quarta-feira, 25 de maio de 2011

Torneio de Pesca de Tucuruí atingirá limite de inscrições

O Torneio de Pesca Esportiva do Lago de Tucuruí promete muito para este ano. A principio, a expectativa cristalina é de superar o número de participantes do ano passado, que foi de 58, e até a noite da última terça feira, o atual torneio já havia recebido a inscrição de 53 duplas. Segundo a diretora de eventos da Tortuc, Mariana Bogéa, organizadora do Torneio, de hoje, quarta feira, a sexta feira, quando começará o torneio, a procura será grande, e o limite de 75 duplas sera atingido.


"Não tenha dúvida", garantiu Mariana.

Por enquanto, apenas uma dupla formada só por mulheres está inscrita, formada pela Juiza de Direito de Belém,Ildecy Nazaré de Sousa e Neusilena de Sousa Costa, que é do municipio de Jacundá, mas as duas já formam uma dupla vencedora desde o primeiro torneio, há três anos, tendo, inclusive, participado de competições interestaduais. A maioria das duplas é formada por homens ou mistas.Sobre o torneio mirim, que acontecerá no domingo, as inscrições foram encerradas, porque o limite de 100 crianças foi atingido na terça feira. Este ano, serão 70 filhos de ribeirinhos e 30 crianças de outras regiões. O secretário Asdrubal Bentes já confirmou sua presença e tem como propósito estender o Torneio, que já ultrapassa as fronteiras do país, para outras atividades, não apenas beneficiando o turismo da região. O diretor presidente da Paratur, Adenauer Goes, tambem confirmou sua presença, dizendo que "quero conhecer todas as áreas de pesca a fim de alavancar o setor no Estado". O Torneio tem completo apoio do Governo do Estado.

A programação do III TORTUC acontecerá na sexta feira, 27, a partir das 20 horas com a apresentação da arbitragem e das autoridades. No sábado, às 6 horas, começará o torneio de pescaria, com a presença de 75 duplas.
O entorno do Lago, que fica a 10 Km da cidade de Tucuruí, está com completa infraestrutura para atender aos participantes do Torneio e seus companhantes, ou simplesmente aos amantes da pesca, com a instalação de barracas padronizadas, venda de artesanato e de iguarias, proporcionando a garantia de bom atendimento durante os três dias do evento.
O Lago de Tucuruí fica localizado no Km 11 da BR 422.
O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" . O torneio é realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (APELT), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, cine foto vaz, colonia de pescadores z-32 de Tucuruí, Odebrecht, engenharia de construção; Dow corning, sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará) e Governo do Estado do Pará.
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 91 8163 3329.