terça-feira, 31 de maio de 2011

Salinas pode ter ponto fixo de venda de caranguejo em julho

Na última segunda-feira (30), no auditório da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), foi realizada uma reunião junto com o representante da Prefeitura de Quatipuru, Antônio Lisboa, o secretário Municipal de Salinópolis, Everaldo, a representante do Sebrae, Ana Abreu, e a equipe da Sepaq liderada pelo diretor de Logística, Ordenamento e Estudos, Alan Pragana. A pretensão foi discutir um ponto de venda fixo de caranguejo vivo proveniente de Quatipuru em Salinópolis, nos finais de semana de julho. A medida é para atender uma demanda dos próprios caranguejeiros da região. “Essa é uma forma de organizar a venda do caranguejo através de um ambiente com estrutura, como basqueta, caminhão frigorífico, aventais, etc”, ressaltou Alan Pragana. Essa iniciativa foi dos próprios caranguejeiros, devido o sucesso das vendas do crustáceo nas Feiras do Peixe Vivo e do Peixe Popular.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Torneio de Pesca de Tucuruí atingirá limite de inscrições

O Torneio de Pesca Esportiva do Lago de Tucuruí promete muito para este ano. A principio, a expectativa cristalina é de superar o número de participantes do ano passado, que foi de 58, e até a noite da última terça feira, o atual torneio já havia recebido a inscrição de 53 duplas. Segundo a diretora de eventos da Tortuc, Mariana Bogéa, organizadora do Torneio, de hoje, quarta feira, a sexta feira, quando começará o torneio, a procura será grande, e o limite de 75 duplas sera atingido.


"Não tenha dúvida", garantiu Mariana.

Por enquanto, apenas uma dupla formada só por mulheres está inscrita, formada pela Juiza de Direito de Belém,Ildecy Nazaré de Sousa e Neusilena de Sousa Costa, que é do municipio de Jacundá, mas as duas já formam uma dupla vencedora desde o primeiro torneio, há três anos, tendo, inclusive, participado de competições interestaduais. A maioria das duplas é formada por homens ou mistas.Sobre o torneio mirim, que acontecerá no domingo, as inscrições foram encerradas, porque o limite de 100 crianças foi atingido na terça feira. Este ano, serão 70 filhos de ribeirinhos e 30 crianças de outras regiões. O secretário Asdrubal Bentes já confirmou sua presença e tem como propósito estender o Torneio, que já ultrapassa as fronteiras do país, para outras atividades, não apenas beneficiando o turismo da região. O diretor presidente da Paratur, Adenauer Goes, tambem confirmou sua presença, dizendo que "quero conhecer todas as áreas de pesca a fim de alavancar o setor no Estado". O Torneio tem completo apoio do Governo do Estado.

A programação do III TORTUC acontecerá na sexta feira, 27, a partir das 20 horas com a apresentação da arbitragem e das autoridades. No sábado, às 6 horas, começará o torneio de pescaria, com a presença de 75 duplas.
O entorno do Lago, que fica a 10 Km da cidade de Tucuruí, está com completa infraestrutura para atender aos participantes do Torneio e seus companhantes, ou simplesmente aos amantes da pesca, com a instalação de barracas padronizadas, venda de artesanato e de iguarias, proporcionando a garantia de bom atendimento durante os três dias do evento.
O Lago de Tucuruí fica localizado no Km 11 da BR 422.
O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" . O torneio é realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (APELT), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, cine foto vaz, colonia de pescadores z-32 de Tucuruí, Odebrecht, engenharia de construção; Dow corning, sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará) e Governo do Estado do Pará.
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 91 8163 3329.



Sepaq acompanha a regularização do Conselho na Sema



Com a presença da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, através de seu titular, Asdrubal Bentes, finalmente o Centro Agroecológico de Assessoria e Educação Popular (CEAP), através de seu conselho gestor, terá sua situação regularizada para ganhar condições legais para atuar e levar o desenvolvimento ambiental, liberação de manejos florestais, etc, para a região dos sete municipios no sudeste paraense,entre eles Tucurui, Breu Branco, Novo Repartimento, enfim. A reunião, comandada pela Secretária do Meio Ambiente, Teresa Cativo, mostrou que faltava o principal para atender ao pleito dos outorgantes, no caso, a Ata da reunião e a eleição democrática de seus membros, o que deve ser  providenciado numa reunião que o Conselho tem marcado para a cidade de Turucuí na quinta feira, 26/05. Porteriomente a esta legalização, a Sema nomeará um novo gerente, de preferência que seja técnico da Secretaria, mas a secretária Teresa Cativo deixou em aberto a possibilidade de ser uma pessoa indicada pela própria CEAP, desde que entrevistado pela cúpula da SEMA. Estiveram, presentes à reunião o Secretário Asdrubal Bentes, que comandou a caravana da região, presidida pela Secretária do Meio Ambiente, Teresa Cativo. Nas fotos, aspectos da reunião.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Colegiado do Caeté expõe problemas à Sepaq



