segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sepaq e Eletronorte melhoram a vida do Lago de Tucuruí


Com a presença do secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, e do secretário-adjunto, Henrique Sawaki, ao lado de engenheiros da Eletronorte, prefeitos da região (especialmente dos municípios de Tucuruí e Breu Branco), comunidades, colônias de pescadores, cooperativas e sindicatos, começou nesta segunda feira, 2, uma ampla reunião para discutir o projeto de piscicultura de Breu Branco, readequando e ampliando o parque aquícola do município no Lago de Tucuruí. O licenciamento ambiental, a ausência de uma infraestrutura para o escoamento da produção e a aquisição de material não previsto no projeto original são os principais temas da reunião que só terminará nesta terça feira, 3.

Itens não previstos pelo convênio, iniciado no governo passado, serão de responsabilidade da Sepaq. "Nós iremos assumir as despesas com as bombonas, carrinhos de mão e outros equipamentos necessários para a produção", destacou Asdrubal Bentes. A capacitação dos pescadores também deve continuar nesse semestre. "Nós iremos trabalhar para a capacitação completa de 30 pescadores que não conseguiram completar o primeiro módulo", destacou.

Na questão da infraestrutura, estão previstas a construção de uma estrada e de um galpão através de parceria com a prefeitura de Breu Branco. Porém, a Sepaq pretende beneficiar ainda os outros cinco municípios que não são beneficiados atualmente pelo parque. "Nós queremos que Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento também tenham projetos de beneficiamento com o apoio da Sepaq", ressaltou o secretário.

As áreas aquícolas se destinam principalmente a famílias impactadas pela barragem, no rio Tocantins, e pelas duas eclusas de Tucuruí. Os pescadores, que ficaram sem acesso às suas áreas tradicionais de pesca, moram principalmente na comunidade de Breu Branco ou na cidade de Tucuruí. O projeto de piscicultura de Breu Branco é considerado um dos maiores do mundo.