terça-feira, 10 de maio de 2011

BNDES está convencido de que o cultivo de peixes é rentável


Um projeto para aumentar o cultivo de pescado na Amazônia foi discutido nesta segunda, dia 9, entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representantes de nove Estados, entre eles o Pará por meio de seu secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes.

O BNDES fez um estudo sobre o setor e está convencido de que a pesca e a piscicultura são rentáveis.

– A pesca consegue atrair um setor forte e competitivo, além de fazer inclusão dos pequenos produtores. Gera emprego, renda e é uma atividade eficiente – disse o coordenador do Departamento de Relações com o Governo do BNDES, Victor Alexander Contarato Burns.

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, presente na reunião, acredita que a pesca também é uma atividade ambientalmente sustentável porque é possível criar toneladas de peixes sem derrubar uma única árvore.

– Para produzir 200 quilos de carne de boi, você desmata 1 hectare. Se você colocar um 1 hectare de lâmina d'água, você produz algumas toneladas de peixe – afirmou Ideli.

A produção da piscicultura brasileira é, atualmente, de 1,2 milhão de toneladas.

– Com 1% da lâmina d'água que tem hoje na Amazônia já daria [para produzir] 7,5 milhões de toneladas de peixe. Além disso, o selo "peixe da Amazônia" pode agregar valor às exportações — concluiu ela.

A ministra espera ver o projeto de incentivo à pesca e à criação de peixes na Amazônia concluído até o fim do primeiro semestre.

Nota do Blog: o secretário Asdrubal Bentes, que acredita plenamente ser o Pará o maior produtor de pescado do país, tem pregado a grande vantagem que há do empresariado investir na pesca, onde em apenas um hectare produz 7/8 toneladas de pescado, num período de um ano, enquanto no mesmo espaço de terreno, em termos de pecuária, cria no máximo 2 bois, reitera, certeza que é compartilhada pelo própria ministra Ideli Salvatti.
Com informações da Agência Brasil