quinta-feira, 28 de março de 2013

"Peixe pra Valer" inicia em 13 pontos em Belém e em 42 no interior

Começou na manhã desta quinta-feira (27), em 13 pontos da Região Metropolitana de Belém e 42 no interior do Estado, a feira do “Peixe pra Valer”, promovida pela Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepaq), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá (Sinpesca). No Centur, um dos pontos de venda localizados em Belém, a população chegou cedo para garantir a variedade. A expectativa é disponibilizar aos consumidores cerca de 41 toneladas de pescado para consumo do feriado da Semana Santa.
 
 O secretário de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki, informou que os descontos estão dentro do previsto para esta época do ano e compatíveis com a inflação. “É importante que a população entenda que peixes filetados acabam sendo mais valorizados que o inteiro e, portanto, possuem valores diferenciados. Ainda assim, os descontos variam de 10 a 30%, podendo chegar até 50%”. A oferta do pesado este ano será 40% maior do que o oferecido ano passado.
 
 A pescada branca, amarela e o camarão rosa são os mais procurados pelos consumidores. O aposentado José Maria Cavalcante (65) saiu de casa cedo para garantir o almoço da Sexta-Feira Santa. “Todos os anos venho na feira do pescado realizada no Centur por conta da proximidade com minha residência. A variedade está atrativa e vou aproveitá-la”, afirmou Cavalcante.
 
 O catador de caranguejo José Roberto Silva integra uma associação de catadores beneficiada pela Sepaq no município de Augusto Correa, no nordeste paraense. Além dele, mais de 900 usuários (pescadores de peixe e camarão) são assistidos e convidados pela secretaria a participar de feiras durante o ano. O incentivo visa fomentar as vendas e as negociações com empresários locais e de outros estados.
 
 “Feiras são oportunidades para vender nossos produtos aos consumidores finais e nos ajudam a aumentar as vendas em até 30%. Temos o objetivo de abastecer alguns restaurantes da região do salgado e de Belém. Nossa associação já visa a exportação para os estados da Bahia e Ceará durante a copa de 2014 e devemos estas vantagens à secretaria. Estamos muito felizes e esperançosos, pois temos caranguejos suficientes para vender”, afirmou o catador.
 
 A Sepaq assiste, ainda, nove Reservas Extrativistas Marinhas no Pará. Para abastecer a feira do “Peixe pra Valer”, mil unidades de caranguejos foram trazidos de Augusto Correa para abastecer os pontos de venda do Centur e do Parque de Exposições do Entroncamento. Os extrativistas de ostras têm a expectativa de comercializar 152 dúzias do molusco durante o feriado.
 
 A maioria das feiras funcionará das 8h às 14h. Mas, alguns pontos de venda, como o da Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), terão horários específicos. Nesse caso, o funcionamento será das 3h às 12h.
 
 Entre os municípios onde acontecerá a feira estão: Santarém, Alenquer, Belterra, Mojuí dos Campos, Tucuruí, Breu Branco, Goianésia, Novo Repartimento, Jacundá, São Miguel do Guamá, Curuçá, Terra Alta, Santo Antônio do Tauá, Água Azul do Norte, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Moju, Ourém, Paragominas, Ananindeua, Marituba, Santa Izabel do Pará, Benevides, Castanhal, Soure, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Portel, Augusto Corrêa, Tracuateua, Capanema, Altamira e Eldorado dos Carajás.
 
 Por conta da divulgação da ação "Peixe Pra Valer", mais quatro municípios resolveram firmar parcerias com a Sepaq para a realização das feiras. São eles: Rondon do Pará, Curralinho, Salvaterra e Santa Luzia. Por conta disso, o número de municípios participantes da ação subiu de 37 para 41. Para atender a população, a Sepaq também irá prolongar o horário de funcionamento das feiras de 8h às 17h.
Texto: Cora Coralina - Secom