segunda-feira, 4 de março de 2013

Governo define período que proíbe a saída do pescado do Pará

O decreto que proíbe a saída do pescado, futuramente publicado no Diário Oficial, será no período de 15 a 29 de março. É nesse tempo que será prevista a proibição da exportação de pescado no Pará para garantir o abastecimento de peixe durante a Semana Santa em todo o Estado, além de evitar que o preço do pescado suba demais.
Esta principal medida do decreto foi aprovada por todos os representantes dos órgãos responsáveis pela garantia do peixe na Semana Santa, sob o comando da Sepaq, através de seu titular Henrique Sawaki. A minuta prevê a proibição da venda, comercialização, entre outras ações que evitará a saída do pescado in natura, fresco, resfriado e salgado.

Peixes mais em conta através da ação “Peixe Pra Valer”

Para garantir o pescado à mesa do paraense, será realizada também a Feira do Pescado da Semana Santa, ação intitulada “Peixe Pra Valer”, nos dias 27 e 28 de março. Em Belém, serão 13 pontos de venda: Fundação Tancredo Neves (Centur), Entroncamento, Paróquia São Domingos de Gusmão (Terra Firme), UFPA, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Pedreira), Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças (Icoaraci), galpão da estrada Evandro Bona (Outeiro), Centro Comunitário Nova Marambaia, Curro Velho, UEPA, CEASA, Carananduba (Mosqueiro) e sede da ONG Ação Social Comunidade Amiga (Pratinha). Nos próximos dias a Sepaq confirmará a lista de municípios do interior que participarão da ação.