quinta-feira, 29 de março de 2012

Cooperativas em Tucuruí receberão 43 toneladas de peixe

A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), junto com a Eletronorte, irão doar 43 toneladas de peixes às cooperativas ligadas ao segmento pesqueiro da região. A doação será realizada na próxima segunda-feira (2), às 14h30, na sede da Eletronorte, em Tucuruí. Ao todo, serão 350 famílias beneficiadas com esses pescados, provenientes do projeto Piriá, de aquicultura, que é desenvolvido no lago da Usina Hidrelétrica do município.

O objetivo do projeto, que já começa a dar frutos, é visar a produção sustentável de peixes em tanques-rede no Parque Aquícola de Breu Branco III. Com a doação, as cooperativas terão mais peixes para comercialização no período da Semana Santa, o que auxilia todos os moradores da região, já que o abastecimento será garantido e os preços, consequentemente, deverão ter mais estabilidade.

Sepaq presente na abertura do Congresso de Zoológico e Aquários

 Discutir mecanismos de valorização dos espaços verdes existentes nas zonas urbanas do país e de preservação da fauna brasileira é o objetivo do 36° Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, aberto na noite desta quarta-feira (28), no Hangar – Centro de Convenções e Feira da Amazônia. Promovido pelo Mangal das Garças, o evento traz como tema a “Conservação da Fauna Amazônica”, e deverá reunir cerca de 500 pessoas de vários países, entre cientistas, biólogos, estudantes e demais representantes da área, até sábado (31). O secretário de Estado de Pesca e Aquicultura, Henrique Sawaki, participou da mesa oficial de abertura do congresso.
Sediado pela primeira vez na Região Norte, o congresso oferecerá uma vasta programação, com conferências, minicursos, workshops e palestras de profissionais de referência na área. Entre eles estão a cientista Gabriela Mastromonaco, PhD em Biotecnologia Reprodutiva e curadora do zoológico de Toronto, no Canadá, e o biólogo Sérgio Rangel, conhecido nacionalmente por suas participações em programas de TV.
O secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, que participou da abertura, destacou a importância da realização do congresso em Belém. “Quando se tem um encontro como esse, em que estão reunidas pessoas ligadas e engajadas na preservação do meio ambiente, do bioma e da biota amazônica, nós devemos dizer ‘amém’, já que teremos a oportunidade de trocar informações atualizadas entre as mais diversas instituições e o próprio governo do Pará, no sentido de como proceder para que possamos preservar a Amazônia do jeito, do tamanho e da maneira como deve ser”, ressaltou o secretário.
Segundo Paulo Chaves, “nós estamos inseridos em um grande zoológico natural, que é a Amazônia, com uma das maiores biodiversidades do planeta. Essa visão zoológica, no sentido de preservar, é fundamental, para que as pessoas valorizem, admirem e sintam o quanto é importante manter o ecossistema. O favorecido com isso é o próprio homem”.
Em Belém, espaços como o Parque Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves e o Museu Paraense Emílio Goeldi são exemplos do foco do evento, que apresentará temáticas referentes ao universo dos zoológicos e aquários, voltadas ao cenário local. “Serão discutidos temas como a importância deles na economia de uma cidade, como atração turística, as legislações que envolvem os problemas ambientais no país, pesquisas e educação ambiental. Todos sob a ótica da realidade amazônica”, reiterou o gerente do Mangal das Garças, biólogo Igor Seligmann.
Ele também destacou a evolução pela qual os zoológicos passaram com o tempo, e a importância que eles têm para a sociedade. “Antigamente, os zoológicos eram locais vistos como um espaço em que as pessoas iam apenas ver animais, algo parecido como uma coleção de museu. Hoje, esses espaços buscam, sobretudo, passar informações para as pessoas. E com a urbanização as pessoas não têm mais tanto contato com a natureza, e os jardins zoológicos se tornaram locais importantes, por proporcionar isso, sendo um mecanismo de preservação e defesa do meio ambiente”, afirmou.
Fonte: Secom, com informações adicionais da Ascom/Sepaq.
Foto: Agência Pará

quarta-feira, 28 de março de 2012

São Félix do Xingu quer criação própria de alevinos


Cansada de "engordar" o boi dos outros, importando alevinos, a Prefeitura e empresários do municipio de São Félix do Xingu, localizado na região sul do Pará, decidiram partir para a instalação de laboratórios e toda a infraestrutura (como redes) capaz de proporcionar uma criação própria de alevinos, como passo inicial para aumentar a produção pesqueira do municipio. Com este objetivo, estiveram nesta quarta feira, 28, na Sepaq, o secretário de Turismo local, Vicente Alves (ao lado), o assessor especial do Prefeito (Antonio Paulino da Silva, PTB), Hilton Pinto, e o diretor executivo da Amat, no Carajás, Nilson Braga. Eles demoram-se em audiência com o secretário de pesca e aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, recebendo dele a garantia que, depois da semana santa, a Secretaria estará enviando técnicos para iniciar o processo de criação dos alevinos.

