terça-feira, 2 de julho de 2013

Sepaq faz programação de julho voltada para balneários e incentivo ao pescador

Nesse mês de julho, alguns dos balneários mais conhecidos pelos paraenses vão receber a Feira do Pescado, além da própria capital paraense. No próximo sábado (6), o município de Soure, localizado no Arquipélago do Marajó, e o bairro da Terra Firme, em Belém, serão sede da feira. A feira ainda volta a ser realizada em Soure no dia 20 de julho. O distrito de Mosqueiro terá a Feira do Pescado nos dias 12 e 13 de julho e Outeiro também receberá a feira no dia 13. Os horários continuarão os mesmos, sempre das 8h às 14h.

Essa é uma estratégia da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) para continuar a oferecer pescado de qualidade por pelo menos 10% mais em conta do que o restante do mercado para a população, que neste mês de julho costuma migrar para os balneários durante os finais de semana. No bairro da Terra Firme, em Belém, a feira será realizada na Paróquia São Domingos Gusmão. Em Soure, será na praça do mercado municipal. Em Mosqueiro, será na praça Cipriano Santos, localizada na Vila. Já em Outeiro, será em um galpão próximo ao estacionamento do distrito, localizado na estrada principal.

Incentivo ao pescador

O mês de julho ainda será de apoio aos pescadores do Estado. Segundo a lei 6.901 de 13/09/2006, que instituiu o segundo domingo do mês de Julho (que este ano cai no dia 14) para comemorar o Dia do Pescador no Estado do Pará, serão realizados seminários organizados pela Sepaq em diversas colônias do interior do Pará: São João de Pirabas (de 11 a 13 de julho, durante o 1° Encontro de Produtores Região do Salgado e o 1° Seminário de Pesca e Aquicultura de Pirabas), Curuçá (18 a 20 de julho) e Vigia (25 a 27 de julho).

Esses seminários visam a valorização do pescador e envolverão temas como boas práticas de manipulação do pescado à bordo e em terra e o papel da mulher na sociedade. A Sepaq ainda fará uma palestra sobre licenciamento ambiental na Exposição Agropecuária de Tucuruí (Expotuc). O evento será realizado de 31 de julho a 4 de agosto deste ano.