Uma caravana do Território do Caeté, membros do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, veio à Secretaria de Pesca e Aquicultura, onde mativeram longa reunião com o secretário Asdrubal Bentes. Eles integram um Colegiado voltado para abordar os problemas da atividade pesqueira na região do Caeté, informando sobre um projeto apresentado no inicio de 2010 e que até hoje está emperrado, além de lamentar a situação das carteiras de pescador, que os beneficia com o seguro defeso, deixando claro que o setor precisa de investimentos. A comissão protoclou um ofício no qual convida a Sepaq a fazer parte do Colegiado, indicando um técnico para tal, e pediram, ao mesmo tempo, que fosse conseguido um espaço físico em Salinas para que o Colegiado possa funcionar. Estiveram na Secretaria, o coordenador do Colegiado, Edilson Sabino; Paulo Cardoso, membro; Joel Santos, articulador do CSN; Zenita Santana, Secretária de Agricultura do municipio de Bonito; Ney Santos, cordenador em Salinas; Sérgio Sousa de Jesus, presidente da Colônia de Peixe Boi e Denize Carneiro, representante do Sebrae no Colegiado que, nas fotos, documentam a reunião no gabinete do Secretário.

Empresários buscam apoio para a atividade pesqueira

Tem sido uma rotina o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, através de seu titular Asdrubal Bentes, receber visitas de empresários em busca de apoio para a atividade pesqueira nos diversos municpios do estado, a maioria carente de infraestreutura e de condições minimas para o desenvolvimento do setor. Nesta terça feira foi a vez do empresário Mauricio Bastazini, de Altamira, de seu assessor, Ananias Paiva, e de Adalberto Anequino, ex-prefeito de Terra Santa. Foram recebidos pelo secretário e mantiveram entendimentos para incrementar a atividade pesqueira na região, como a construção de tanques-redes porque o que existe por lá está em péssimas condições, necessitando de apoio para sua reconstrução e fazer novos tanques permitindo a pesca e a criação de peixes. Na foto, os visitantes recebidos pelo secretário Asdrubal.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Torneio de Pesca Esportiva no Lago de Tucurui começa sexta feira

Começa na sexta, 27, às 20 horas, o Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí, um evento que faz parte do calendário do turismo paraense e que conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, e de várias entidades. São esperadas 75 duplas de participantes. Ano passado, foram 58, a maioria duplas de homens ou mistas. Este ano, tem uma só dupla de mulheres já está inscrita. No domingo, haverá também o Torneio Mirim com a presença de 100 crianças, 50 delas filhos de ribeirinhos, e uma homenagem às Mães do Lago. Um mega evento patrocinado pelo Governo do Estado com apoio de várias instituições, sob a coordenação geral da Sepaq, da Aseel Nautica e de várias instituições. As Mães do Lago receberão uma homenagem especial no domingo, enquanto a criançada participará de ginkanas, brincadeiras diversas, oficinas e do torneio, também no domingo. A finalidade deste torneio juvenil é para educar à atividade pesqueira, levando em conta a campanha do pesque e solte. Até esta segunda feira, 23, estavam inscritos pescadores de vários estados como São Paulo, Goiânia, Rondônia e Distrito Federal, e dezenas de pescadores paraenses. Além do secretário Asdrubal Bentes, já confirmaram presença os prefeitos de Tucuruí, Breu Branco e Jacundá, e o diretor presidente da Paratur, Adenauer Góes. A abertura oficial do Torneio acontecerá na sexta feira, às 20 horas, com a apresentação da arbitragem e das autoridades presentes. O inicio da pescaria será às 6 horas de sábado. Neste mesmo dia, equipes da Sema e da Eletronorte ministrarão palestras e ações educativas para crianças de várias escolas da região, brincadeiras e oficinas. No entorno do Lago, há estrutura suficiente para os participantes e convidados, com a oferta de barracas, e o comércio de artesanato e iguarias.O Lago de Tucuruí fica localizado no Km 11 da BR 422, logo na entrada da Vila Permanente.