São Felix do Xingu é um municipio própero que se caracteriza pelo incentivo à sua cultura. Nos próximos dias 17,18 e 19 de Abril, quando nesta última data se comemora o Dia Nacional do Indio, o municipio receberá mais de 5 mil indios de 12/13 aldeias da região para incentivar a cultura indigena, numa festa de grande repercussão em todo o sul/sudeste do Estado. A par desta comemoração, a cidade festeja sua fundação no próximo dia 10 de Abril e já foi programada uma extensa atividade artistico-cultural com artistas da região e atrações nacionais, conforme revelou o Secretário Vicente Alves. Nas fotos, aspectos da visita.

Reunião com o Ministro ficou para segunda feira

Secretário-Adjunto, Luiz Sérgio Borges (d) ao lado do diretor da Diole, Alan Pragana.


A reunião agendada pelo Ministério da Pesca em Brasilia entre o Ministro Marcelo Crivella e o secretário-adjunto de Pesca do Pará, Luiz Sérgio Borges, inicialmente prevista para esta quinta feira, foi transferida para a próxima segunda feira, 02/04, conforme informou o Gabinete do Ministro. Nesta reunião serão tratados assuntos do interesse do setor pesqueiro, assim como a liberação de recursos referentes às Emendas parlamentares de 2012.
Comissão
 
Uma comissão de representantes dos peixeiros do Vero-o-Peso, será levada a Brasilia na próxima segunda feira, 02/04, atendendo à audiência marcada pela deputada federal, Elcione Barbalho, aliás, uma entusiasta pelo setor pesqueiro do Pará. E é a autora do Projeto de Lei que beneficia os caranguejeiros paraenses com o seguro defeso. Esta reunião que acontecerá no Ministério da Pesca e terá a presença do secretário-adjunto, Luiz Sérgio Borges, como convidado, servirá para discutir com o Ministro Marcelo Crivella, a liberação dos recursos já assinados e destinados à Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará.

terça-feira, 27 de março de 2012

Município de Baião fora da ação da Semana Santa

A prefeitura do município de Baião negou o auxílio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) para garantir o abastecimento de peixe na região durante a Semana Santa. Segundo a prefeitura, não será preciso o apoio da Sepaq neste período, visto que o próprio governo local já organiza uma feira para garantir peixe à população.

Último periodo de defeso do caranguejo de 2012 termina nesta quarta feira

Mais de um milhão do crustráceo foram vendidos legalmente no Pará

O periodo em que o consumo do caranguejo é controlado garantindo sua preservação e mantendo seu ciclo evolutivo, que este ano teve um total de seis periodos, vai encerrar nesta quarta feira, 28, de acordo com o calendário elaborado pela Secretaria de Pesca obedecendo às fases da lua e outras circunstâncias da natureza.Foram cumpridos seis periodos desdeo inicio do ano até o dia 28/03, quarta feira, quando a preservação será completada. Estes periodos são necessários, especialmente para conscientizar toda a cadeia do crustráceo que vai desde o catador (considerado o principal elo da cadeia) aos atravessadores, vendedores e o elemento final que é o consumidor. Este ano, o objetivo foi alcançado, revela o secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki. "Atuamos especialmente junto aos catadores e estendemos nossa preocupação aos demais integrantes desta cadeia de conscientização para preservar a espécie, e todos responderam de forma positiva". O que deixa o Secretário bastante otimista são os números de Declarações de Estoque que foram feitas durante os seis períodos revelando a consciência dos vendedores e empresários, que mantém estabelecimentos da venda do famoso Toc Toc. Esses números mostram que foram feitas junto ao Ibama 681 Declarações de Estoque totalizando mais de um milhão de caranguejos - exatos 1.100.260 unidades do crustáceo que puderam ser vendidos dentro da legalidade. A partir desta quinta feira, 29, completada a cadeia de preservação da espécie, o caranguejo estará livre de periodos de defeso.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Como funcionará o “Peixe pra Valer” em Belém e Ananindeua

