sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sepaq marca presença na Agrifal


A Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Pará (Sepaq) marcou presença na Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal), que começou no último dia 3, e vai até hoje (5), de 14h às 22h. Com um estande fixo, durante todos os dias que ocorrem o evento, a Sepaq expõe ao publico amostras de instrumentos utilizados durante a prática da pesca, como o matapi (que é constituído de talas de palmeira, possui formato de funil, e serve como apetrecho para a pesca do camarão), travesseiro e lanterna (instrumentos utilizados para o cultivo de ostras, que as abrigam durante o crescimento), coletor de sementes (feito de garrafa pet), mais alguns contentores (que são utilizados para o transporte de caranguejo).
Ainda, embeleza o local vários recipientes contendo amostras de diversas espécies de camarão da região paraense, além de ostras, em vários estágios de evolução. O público que for prestigiar o estande da Sepaq poderá saborear alguns quitutes de pescado produzidos no Estado como: camarão, ostras, e filé de dourada. Também poderá assistir a vídeos que apresentam os trabalhos que este órgão desenvolve na capital e pelos interiores do Estado. Ao mesmo tempo contará com a apresentação de expositores esclarecendo dúvidas relacionadas à atividade da pesca e outras
A estudante Fernanda Souza, de 21 anos, pôde esclarecer suas dúvidas relacionadas à área para atuação de maior desenvolvimento no mercado de trabalho. Assim como uma curiosidade pessoal, que diz respeito à sensibilidade dos moluscos com a salinidade das águas. Ainda, Fernanda demonstrou satisfação com o trabalho que os técnicos da secretaria desenvolvem com a comunidade ribeirinha, como a capacitação destes pescadores. E aprovou a decoração do ambiente. "Adorei inclusive os quadros artísticos que estão em exposição, confeccionados com conchas de ostras", revelou.