Para o secretário de pesca e aquicultura, Asdrubal Bentes,o torneio precisa alcançar uma maior abrangência, além da relacionada ao setor turístico da região. Este é o propósito do secretário, que tem certeza do apoio do governador Simão Jatene para alcançar este objetivo.

O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" . O torneio vai acontecer no período de 27 a 29 de maio realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (APELT), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, cine foto vaz, colonia de pescadores z-32 de Tucuruí, Odebrecht, engenharia de construção; Dow corning, sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará) e Governo do Estado do Pará.

As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 91 8163 3329.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Secretário recebe comendas da Justiça Federal


                                    
                                                        Asdrubal usa da palavra para agradecer as homenagens


 
                                       Asdrubal recebe placa das mãos do juiz federal, João Cesar Otoni
                                            Asdrubal ouve referências elogiosas no discurso do desembargador Olindo Menezes.
Asdrubal, na mesa diretora da cerimônia.


O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, recebeu duas comendas em cerimônia promovida pela Justiça Federal: uma plaqueta conferida pela OAB e outra pela própria Justiça Federal em reconhecimento ao apoio que o Secretário, quando parlamentar federal, sempre deu à Justiça, notadamente para a construção do prédio, agora inaugurado. Foi um agradecimento da Justiça Federal, através do Desembargador Olindo Menezes, presidente, diante dos recursos liberados para Marabá frutos de emendas parlamentares de Asdrubal Bentes. O prédio foi concluido na gestão do Juiz Carlos Haddad, o autor do pedido da Emenda Parlamentar.
    Ampliação -  A Justiça Federal vai ampliar, a partir desta semana, sua atuação no interior do Pará. Nesta quinta-feira (19), a Subseção de Marabá, que está em funcionamento desde 1996,  inaugurou seu novo prédio e passou a contar com mais uma vara, a segunda em sua estrutura. A nova unidade julgará somente ações de natureza ambiental e agrária. Na sexta-feira (20), foi inaugurada a Subseção de Redenção, no sul do Estado, que inicialmente vai contar com uma vara e terá jurisdição sobre 15 municípios, onde residem cerca de 470 mil pessoas.
Com a instalação da Vara de Redenção, a Justiça Federal amplia sua presença para cinco municípios do interior, uma vez que, além de Marabá, já existem subseções funcionando em Castanhal, na região nordeste do Estado, em Santarém, região oeste, e em Altamira, região sudeste do Pará. Para o próximo ano, estão previstas a instalação de mais duas subseções, uma em Paragominas e outra em Tucuruí, além da segunda vara em Santarém e de mais um Juizado Especial Federal (JEF) – que julga pequenas causas – em Belém.
O juiz federal substituto Bruno Augusto Santos Oliveira, que até agora vinha atuando na 27ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, é quem vai responder, inicialmente, pela Subseção de Redenção. A vara, segundo portaria da Presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília (DF), terá competência geral, ou seja, apreciará processos criminais, cíveis e de execução fiscal, e ainda vai contar com um Juizado Especial Federal Adjunto cível e criminal.
A nova subseção vai abranger, além de Redenção, mais 14 municípios: Água Azul do Norte, Bannach, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Ourilândia do Norte, Pau D’Arco, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.
 Prédio - As novas instalações da Justiça Federal em Marabá custaram R$ 3,3 milhões. O novo prédio tem 1.825 metros quadrados de área construída, com três pavimentos, sendo o térreo e dois pavimentos superiores, além dos demais anexos.

A 2ª Vara da subseção ficará sob provisoriamente a responsabilidade do juiz federal Carlos Henrique Borlido Haddad, que é lotado na Subseção de Montes Claros (MG). A competência da nova unidade inclui todas as ações (cíveis, criminais e de execuções fiscais) que tenham relação com questões ambientais e agrárias, segundo portaria do TRF da 1ª Região. À frente da 1ª Vara continuará o juiz federal João César Otoni Matos, que também é diretor da Subseção.