Belém e Ananindeua são os municípios campeões de pontos de venda da ação "Peixe Pra Valer", promovida pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq), no período da Semana Santa, para garantir o abastecimento do pescado. Para isso, serão organizadas feiras que oferecem diversas espécies de peixes a um preço mais acessível. Só na capital serão 20 pontos de venda de pescado, sendo 19 de peixe popular, cinco de peixe vivo, dois de caranguejo e dois de ostra. Alguns pontos estratégicos como o Centur e o Entroncamento irão ofertar todos os produtos, como peixe popular, peixe vivo, caranguejo e ostra. O consumidor paraense poderá contar ainda no Centur e na UEPA (na Avenida Almirante Barroso) com a oferta de produtos nobres congelados, a exemplo do filé de dourada, filé de pescada amarela, bacalhau e camarão. A capital ficará com o recorde de peixes oferecidos para comercialização no Estado. Ao todo, serão mais de 100 toneladas só em Belém.

Pela primeira vez a ação da Semana Santa contará com o apoio das instituições de ensino UFRA e IFPA, com a disponibilização dos alunos dos cursos para auxiliarem na organização da feira. Já Ananindeua terá oito pontos de venda, sendo que um deles com Peixe Vivo (Ginásio Abacatão). Lá também será ofertado o caranguejo a R$1 no Ginásio Abacatão e Feira da Jaderlândia. Aliás, no Ginásio do Abacatão serão comercializados todos os tipos de produtos: peixes congelados, peixes populares, peixe vivo, caranguejo e ostras (R$8 a dúzia). No município, serão mais de 12 toneladas de pescado disponibilizadas para comercialização.

O peixe vivo será ofertado tanto em Belém quanto em Ananindeua por R$8,50 por quilo. A espécie será o Tambaqui. As feiras acontecem nos dias 04 e 05 de abril em Belém, Ananindeua e mais 26 municípios das 8h às 17h (ou até quando acabar o estoque), com exceção do ponto do Ceasa, em Belém, que tradicionalmente funciona de madrugada.

Pontos de venda na Região Metropolitana (Belém, Ananindeua e Marituba) por bairros:
Feira do Peixe Popular
PEDREIRA: Escola Salesiana do Trabalho - Av. Pedro Miranda, 2403
CONDOR: CTBel - Av. Bernardo Sayão, 2072
GUAMÁ: UFPA - Rua Augusto Corrêa (2° portão)
TERRA FIRME: UFRA - Av. Tancredo Neves, 2501 (portão principal)
NAZARÉ: CENTUR - Av. Gentil Bittencourt c/ Tv. Rui Barbosa
CIDADE VELHA: Rua Osvaldo de Caldas Brito c/ Bernardo Sayão
TELÉGRAFO 1: Curro Velho - Rua Nelson Ribeiro, 287, próx. à Djalma Dutra
TELÉGRAFO 2: Sede da Grande Família - Rua Curuçá, 746
MARCO: UEPA - Av. Almirante Barroso c/ Perebebuí
ENTRONCAMENTO: Parque de Exposições - Av. Almirante Barroso
MANGUEIRÃO: Estacionamento do Estádio
PRATINHA: Em frente ao CIABA - Rod. Arthur Bernardes, 245
TAPANÃ: Conjunto Cordeiro de Farias - Praça Zoé Gueiros
TENONÉ: Ass. dos Moradores do Bela Manoela - Alacid Nunes c/ Travessa 4
ICOARACI 1: 8 de Maio c/ Aug. Montenegro, próximo à Igreja Nª Sª de Fátima

ICOARACI 2: Paracuri - Rua Juvêncio Sarmento c/ Soledade (Liceu R. Cardoso)

OUTEIRO 1: Brasília - BL 10, na curva da Brasília

OUTEIRO 2: São João do Outeiro - Conceição c/ Manoel Barata (Escola-Bosque)

MOSQUEIRO: Baía do Sol - Salmo 29, Vila Nova (entre Beira Mar e BL 13)

GUANABARA: Rua 19 de Março, nº 05

JADERLÂNDIA: Rua B esquina com a Tancredo Neves

CIDADE NOVA 6: Feira na WE 80 c/ SN 21

PAAR: Rua Rio Solimões, s/nº

ÁGUAS LINDAS: Rua Oswaldo Cruz, s/nº

ICUÍ: Rua Jovelino Carneiro, nº 19

JÚLIA SEFFER: Rua 11, nº 25

MARITUBA: BR-316, na Praça do Menino-Deus

Feira do Peixe Vivo

PEDREIRA: Escola Salesiana do Trabalho - Av. Pedro Miranda, 2403

GUAMÁ: UFPA - Rua Augusto Corrêa (2° portão)

