sexta-feira, 12 de julho de 2013

Encerra hoje Encontro de Pesca e Aquicultura de Pirabas


Termina nesta sexta-feira (12) o 1o Encontro de Pesca e Aquicultura de Pirabas, localizado em São João de Pirabas. O evento começou na quinta-feira (11) pela manhã com o curso "Piscicultura em viveiros escavados", ministrado pelo técnico em gestão de pesca e aquicultura da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), Ediano Sandes. Compareceram cerca de 60 participantes entre produtores rurais, técnicos da área e muitos pescadores locais interessados no assunto.
O curso tratou de temas essenciais para a pscicultura como a escolha do terreno, a construção de viveiros, a qualidade da água utilizada , manejo alimentar, biometria, entre outros. "A China é um dos maiores produtores de peixe no mundo e a aquicultura é a principal causadora disso. O Brasil pode fazer o mesmo, pois tem esse potencial. O difícil não é montar a estrutura física e sim em pensar em como esses peixes podem ser não só produzidos como também comercializados. É importante visar o lucro", ressaltou Ediano Sandes.
Pela parte da tarde, o curso "O papel da mulher na sociedade" foi ministrado pela gerente de planejamento da Sepaq Silvana Benassuly. Cerca de 30 mulheres pescadoras participaram da programação. Entre os assuntos, destaque para a economia solidária: cooperativismo e associativismo e a importância das mulheres se juntarem para terem representação.
"Achei interessante. Gostei muito porque é uma forma de ter mais conhecimento para produzir mais peixe. Essa é uma ótima iniciativa", revelou a pescadora do município, Maria Helena Trindade. Já o técnico em agropecuária Manoel Santos pôde reciclar conhecimentos. "Deu para me aprofundar e atualizar os conhecimentos que eu já tenho na área da piscicultura", disse. Hoje está sendo realizado a continuação dos mesmos cursos.
O evento, que começou no dia 11, é uma parceria da Sepaq com a prefeitura local. Nos próximos finais de semana de julho a Sepaq ainda fará ciclo de palestras em Curuçá (18 a 20 de julho) e Vigia (25 a 27 de julho). Também começa hoje o 1o Encontro de Produtores Rurais da Região do Salgado também em São João de Pirabas. A Sepaq participará do evento com um estande para divulgação das ações e projetos da secretaria.