Com a instalação da Vara de Redenção, a Subseção de Marabá perde a jurisdição sobre os 15 municípios que agora passarão a ser abrangidos pela nova unidade. Com isso, as duas varas de Marabá passarão a julgar ações de 21 municípios: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Breu Branco, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucuruí e Eldorado dos Carajás, além de Marabá.
Com informações da Seção de Comunicação Social
Justiça Federal
Fotos: Evangelista Rocha

Sepaq já começou a chipagem de peixes

Henrique Sawaki sendo cumprimentado pelo secretário Asdrubal Bentes

Dentro do moderno sistema de chipagem, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará começa a monitorar os peixes nos rios da Amazônia, através do setor de Chipagem e Tecnologia da Sepaq. A primeira espécie já chipada é o Tambaqui, operação realizada na Estação de Piscicultura de Santa Rosa, em Santarém (Pará), sob a coordenação do biólogo Zacarias Oliveira, técnico da Secretaria. A chipagem tem a finalidade de fazer a marcação (microchipagem) do peixe que servirá como identificação genética por meio de análise do DNA, em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que tem o biólogo Jonas da Paz Aguiar como coordenador. O Secretário-adjunto da Sepaq, Henrique Sawaki, mostra-se animado com o processo, garantindo que é um grande avanço na preservação da espécie. Depois do Tambaqui, mais duas espécies serão chipadas, entre elas o Pirarucu. Esta chipagem é a primeira que se realiza no Brasil.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Superintendência suspende atendimento no Pará

Assinado pelo superintendente da Pesca no Pará, Fernando Lauande, foi enviado à Sepaq o seguinte comunicado:

"A superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Pará na semana de 23/05/ a 27/05 não fará atendimento ao público para que possamos fazer esforço concentrado nas análises de documentos de pescadores/Colônias devido ao grande volume de processos que se encontram na superintendência atualmente".
O Órgão solicita que seja divulgada essa informação para todos os interessados, inclusive para a alta cúpula da Secretaria.
(Atenciosamente, Fernando Lauande
Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura - Pará)

Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí: Sepaq pensa alto

Para o secretário de pesca e aquicultura, Asdrubal Bentes (foto), o torneio de pesca esportiva do lago de Tucuruí precisa alcançar uma maior abrangência, além da relacionada ao setor turístico da região, é o propósito do secretário, que tem certeza do apoio do governador Simão Jatene para alcançar este objetivo.


O Torneio de Pesca Esportiva de Tucuruí é um instrumento de divulgação do potencial do município para o turismo de pesca esportiva, além de ser a oportunidade de internalizar na consciência de todos, a necessidade de aderir ao movimento do "pesque e solte" . O torneio vai acontecer no período de 27 a 29 de maio realizado pela Associação dos Pescadores Esportivos do Lago de Tucuruí (APELT), sob o patrocínio da própria Associação, da Eletrobrás (Eletronorte), prefeitura de Tucurui, SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Paratur, Sistema Floresta de Comunicação, cine foto vaz, colonia de pescadores z-32 de Tucuruí, Odebrecht, engenharia de construção; Dow corning, sepaq (Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará) e Governo do Estado do Pará.
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.tortuc.com.br/ e informações através dos telefones 91 3778 4559 - 94 9136 0237 e 91 8163 3329.

Baião apresenta projetos para a pesca


Munidos de projetos para o setor pesqueiro, representantes do municipio de Baião estiveram nesta quinta feira, 19, na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, onde mantiveram entendimentos com o secretário Asdrubal Bentes e apresentaram os projetos para um estudo técnico de suas viabilidades ao secretário-adjunto, Henrique Sawaki. Pelo municipio de Baião, estiveram José Maria Vieira Dutra e Ednaldo Vieira Ramos, acompanhados de Edilson Roberto de Araujo, este representando o municipio de Mãe do Rio. Os projetos foram encaminhados ao secretário adjunto Henrique Sawaki para avaliações e estudos técnicos. O diretor administrativo-financeiro da Sepasq, Luiz Sérgio Borges, também esteve na reunião. As fotos documentam a visita.