NAZARÉ: CENTUR - Av. Gentil Bittencourt c/ Tv. Rui Barbosa

ENTRONCAMENTO: Parque de Exposições - Av. Almirante Barroso

CEASA: Estacionamento da Ceasa

CIDADE NOVA 7: Ginásio Abacatão - Av. Arterial 18

Caranguejos

NAZARÉ: CENTUR - Av. Gentil Bittencourt c/ Tv. Rui Barbosa

ENTRONCAMENTO: Parque de Exposições - Av. Almirante Barroso

CIDADE NOVA 7: Ginásio Abacatão - Av. Arterial 18

JADERLÂNDIA: Rua B esquina com a Tancredo Neves

Ostras

NAZARÉ: CENTUR - Av. Gentil Bittencourt c/ Tv. Rui Barbosa

ENTRONCAMENTO: Parque de Exposições - Av. Almirante Barroso

CIDADE NOVA 7: Ginásio Abacatão - Av. Arterial 18

sexta-feira, 23 de março de 2012

Último periodo de defeso do caranguejo a partir desta sexta feira

O último periodo no ano de 2012 do defeso do caranguejo-uçá no Pará começou na sexta feira, 23, e vai se estender até o dia 28. Num levantamento do técnico Antonio Melo, do Ibama, foram feitas 145 Declarações de Estoque que permitem a comercialização de 241.850 unidades de caranguejo. Esses números, somados aos verificados nos cinco primeiros periodos, possibilitaram bater a marca de um milhão de caranguejos que puderam ser comercializados legalmente nos seis períodos realizados, desde o inicio do ano. No total, são seis periodos, que apresentaram os seguintes números:

1° Período – 10 a 15/01 = 90 declarações com 117.380 caranguejos

2° Período – 24 a 29/01 = 96 declarações com 145.805 caranguejos

3° Período – 08 a 13/02 = 123 declarações com 198.665 caranguejos

4° Período - 22 a 27/02 = 92 declarações com 149.420 caranguejos

5º Período – 09 a 14/03 = 135 declarações com 247.140 caranguejos

6º Periodo - 23 a  28/03 = 145 declarações com 241.850 caranguejos

TOTAL ...........................  681 declarações com 1.100.260 caranguejos

Os números revelam um crescimento de 110,55% se buscarmos as Declarações feitas no primeiro período de defeso, o que reforça a resposta à SEPAq no papel de conscientização e divulgação com ênfase aos principais atores da cadeia, como catadores, comerciantes e consumidores.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Ananindeua: pontos de venda de pescado na Feira da Semana Santa

Belém: pontos de venda de pescado na Feira da Semana Santa

Cresce o número de municipios que terão a Feira do Peixe

Até o momento (quinta feira, 22), a Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará conseguiu firmar parceria com 26 municipios do interior para a realização da Feira do Pescado Popular e Feira do Peixe Vivo durante a semana santa. Outros, todavia, ainda estudam a viabilidade diante dos custos que uma operação deste nivel acarreta. Por enquanto, estão confirmados os seguintes municipios:
Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara, Soure, Breves, Tucuruí, Marituba, Castanhal, Barcarena, Primavera, Salinópolis, Oeiras do Pará, Baião, Ponta de Pedras, Vigia, Santarém, Goianésia, Inhangapi, Santa Luzia, Irituia, Óbidos, Limoeiro do Ajuru, Conceição do Araguaia, Mojuí dos Campos, Belterra, Moju e Afuá.
A Coordenadoria de Pesca da Secretaria, que tem à frente a diretora Jossandra Pinheiro, continua nos entendimentos para aumentar o número de municipios que oferecerá peixe mais barato durante a semana santa. A iniciartiva é do Governo do Estado, através da Secretaria de Pesca e Aquicultura, tendo o Banco da Amazônia como um dos colaboradores, Destaque-se que em Belém e na Região Metropolitana serão 20 os pontos de venda e, particularmente, o municipio de Ananindeua que terá oito pontos de venda, sendo que dois deles terá Peixe Vivo (Ginásio Abacatão e Conjunto Júlia Seffer). Neste ano, a Feira oferecerá também o caranguejo a R$ 1,00 a unidade em quatro pontos de venda (Centur, Entroncamento, Ginásio Abacatão e Feira da Jaderlândia) e tambem venda de ostras a R$ 8,00 a dúzia nos seguintes locais: Ceasa, Ginásio Abacatão (Ananindeua), Entroncamento, Centur e Escola Salesiana. As Feiras promovidas pela Sepaq sempre deixam o consumidor satisfeito (foto)

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tudo pronto para a Feira do Peixe Popular de Ananindeua


Nesta semana o Secretário Adjunto de Estado de Pesca e Aquicultura do Pará, Luiz Sérgio Borges, esteve reunido com o Secretário de Desenvolvimento de Ananindeua, Francildo Nobre, para definir os últimos detalhes para a realização da Feira do Peixe Popular no município.

