menores e prazos estendidos, os beneficiados terão assistência técnica para melhor aplicação dos recursos em projetos. O crédito será concedido pelos bancos Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nordeste, Brasil e Amazônia, Caixa Econômica Federal e cooperativas de crédito.

Sidney Rosa destacou a importância do Plano Safra para o Estado. "As ações e políticas do plano igualam o pescador ao produtor rural. É com a criação de peixe que vamos gerar emprego, oportunidades e renda para o Pará", afirmou. Henrique Sawaki frisou que o Plano Safra representa a independência do setor pesqueiro, já que, até então, para conseguir financiamento, os produtores precisavam estar atrelados ao setor agrícola.

“Com o Safra, a produção pesqueira não precisa mais ser adaptada da agricultura ou da pecuária para alcançar os financiamentos, o que, certamente, vai mudar”, explicou, acrescentando que, em todo o Pará, cerca de 185 mil pescadores poderão se beneficiar com a iniciativa.

É gente como o pescador Antônio da Silva, presidente da colônia de pescadores Z-24, de Ponta Pedras, no Marajó. Ele fez questão de participar, junto a outros 50 pescadores da colônia, do evento com o ministro Crivella no Hangar. “Trabalho há mais de 20 anos nesse ramo e nunca vi um plano como esse. Com certeza, vai facilitar muito a nossa vida, pois a nossa maior dificuldade é justamente o acesso ao crédito”, assinalou.
(Elck Oliveira - Secom)