sexta-feira, 2 de março de 2012

Marcelo Crivella assumiu Ministério da Pesca

O novo ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), usou seu discurso de posse para homenagear o ex-presidente José Alencar, morto no ano passado vítima de um câncer. De acordo com o agora senador licenciado, “o eterno presidente de honra do PRB” inspirou o Brasil. Em um discurso emocionado, Crivella embargou a voz ao dizer que a presidente Dilma Rousseff “não se afastou das estratégias do (ex) presidente Lula e José Alencar”. Muito aplaudido, ele disse que essa fidelidade faz o Brasil viver “um novo tempo”.
Ele pediu licença para quebrar o protocolo e dedicar parte de seu discurso ao “eterno presidente de honra do PRB, uma figura extraordinária”.

- Na simplicidade da intuição, no espírito de moderação, na dignidade humana irrepreensível, mesmo nos momentos mais difíceis, ele não perdia a linha de compostura e, do fundo de sua tragédia, ele conseguia inspirar a alma nacional.
Ainda mais emocionado, ele disse que Alencar “se estivesse aqui, estaria satisfeito por ver seu PRB assumindo o Ministério da Pesca”.

...Dilma afirmou, em sua fala, que o PRB de José Alencar volta ao governo e deseja boas-vindas ao partido. Disse que a entrada de Crivella no governo significa o reconhecimento do partido nessa “grande coalizão que nos ajuda a governar”. Ela também homenageou o ex-vice-presidente.

- Ele [Alencar] engrandeceu nossa Nação, deixou exemplo de abnegação e amor tanto na atividade política e na homenagem à vida que deve e inspirar a cada um de nós. O PRB e o ministro Crivella não podiam ficar fora do meu governo.

Substituição

O senador entra no lugar do deputado Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ), que no primeiro ano do governo Dilma foi ministro das Relações Institucionais, mas trocou de posto no ano passado com a ministra Ideli Salvatti.
Durante a cerimônia, Luiz Sérgio agradeceu à presidente pela confiança e disse que o Ministério da Pesca contribui para o desenvolvimento do “enorme potencial das atividades pesqueiras e agrícolas do País”. E afirmou que vai continuar defendendo o governo Dilma como deputado.

- Retorno para o Parlamento, presidenta Dilma, com o firme propósito de defender as propostas do seu governo, que é o meu governo, com o mesmo empenho que defendi as políticas do presidente Lula. Seguirei sendo um firme defensor da pesca na Câmara dos Deputados.
Em nota oficial, o governo justificou a substituição como forma de incorporar o PRB, partido da base e "do inesquecível ex-presidente José Alencar”.
Quando foi indicado, Crivella afirmou que sua nomeação reforça os laços de proximidade com a presidente.

- O PRB é um partido muito ligado ao governo. Notei que tem um peso muito maior que o numérico. Há uma afinidade de projeto, de comportamento, que herdamos do ex-vice-presidente José Alencar.

A escolha

Crivella citou em seu discurso uma frase que ele ouviu do bispo Edir Macedo e que considera uma lição: “Quem pensa nos outros, pensa como Deus”.
- Acho que mais não se podia dizer para definir a natureza e a substância e o caminho seguro para a política [...] pensar nos outros.
Segundo o novo ministro, esse é o caminho a seguir e esse é o espírito do governo Dilma: “pensar nos outros” . Ele afirmou que quer assumir o ministério inspirado por uma conversa que teve com a presidente.
- Nós precisamos aumentar nossa produção da aquicultura, financiamento, há uma série de questões na produção, na comercialização, todo esse setor em que Luiz Sérgio vinha trabalhando. Crivella [disse Dilma na conversa] você passou dez anos na África. Então existem os pescadores artesanais, pessoas que nós sabemos que na informalidade estão envelhecendo,não sabemos se as próximas gerações seguirão no mesmo caminho, mas precisamos cuidar deles.
Crivella também brincou com Dilma e tirou risos da plateia.
- Dilma, espero que não fique triste de ter um ministro que não é especialista e não sabe colocar minhoca no anzol. Colocar minhoca no anzol é fácil, pensar nos outros é difícil.

Muito aplaudido, ele completou.

- Eu queria dizer para a senhora que aprendi uma coisa na vida, que muitas vezes Deus não chama os mais qualificados, ele não escolhe os mais qualificados, mas sempre Deus qualifica os escolhidos.