“O objetivo é oferecer pescado de qualidade e a preços baixos aos moradores e em quantidade suficiente para atender bairros escolhidos e os bairros vizinhos também”, afirmou Luiz Sérgio.

A Feira do Peixe Popular vai acontecer em oito bairros de Ananindeua com mais de 12 toneladas de peixes diversos, mariscos, ostra, além de bacalhau, caranguejo e peixe vivo.

“Tudo está sendo organizado para garantir a qualidade do pescado, a higiene dos locais e a segurança dos moradores, para que ninguém fique sem o tradicional almoço da semana santa. Queremos que todos saiam satisfeitos”, informou o Secretário Francildo Nobre.

Na reunião ficou definido que a Feira do Peixe Popular de Ananindeua vai acontecer nos dias 04 e 05 de abril, das 8h às 17h, nos bairros do Júlia Seffer, Águas Lindas, Cidade Nova 6, Icuí, PAAR, Guanabara, Jaderlândia e na área do Ginásio João Paulo II (Abacatão).
Fonte: Ascom - Prefeitura de Ananindeua
Foto - Marco Santos

segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana Santa: definidos oito pontos de vendas em Ananindeua


Uma reunião no Gabinete do Prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, com o secretário adjunto da Sepaq, Luiz Sérgio Borges, confirmou o local dos oito pontos de venda que estarão à disposição da população do municipio nas duas Feiras que a Secretaria promoverá durante a semana santa. As Feiras acontecerão no dias 4 e 5 de Abril e oferecerão, além de diversas espécies de pescado, o caranguejo a R$ 1,00 a unidade e a Ostra que custará R$ 8,00 a dúzia.
Os pontos de venda em Ananindeua foram confirmados para os seguintes locais: Ginásio do Abacatão, Cidade Nova VI, Paar, Icuí, Guanabara, Águas Lindas, Júlia Seffer e Jaderlândia. Nas fotos, o povo de Ananindeua na edição da Feira do Pescado promovida recentemente na Cidade Nova VI e a presença do secretário Henrique Sawaki ao lado do prefeito Helder.
Fotos: Marco Santos

Publicado Decreto que proibe saida de peixe na semana santa

O Governador do Estado, Simão Jatene, visando ao abastecimento do pescado na Semana Santa e garantindo o consumo de peixe e seus derivados à população paraense, publicou o Decreto disciplinando a matéria, cuja integra é a seguinte:


D E C R E T O Nº 379, DE 16 DE MARÇO DE 2012

O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARÁ, no uso das atribuições

que lhe são conferidas pelo art. 135, incisos III e VII, alínea

“a”, da Constituição Estadual, com fundamento no art. 23,

inciso VIII, parte fi nal, da Constituição Federal, que assegura a

competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal

e dos Municípios, para organizar o abastecimento alimentar, e

Considerando o incremento na demanda de pescado no período

da Semana Santa e o consequente aumento de preços;

Considerando a necessidade de adotar medidas administrativas

com vistas a minimizar os problemas de abastecimento de

pescado no aludido período, de modo a garantir a oferta do

produto a preços acessíveis;

Considerando que foi discutido e acordado previamente com todos

os seguimentos da pesca e aquicultura, e estabelecido parcerias

com entes públicos, com vistas a alcançar objetivo de garantir o

abastecimento de pescado nesse período de maior consumo,

D E C R E T A:

Art. 1° Para garantir o abastecimento do mercado interno, de

forma emergencial, fi ca a Administração Estadual autorizada

a suspender a emissão de documentos necessários para

movimentação de todas e qualquer espécie de pescado, in

natura, fresco, resfriado e curado (salgado) para fora do Estado

do Pará, no período de 18 de março a 6 de abril de 2012, exceto

pescado congelado e com Serviço de Inspeção Federal/SIF,

expedido em favor de indústrias registradas no Ministério da

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

§ 1° A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará -

ADEPARÁ fi ca autorizada a suspender a emissão de Guia de

Transporte Animal - GTA para pescados vivos e a Secretaria de

Estado da Fazenda a suspender a emissão de Nota Fiscal para

comercialização e circulação de pescado para fora do Estado,

durante o período de 18 de março a 6 de abril de 2012.

