quarta-feira, 7 de março de 2012

A despesca de mais de 8 mil quilos de pirarucu

Aconteceu no último sábado dia 25 na Fazenda Marajó Pará, distante 33 quilômetros de Conceição do Araguaia, a despesca de 8.200 quilos de Pirarucu extraídos dos tanques que irão abastecer parte do mercado nacional que também serão comercializados em outros países, através do frigorífico “Mar Terra”, um dos maiores da América Latina, com sua matriz no estado do Mato Grosso do Sul.


A propriedade pertence ao presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (AQUICON), Júnior Queiroz, que juntamente com o sr. Manoel Vitória são pioneiros na criação do Pirarucu em Conceição do Araguaia.

A piscicultura tornou-se um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia com méritos aos pioneiros, à vinda do engenheiro de pesca da EMATER Tiago Catuxo; a criação da AQUICON; ao projeto do desenvolvimento da piscicultura realizado pelo SEBRAE no município, ao apoio da SEPAQ e a Marco Aurélio do SEBRAE.

A despesca foi acompanhada por ilustres autoridades como a Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE, Newman Costa, que foi à Conceição do Araguaia acompanhada pelo Coordenador da UNAB (Unidade de Agrobionegócios do SEBRAE/Pa); pelo gestor regional do Programa de Aquicultura do SEBRAE na região do Araguaia Marco Áurélio; representando a SEPAQ (Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, Coordenador Regional de Pesca e Aqüicultura Juvenal Sousa Costa e mais gerentes e gestores de Projetos do SEBRAE de cidades vizinhas.
A comitiva ficou entusiasmada com o Projeto de Produção do Pescado no município evidenciando e firmando apoio da SEPAQ e SEBRAE de assistência e orientações, atribuindo aos criadores o sucesso dos resultados obtidos.
A previsão é de que nos próximos 15 dias seja realizada mais uma despesca no município com o apoio dos mesmos órgãos.