Vereadores de São Félix fazem visita técnica à Sepaq


Uma comitiva de vereadores de São Félix do Xingu esteve nesta quinta feira, 19, na Secretaria de Pesca e Aquicultura, reunindo com o Secretário Asdrubal Bentes, com objetivo principal de discutir a viabilidade de implantar um projeto de tanque/rede e de tanque/escavado, incrementando a atividade pesqueira no municipio. A Sepaq costuma oferecer a coordenação técnica, infraestrutura necessária e apoio de seus técnicos para tornar possivel a execução do empreendimento. É o que vai acontecer, porque o municipio é um dos maiores produtores de pescado da região, e terá orientação da Sepaq no sentido de não apenas pescar mas, sobretudo, incentivar a criação de peixes. Estiveram na Sepaq os  vereadores de São Félix,Faustino Santos da Silva, Gonçalo Sousa Araujo, Carlos Roberto Abreu Moreira; o secretário adjunto de Governo do municipio, Hélio Soares de Pina; o diretor da Sedurb do Governo do Pará, Lincoln Carr; o assessor da Prefeitura, Jesaias Calderaro, acompanhados do vereador da Câmara Municipal de Belém, José Scaff Filho. O prefeito de São Félix é Antonio Levino. Nas fotos, aspectos da visita.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Aclep visita Secretário de Pesca

O secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, recebeu nesta quarta feira, 18, o presidente da Aclep, jornalista Géo Araujo, e seu vice, Nildo Matos. Eles apresentaram ao secretário propostas para uma ampla parceria com a Secretaria, com intenções de estendê-la ao Governo do Estado, atendendo ao projeto da classe de cronistas esportivos de assistência às comunidades que residem no entorno da sede campestre da Aclep. O secretário recebeu o projeto com simpatia e garantiu que vai providenciar uma audiência com sua Exa. o Governador do Estado. Na foto, os dirigentes da Aclep com o Secretário Asdrubal.

Festival de Inhangapi será em Junho

A prefeitura municipal de Inhangapí e a EMATER-PARÁ, em parceria com demais colaboradores, têm a honra de anunciar a realização do V FEPAMI – Festival Pró-Ambiente de Inhangapí, nos dias 16 e 17 de Junho próximo. Na ocasião, será realizado o I CARINHO – Campanha de Limpeza e Proteção do Rio Inhangapí, II CONJARDIN – Concurso de Jardinagem de Inhangapí; IV OFICINA PRÓ-PIRÁ – Educação Ambiental Aquática para Crianças e Adolescentes; VI EXPO FLOR-Exposição de Flores e Plantas Nativas de Inhangapí; e VIII EXPO PIRÁ – Exposição de Peixes Nativos da Bacia do Rio Inhangapí.
A presença de todos é fundamental para o sucesso deste evento, que objetiva a defesa do meio ambiente por meio de atividades educativas diversificadas e do incentivo às práticas sustentáveis em prol da melhoria de qualidade de vida da população da Amazônia.

DATA: 16 E 17 DE JUNHO DE 2011
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL
INHANGAPÍ-PARÁ-AMAZÔNIA-BRASIL

Asdrubal convidado para os 20 anos do 1º título brasileiro

O Paysandu vai festejar, com grande pompa, os 20 anos da primeira conquista de titulo brasileiro, evento marcado para o dia 26 de Maio, e uma grande programação está sendo montada, reunindo os principais personagems daquele feito. O presidente  do clube, naquele ano (1991), era o atual secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, que nesta quarta feira, recebeu a visita de dois dos organizadores do evento, Edivaldo Meirelles e Olivio Câmara, que vieram à Sepaq trazer o convite oficial para a cerimônia. Asdrubal se mostra orgulhoso por ter sido o presidente da primeira conquista do Paysandu, relembrando com satisfação momentos importantes daquela temporada. Além de Asdrubal, deverão estar presentes o treinador do time, Joel Martins, e um dos principais jogadores da época, o artilheiro Cacaio, eterno idolo da torcida alvi azul. Na foto, Edivaldo e Olivio entregando o convite a Asdrubal.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Tracuateua vai melhorar o rendimento do pescado


Procurando informações e recursos que viabilizem a atividade pesqueira no municipio, estiveram no Gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, o prefeito de Tracuateua, Nelson Pinheiro, o vice prefeito, Fausto Gomes, e Zezinho Lima, onde mantiveram proveitosos entendimentos, falando sobre colônias e associações de pescadores, de suas dificuldades e de suas ações. Tracuateua tem uma grande produção de pescado, que precisa ser melhor comercializada. A Secretaria garantiu que vai ajudar o municipio. Nas fotos, a comitiva e o prefeito e o vice com o secretário Asdrubal.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Sepaq faz proposta de novas cadeias produtivas no Pará

Ontem, às 9h30 da manhã, foi realizada uma reunião junto com técnicos e diretores da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) para discutir o projeto de inclusão sócio-produtivo no Pará junto com representantes do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). Trata-se da elaboração de cadeias produtivas no Estado. A proposta da Sepaq é criar três cadeias produtivas.