§ 2° O Estado do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado

de Pesca e Aquicultura - SEPAq, estabelecerá parceria com o

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA,

com vistas à suspensão das autorizações para o transporte de

pescado fresco ou resfriado para outro Estado e ao controle do

pescado congelado e com Serviço de Inspeção Federal - SIF, no

período mencionado no caput.

Art. 2º O Poder Público Estadual realizará controle e fi scalização

nos postos de fronteira, nos entrepostos de embarque fl uvial de

pescado para exportação, nas estradas de acesso às fronteiras e

no estuário marinho do Município de Viseu, de modo a impedir a

saída de pescado vivo, fresco e congelado desacompanhado das

respectivas autorizações e documentos fi scais.

§ 1º Os aquicultores interessados em participar do programa

oferecerão pescado oriundo de cativeiro, nos pontos de venda

pré-estabelecidos pela SEPAq, disponibilizando, no mínimo, 50

toneladas de pescado.

§ 2º As organizações de aquicultores ou aquicultores individuais,

que se comprometerem a fornecer pescado vivo para

comercialização, fi carão responsáveis pela estrutura de venda

e limpeza do local, conforme termo compromisso com a SEPAq.

Art. 3º A SEPAq credenciará os interessados em participar

dos Programas previstos no art. 3º deste Decreto e divulgará

ao público os Programas, os pontos de venda e a listagem

dos respectivos parceiros, destacando, quando for o caso, os

descontos oferecidos, de modo a evidenciar a responsabilidade

social de todos os participantes.

Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

PALÁCIO DO GOVERNO, 16 de março de 2012.

SIMÃO JATENE

Governador do Estado

sexta-feira, 16 de março de 2012

Semana Santa também terá venda de ostras

Boa alternativa de consumo na mesa dos paraenses.

A Feira do Peixe Popular e do Peixe Vivo na Semana Santa/2012 ocorrerá nos dias 04 e 05 de abril e terá como novidade a comercialização de ostras produzidas pelas comunidades de Nova Olinda e Nazaré do Seco, nos municípios de Augusto Corrêa e Maracanã, respectivamente.

Estes moluscos fazem parte de um projeto incentivado pela Secretaria de Estado de Pesca e Aqüicultura- SEPAq, em parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura- MPA, proporcionando alternativa de renda aos pescadores. Atualmente, o projeto encontra-se em fase de expansão de produção, que também engloba os municípios de São Caetano de Odivelas, Curuçá e Salinópolis, com previsão de fomentar e transferir tecnologia para a modernização do sistema de cultivo, tornando-os mais competitivos no ponto de vista da quantidade da produção e qualidade do produto.

As ostras serão vendidas pelos próprios ostreicultores ao preço de R$ 8,00 a dúzia e os locais de venda serão os seguintes: Ananindeua (Praça do Ginásio Abacatão) e Belém (Escola Salesiana do Trabalho no bairro da Pedreira, CENTUR, CEASA e Entroncamento). As Feiras dos Peixes Popular e Peixe Vivo na Semana Santa são promovidas pela Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará com apoio do Governo do Estado do Pará e do Banco da Amazônia.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Semana Santa terá fartura de caranguejos

Nada menos do que 8 (oito) mil unidades de caranguejos estarão à disposição do consumidor paraense durante os dias da Semana Santa. Esta quantidade virá de três municipios (Curuçá - na foto, o manguezal de Rio Curral - São João da Ponta e Quatipuru) e abastecerá quatro pontos de venda, montados no Centur, Entroncamento, Ginásio Abacatão em Ananindeua e Feira da Jaderlândia, conforme decisão já finalizada pela equipe comandada pelo técnico em gestão de pesca, o sociólogo Patrick Passos, cujo grupo é integrado pelos técnicos da Sepaq Átila Brandão, Cristina Brelaz (ambos ficarão sediados em São João da Ponta), Marcelo Mousinho (em Curuçá), Patrick Passos (Quatipuru) e Rose Rosa, que ficará na base de Belém. Também está definido que 12 caranguejeiros atuarão na Semana Santa para vender diretamente a sua produção, controlando desde a catação no mangue até o consumidor final. O preço da unidade do caranguejo será de R$ 1,00 e o crustráceo deverá ter um minimo de 7 cm o tamanho de sua carapaça. O transporte do interior para os postos de venda será feito em basquetas e não mais em sacas, pois esta inovação reduziu a mortandade do crustáceo de 50% para simplórios 1%, feito festejado por catadores, comerciantes e pela Secretaria de Pesca, que adotou o novo meio de transporte do caranguejo.
Vale ressaltar que o Pará tem 15% do mangue nacional e deste percentual 12 municipios do Nordeste do Pará extraem o caranguejo. E destes 12 municipios, cinco são reserva extrativista cuja competência de gestão pertence ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. As ações da Sepaq visando a Semana Santa se dão em parceria com as Prefeituras de diversos municipios, com o Icmbio e com os caranguejeiros.

