quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Ostreicultores receberam equipamentos de trabalho


Dentro da vasta programação cumprida nesta quinta feira, 13, no IV Encontro de Ostreicultura do Nordeste Paraense, além das inúmeras palestras, o ponto alto do evento foi a  entrega de equipamentos para o aumento da capacidade produtiva da ostreicultura paraense, através  da Sepaq, com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura, do Sebrae, da Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, da Marine Equipament e da Rede Nossa Pérola. Uma parceria que vai proporcionar ao trabalhador mais qualidade no manuseio e na produção de ostras no nordeste paraense, segundo revelou Antenor Ferreira, técnico da Sepaq e que comandou a programação no Hangar, Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
"Estes equipamentos, na verdade, pertencem ao projeto através de parceria da Sepaq com o Ministério,  disponibilizando aos ostreicultores, mediante assinatura de um Termo de Cessão de Uso, porém, no final do projeto será feita a doação definitiva, permitindo a que os ostreicultores se tornem independentes", destacou Antenor.
A preocupação maior do Encontro é com o meio ambiente, as licenças ambientais e, por isso mesmo, o eventro reuniu centenas de profissionais ligados às ostras, sejam produtores, empresários e técnicos.
O Ministério da Pesca esteve representado pelo sr. Rafael Roma, responsável pela palestra que abordou a Politica do MPA para a maricultura. Rafael é coordenador de planejamento e ordenamento da Aquicultura em Águas da União Marinhas do MPA.
Outras palestras fizeram parte da programação: a proferida pelo sr. Marcus Vinicius Girotto do Projeto Cultimar (PR), e a palestra "Ostreicultor do Futuro", proferida pelo sr. Leonardo Zayas Fonseca, consultor em Aquicultura. A palestra que seria proferida pelo empresário Sérgio Leão, denominada "Comer ostra é bom?" foi cancelada devido ao falecimento de seu genitor.
Outro momento de destaque na programação foi a premiação para dez ostreicultores do Nordeste do Pará, constante de diversos equipamentos para desenvolver o seu trabalho.
O IV Encontro está inserido na programação da Feira do Empreendor, e conta com apoio do Governo do Estado.
Nas fotos, parte da platéia presente ao Hangar e o representante da Sepaq, Antenor Ferreira.