Uma é de pescado para a região do Marajó envolvendo 16 municípios com unidades de salga do camarão e criação de peixes em tanque rede. A pesca artesanal do caranguejo deverá ser desenvolvida no município de Quatipuru e Bragança através de uma fábrica de beneficiamento da massa do crustáceo e o desenvolvimento da logística de transporte do caranguejo vivo. A terceira proposta é a construção de uma fábrica para beneficiar a farinha de piracuí, em Santarém.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sepaq e BB discutem linhas de crédito para a atividade rural

Em uma reunião na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, comandada pelo secretário-adjunto, Henrique Sawaki, foram apresentadas as linhas de crédito que estão disponíveis no Banco do Brasil, com o detalhamento de montante máximo a ser acessado, taxa de juros, prazo de carência e finalidade do recurso. Na oportunidade, também foi discutido o DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável, que é uma metodologia desenvolvida pelo Banco do Brasil com a finalidade de direcionar o crédito responsável dentro de uma cadeia produtiva que é identificada com a metodologia.

Na oportunidade, ficou registrada que será amadurecida a idéia dentro da SEPAq, e posteriormente marcada mais uma reunião para dar inicio aos trabalhos.

Participaram da reunião: Henrique Kiyoshi Sawaki – Secretário Adjunto

Alan Dias Pragana – Diretor de Ordenamento, Logística e Estudos - SEPAq
Alfonso Marcos Rios – Diretor de Aquicultura - SEPAq
Sérgio Jesus – Banco do Brasil
Rogério Mota – Banco do Brasil
Antenor Ferreira – Técnico SEPAq
Thiago Neves Cruz – Engenheiro de Pesca – SEPAQ
Lahire Dillon Figueiredo Filho – Assessor Técnico – SEPAq
Maria de Jesus Jorge Rodrigues - Coordenadora de Pesquisa – SEPAq
Nonato Teixeira – Embrapa e
Jossandra Carvalho da Rocha Pinheiro – Engenheira de Pesca – SEPAq

terça-feira, 10 de maio de 2011

BNDES está convencido de que o cultivo de peixes é rentável


Um projeto para aumentar o cultivo de pescado na Amazônia foi discutido nesta segunda, dia 9, entre o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e representantes de nove Estados, entre eles o Pará por meio de seu secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes.

O BNDES fez um estudo sobre o setor e está convencido de que a pesca e a piscicultura são rentáveis.

– A pesca consegue atrair um setor forte e competitivo, além de fazer inclusão dos pequenos produtores. Gera emprego, renda e é uma atividade eficiente – disse o coordenador do Departamento de Relações com o Governo do BNDES, Victor Alexander Contarato Burns.

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, presente na reunião, acredita que a pesca também é uma atividade ambientalmente sustentável porque é possível criar toneladas de peixes sem derrubar uma única árvore.

– Para produzir 200 quilos de carne de boi, você desmata 1 hectare. Se você colocar um 1 hectare de lâmina d'água, você produz algumas toneladas de peixe – afirmou Ideli.

A produção da piscicultura brasileira é, atualmente, de 1,2 milhão de toneladas.

– Com 1% da lâmina d'água que tem hoje na Amazônia já daria [para produzir] 7,5 milhões de toneladas de peixe. Além disso, o selo "peixe da Amazônia" pode agregar valor às exportações — concluiu ela.

A ministra espera ver o projeto de incentivo à pesca e à criação de peixes na Amazônia concluído até o fim do primeiro semestre.