terça-feira, 13 de março de 2012

Conscientização de defeso do caranguejo cresce 110,55%

Amanhã, 14, será encerrado mais um período do defeso do caranguejo (09 a 14/03/2012) e os resultados, no que diz respeito ao nível de conscientização às medidas estabelecidas via instrução normativa, só tem crescido a cada período, conforme os dados revelados pelo Ibama, através do técnico Antonio Melo, à Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará. Eis os números:

1° Período – 10 a 15/01 = 90 declarações com 117.380 caranguejos

2° Período – 24 a 29/01 = 96 declarações com 145.805 caranguejos

3° Período – 08 a 13/02 = 123 declarações com 198.665 caranguejos

4° Período - 22 a 27/02 = 92 declarações com 149.420 caranguejos

5º Período – 09 a 14/03 = 135 declarações com 247.140 caranguejos

Os números revelam um crescimento de 110,55% se buscarmos as Declarações feitas no primeiro período de defeso, o que reforça a resposta à SEPAq no papel de conscientização e divulgação com ênfase aos principais atores da cadeia, como catadores, comerciantes e consumidores. Nos dias 23 a 28/03/2012 acontecerá o último período do defeso e a expectativa é que esses números cresçam cada vez mais.
Por: Edna Cristina Jaques Brelaz Castro
Téc. Em Gestão de Pesca e Aquicultura
Socióloga

quinta-feira, 8 de março de 2012

Sepaq faz programação especial para o Dia da Mulher



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, a Sepaq preparou uma programação especial para homenagear as suas servidoras. O dia começou com uma palestra ministrada pela socióloga Sandra Maria Fonseca Silva, do Movimento das Mulheres do Campo e da Cidade, que falou sobre a autonomia econômica das mulheres ao longo da história. Após, várias oficinas foram ofertadas, como a de nutrição da pele, dicas de maquiagem, artesanato e penteados (tranças). Todo o evento foi programado com parceiros da Sepaq e não rendeu custos à secretaria. A valorização das mulheres que trabalham na secretaria também foi outro ponto positivo, visto que duas das oficinas foram ministradas pelas servidoras Francynete Pantoja (Oficina de Tranças) e Paula Martins (Artesanato – Arranjos para mesas).
Tabela de preços da próxima Feira do Peixe Popular, que será realizada no próximo sábado (10), no Centur.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cadeia de preservação do caranguejo cresce a cada periodo

Neste mês de março, nos períodos que compreendem 09/03 a 14/03 e 23/03 a 28/03acontecerão os últimos defesos do caranguejo em 2012. Ressalte-se que o defeso é a ação de proteção do caranguejo durante a fase de reprodução (andada, soatá ou suatá). E SEPAq, Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, preocupada em dar continuidade ao trabalho de conscientização junto aos principais atores da cadeia produtiva (catadores e comerciantes), cumpre o papel institucional e educativo no sentido de mostrar a real necessidade de obediência aos períodos propostos via Instrução Normativa n°02 de 09 de janeiro de 2012 em seu Art.1° que proíbe a captura, transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo-uçá.

Segundo informações do Secretário de Pesca e Aqüicultura, Henrique Sawaki, o trabalho de divulgação dessas informações tem contribuído para assegurar a preservação da espécie, bem como tem confirmado a crescente iniciativa dos comerciantes em fazer a declaração de estoques, com isso apresentando condições legais de vender o crustáceo. Os números revelam essa realidade conforme se mostra abaixo:

1° Período – 10 a 15/01 - 90 declarações com 117.380 caranguejos

2° Período – 24 a 29/01 - 96 declarações com 145.805 caranguejos

3° Período – 08 a 13/02 - 123 declarações com 198.665 caranguejos

4° Período - 22 a 27/02 - 92 declarações com 149.420 caranguejos
Segundo os dados colhidos pelo IBAMA, através do técnico Antonio Melo, os números de declarações de estoques informados tem se mantido dentro da expectativa. A SEPAq continuará dando ênfase à medida de preservação da espécie como forma de sensibilizar catadores, comerciantes e consumidores.
Por:
Edna Cristina Jaques Brelaz Castro
Téc. Em Gestão de Pesca e Aquicultura
Socióloga

A despesca de mais de 8 mil quilos de pirarucu

Aconteceu no último sábado dia 25 na Fazenda Marajó Pará, distante 33 quilômetros de Conceição do Araguaia, a despesca de 8.200 quilos de Pirarucu extraídos dos tanques que irão abastecer parte do mercado nacional que também serão comercializados em outros países, através do frigorífico “Mar Terra”, um dos maiores da América Latina, com sua matriz no estado do Mato Grosso do Sul.


