quinta-feira, 7 de março de 2013

Muito peixe na Semana Santa dias 27 e 28

É grande a expectativa na cidade e interior do Estado em torno do peixe que será vendido durante a Semana Santa. Para garantir este peixe, existe o Decreto do Governo do Estado (a ser publicado em breve) que proíbe a saída do pescado em todo território paraense a partir do dia 15 de março até o dia 29 deste mesmo mês. Os órgãos de fiscalização, como Ibama, Policia Militar e Civil, Policia Fluvial, Embrapa, entre outros, desde agora estão alertas para evitar a exportação ilegal do pescado paraense. Apesar de a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado (Sepaq) não ter a competência de fiscalizar, o seu titular Henrique Sawaki, a diretora de pesca, Jossandra Pinhero, e grande equipe de técnicos coordenam a operação.

Além disso, a Sepaq promoverá dois dias de venda de peixe em 13 pontos distintos da Região Metropolitana de Belém, a partir do Centur (já tradicional e preferido ponto de venda do consumidor) e em vários bairros de Belém como a Terra Firme, na Paróquia São Domingos de Gusmão; Pedreira, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida; Icoaraci na Paróquia ‘São João Batista - Nossa Senhora das Graças’; em Outeiro, no Galpão da Estrada Evandro Bonna, Mangueirão e muitos outros pontos.

Nestes pontos, haverá peixe à vontade na operação denominada ‘Peixe Pra Valer’ que a Sepaq promoverá nos dias 27 e 28 deste mês. As espécies de peixes serão variadas e à preços populares. Outros produtos também serão oferecidos ao consumidor paraense como camarão rosa, ostra, caranguejo, bacalhau desfiado, bolinho de bacalhau, entre outros. Todo ano, esta promoção alcança pleno sucesso atraindo multidões a cada ponto de venda. As vendas começarão a partir das 8 horas da manhã.

Nos interiores, até o momento, 29 municípios já confirmaram presença na ação ‘Peixe Pra Valer’ deste ano. São eles: Santarém, Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, São Miguel do Guamá, Curuçá, Terra Alta, Santo Antônio do Tauá, Água Azul do Norte, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Ourém, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará, Benevides, Castanhal, Soure, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Augusto Corrêa e Tracuateua.



Texto: Sérgio Noronha
Ascom Sepaq