Nota do Blog: o secretário Asdrubal Bentes, que acredita plenamente ser o Pará o maior produtor de pescado do país, tem pregado a grande vantagem que há do empresariado investir na pesca, onde em apenas um hectare produz 7/8 toneladas de pescado, num período de um ano, enquanto no mesmo espaço de terreno, em termos de pecuária, cria no máximo 2 bois, reitera, certeza que é compartilhada pelo própria ministra Ideli Salvatti.
Com informações da Agência Brasil

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Torneio Esportivo de Pesca agita Tucuruí

O TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA DE TUCURUÍ É UM INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DO POTENCIAL DO MUNICÍPIO PARA O TURISMO DE PESCA ESPORTIVA, ALÉM DE SER A OPORTUNIDADE DE INTERNALIZAR NA CONSCIENCIA DE TODOS, A NECESSIDADE DE ADERIR AO MOVIMENTO DO "PESQUE E SOLTE" .O TORNEIO VAI ACONTECER NO PERIODO DE 27 A 29 DE MAIO REALIZADO PELA ASSOCIAÇÃO DOS PESCADORES ESPORTIVOS DO LAGO DE TUCURUÍ, SOB O PATROCINIO DA PRÓPRIA ASSOCIAÇÃO, DA ELETROBRÁS (ELETRONORTE), PREFEITURA DE TUCURUI, SEMA (SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE), PARATUR, SISTEMA FLORESTA DE COMUNICAÇÃO, CINE FOTO VAZ, COLONIA DE PESCADORES Z-32 DE TUCURUÍ, ODEBRECHT, ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO; DOW CORNING, SEPAQ (SECRETARIA DE PESCA E AQUICULTURA DO PARÁ) E GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.
AS INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS ATRAVÉS DO SITE http://www.tortuc.com.br/ E INFORMAÇÕES ATRAVÉS DOS TELEFONES 91 3778 4559 - 94 9136 0237 E 91 8163 3329. ACIMA, O CARTAZ ALUSIVO AO TORNEIO.

Asdrubal participa de reunião do Ministério e BNDES


Dirigentes e técnicos do Ministério da Pesca e Aquiculutura (MPA) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) reúnem-se hoje, a partir das 8 horas, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com secretários de Estado da região amazônica para discutir estratégias de financiamento do Fundo Amazônia/BNDES e oportunidades para o desenvolvimento da aquicultura e pesca nos Estados da Amazônia Legal.
Participam da reunião a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrúbal Bentes (foto), e os titulares das secretarias no Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. A intenção do MPA a partir desse encontro é intensificar a aquicultura (cultivo de pescado em cativeiro) como ação de desenvolvimento sustentável na produção de peixes na região. Entre as propostas estão intensificar a aquicultura em reservatórios e a criação do selo Pescado da Amazônia.

O MPA justifica essa meta de expansão das atividades do setor afirmando que a região amazônica envolve 8,5% da água doce do planeta e pode produzir de forma sustentável 7,5 milhões de toneladas de pescado - quase seis vezes a atual produção nacional -, apenas aproveitando 1% de seus recursos hídricos, a partir de um planejamento e execução integrados dos atores envolvidos no Plano Amazônia de Desenvolvimento Sustentável.

"A pesca e a aquicultura são de geração de ricas proteínas, alimentos fundamentais para as políticas nacionais de segurança alimentar e nutricional. O aumento da produção de pescado é um caminho importante também na luta pela erradicação da miséria. Além disto, são segmentos econômicos promotores de geração de riqueza e renda para o País. E o melhor: sem qualquer desmatamento, de maneira sustentável", salientou a ministra Ideli Salvatti. A aquicultura cresce no Brasil cerca de 12%, o dobro em relação a crescimento mundial, calculado na média de 6% ao ano, segundo levantamento do MPA.
Fonte: Jornal Amazônia

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sepaq esclarece: carteira é com a Superintendência

Em virtude de sucessivas noticias sobre a emissão da Carteira de Pescador, produto da suspensão ordenada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, ano passado, a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará orienta a todos os pescadores do Estado que o tema em questão é tratado com exclusividade pela Superintendência, que representa no Pará o Ministério. A Superintendência de Pesca e Aquicultura, em Belém, funciona no bairro do Sousa, Avenida Almirante Barros, 5384, atendendo pelo telefone 3243 4360 e 3243 4315.

