quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Projeto incentiva pesca e aquicultura na Transamazônica e Xingu




Da Redação
Agência Pará de Notícias

Pescadores e aquicultores de Altamira, Vitória do Xingu e Porto de Moz, no oeste do Pará, são o público-alvo do projeto executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) que pretende fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão pesqueira e aquícola nos municípios, visando o desenvolvimento local sustentável e solidário. A ação é resultado de um convênio com o Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA).
Ao todo, 210 famílias de pescadores artesanais e aquicultores familiares serão atendidos pelo projeto e incluídos em políticas sociais que ajudam a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas com a geração de emprego e renda.
O trabalho prevê a realização de cursos de capacitação em organização, formas associativas, beneficiamento de pescado, criação de peixe em tanque rede e acordo de pesca. Para a aplicação das ações será elaborado um diagnóstico junto às famílias, com a realização de visitas técnicas, reuniões e palestras, utilizando gradativamente os princípios agroecológicos como eixo orientador das ações.
Os municípios identificados com grande potencial pesqueiro foram escolhidos para a realização do projeto por conta da grande demanda pelo pescado, tendo em vista estarem localizados na área de influencia da Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída na região do Xingu. A idéia é ampliar as alternativas de produção especialmente para os pescadores que não vão poder exercer as atividades com a construção da usina.
Para a implantação do projeto a Emater realizará entre outras ações, análises para identificar o parâmetro de qualidade da água, o que vai apontar onde e que espécies de peixes poderão ser criadas. “O aumento da demanda tem contribuído para a pesca predatória. Nossa maior preocupação é capacitar as famílias na agregação de valor aos produtos”, disse Simone Gomes, técnica em aqüicultura da Emater.
(Iolanda Lopes - Emater)