Desde quando assumiu a Sepaq, o secretário Asdrubal Bentes pensa em trazer para a Secretaria esta missão. Asdrubal reconhece que os pescadores estão estritamente ligados a Secretaria, para onde se dirigem de todos os municípios do Estado. Por isso mesmo, a Sepaq já iniciou a implantação de escritórios em diversos municípios (o primeiro a ser beneficiado foi Salinópolis, já em funcionamento) permitindo aos pescadores do Estado a solução de seus diversos problemas. A emissão de carteiras está suspensa desde o final do ano passado quando eclodiu o escândalo da distribuição indiscriminada para efeito de receber o defeso-seguro. O procedimento revelou um grande esquema de fraude para beneficiar pessoas que não exerciam a profissão de pescador.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Oeiras do Pará propõe escritório da Sepaq no municipio

O próprio prefeito do municipio de Oeiras do Pará, Edivaldo Nabiça, acompanhado de seu assessor, Sebastião Wanzeller, estiveram no gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura, Asdrubal Bentes, onde discutiram assuntos relacionados à atividade pesqueira, aproveitando para propor à Sepaq a instalação de um escritório da Secretaria em Oeiras, em parceria com a entidade. A instação de representações da Sepaq no maior número de municipios é um dos objetivos do secretário Asdrubal Bentes como melhor solução para incrementar a atividade pesqueira no Estado, fazendo prevalecer aquilo que as estatísticas escondem - o Pará, na verdade, é o maior produtor de pescado do Brasil. E só com um trabalho desta natureza, fazendo aparecer as ações e o volume de pescado, é que conseguiremos reverter estas pesquisas, afirmou Asdrubal, que, na foto, aparece com os visitantes e com João Medeiros.

Irituia tem quatro Associações em 139 comunidades

Acompanhado do ex-prefeito de Cametá, João Medeiros, e de Vicente Maciel, presidente da Asssociação Comercial de Abaetetuba e delegado do Conselho Regional de Contabilidade, do Baixo Tocantins, esteve no Gabinete do Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, o cidadão de Irituia, Miguel de Amorim, tratando de conseguir meios junto à Sepaq para estruturar as quatro Associações de Pescadores que existem no municipio. Muito já foi feito pelo sr. Ademir como, por exemplo, reunir os pescadores e todas as familias do municipio em 139 comunidades distribuidas em quatro áreas distintas que ficam responsáveis pelo tratamento do açude e de sua produção, o que vem dando resultados na geração de emprego e renda. Em breve, o Secretário Asdrubal Bentes, que aparece na foto com os ilustres visitantes, estará em Irituia fomentando ainda mais o progresso da atividade pesqueira no municipio.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sepaq auxilia colônia de pescadores de Itupiranga

Na manhã desta terça-feira (3), representantes da colônia de pescadores Z-44 do município de Itupiranga foram recebidos pelo diretor administrativo-financeiro da Sepaq, Luiz Sérgio Borges, para que fossem esclarecidos sobre os encaminhamentos do cadastramento dos pescadores.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Sepaq e Eletronorte melhoram a vida do Lago de Tucuruí


Com a presença do secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Asdrubal Bentes, e do secretário-adjunto, Henrique Sawaki, ao lado de engenheiros da Eletronorte, prefeitos da região (especialmente dos municípios de Tucuruí e Breu Branco), comunidades, colônias de pescadores, cooperativas e sindicatos, começou nesta segunda feira, 2, uma ampla reunião para discutir o projeto de piscicultura de Breu Branco, readequando e ampliando o parque aquícola do município no Lago de Tucuruí. O licenciamento ambiental, a ausência de uma infraestrutura para o escoamento da produção e a aquisição de material não previsto no projeto original são os principais temas da reunião que só terminará nesta terça feira, 3.

Itens não previstos pelo convênio, iniciado no governo passado, serão de responsabilidade da Sepaq. "Nós iremos assumir as despesas com as bombonas, carrinhos de mão e outros equipamentos necessários para a produção", destacou Asdrubal Bentes. A capacitação dos pescadores também deve continuar nesse semestre. "Nós iremos trabalhar para a capacitação completa de 30 pescadores que não conseguiram completar o primeiro módulo", destacou.

Na questão da infraestrutura, estão previstas a construção de uma estrada e de um galpão através de parceria com a prefeitura de Breu Branco. Porém, a Sepaq pretende beneficiar ainda os outros cinco municípios que não são beneficiados atualmente pelo parque. "Nós queremos que Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento também tenham projetos de beneficiamento com o apoio da Sepaq", ressaltou o secretário.

As áreas aquícolas se destinam principalmente a famílias impactadas pela barragem, no rio Tocantins, e pelas duas eclusas de Tucuruí. Os pescadores, que ficaram sem acesso às suas áreas tradicionais de pesca, moram principalmente na comunidade de Breu Branco ou na cidade de Tucuruí. O projeto de piscicultura de Breu Branco é considerado um dos maiores do mundo.