A propriedade pertence ao presidente da Associação dos Aquicultores de Conceição do Araguaia (AQUICON), Júnior Queiroz, que juntamente com o sr. Manoel Vitória são pioneiros na criação do Pirarucu em Conceição do Araguaia.

A piscicultura tornou-se um dos principais meios de geração de renda em Conceição do Araguaia com méritos aos pioneiros, à vinda do engenheiro de pesca da EMATER Tiago Catuxo; a criação da AQUICON; ao projeto do desenvolvimento da piscicultura realizado pelo SEBRAE no município, ao apoio da SEPAQ e a Marco Aurélio do SEBRAE.

A despesca foi acompanhada por ilustres autoridades como a Coordenadora Nacional de Aquicultura e Pesca do SEBRAE, Newman Costa, que foi à Conceição do Araguaia acompanhada pelo Coordenador da UNAB (Unidade de Agrobionegócios do SEBRAE/Pa); pelo gestor regional do Programa de Aquicultura do SEBRAE na região do Araguaia Marco Áurélio; representando a SEPAQ (Secretaria Estadual de Pesca e Aquicultura, Coordenador Regional de Pesca e Aqüicultura Juvenal Sousa Costa e mais gerentes e gestores de Projetos do SEBRAE de cidades vizinhas.
A comitiva ficou entusiasmada com o Projeto de Produção do Pescado no município evidenciando e firmando apoio da SEPAQ e SEBRAE de assistência e orientações, atribuindo aos criadores o sucesso dos resultados obtidos.
A previsão é de que nos próximos 15 dias seja realizada mais uma despesca no município com o apoio dos mesmos órgãos.

terça-feira, 6 de março de 2012

Feira do Pescado adota o cartão de crédito

A grande novidade da Feira do Pescado programada para o sábado, dia 10, no Centur, será a adoção de Cartão de Crédito, segundo entendimento entre a Secretaria de Pesca e a Forte do Pescado, indústria parceira que fornece o produto aos consumidores em todas as edições da Feira.
Segundo o Secretário Sawaki, esta medida "vem atender a inúmeros pedidos dos consumidores que antes não tinham outra opção, senão o uso de dinheiro em espécie, mas agora poderão utilizar os cartões de crédito", anunciou. A Feira acontecerá a partir das 8 horas e, como sempre, disponibilizará várias espécies a preços populares, algums deles reduzindo em 50 a 60% em relação ao preço praticado nas feiras tradicionais e nos supermercados. Na próxima sexta feira a Indústria estará disponibilizando as espécies de peixes e camarão rosa que estarão à disposição do consumidor, mas é certo que haverá o Xaréu com cabeça, ao preço de 2 reais o quilo, parco, curuca, ariocó (todos a R$ 3 o quilo), pescada branca com ou sem cabeça, pescada amarela com cabeça e filé de pescada amarela, dourada, gurijuba, filé de Gó, Uritinga, Bagre, Posta de Arraia, diversas espécies na forma de filé, bacalhau desfiado e desossado e o camarão rosa especial e o descascado. A Feira é uma promoção da Secretaria de Pesca com apoio do Governo do Estado e da Indústria pesqueira paraense. O periodo será de 8 às 14 horas, no Centur.

Saida do Peixe estará proibida a partir do dia 18/03



O Decreto que será publicado no Diário Oficial, assinado pelo Governador do Estado, garantindo o abastecimento de peixe durante a Semana Santa, em todo o Estado do Pará, foi elaborado nesta terça feira em reunião na Secretaria de Pesca e Aquicultura, e prevê a proibição da exportação do pescado a partir do dia 18 de Março estendendo-se até o dia 06 de Abril. Esta principal medida do Decreto foi aprovada pelos representantes dos 21 órgãos presentes à reunião, sob o comando da Sepaq, através de seu titular Henrique Sawaki e diversos diretores.
Estiveram presentes o Batalhão de Policia Ambiental, Dieese, Ibama, Delegacia do Meio Ambiente (DEMA), Adepará, SEFA, Associação dos Feirantes, Simpesca, Sesma, Comando do IV Distrito Naval (Marinha), Policia Militar, Procon, Policia Civil, Policias Rodoviária Estadual e Federal, Ctbel, Aspas, SEMA, Icmbio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), Sindicato dos Arrumadores e Superintendência do MPA, que discutiram todos os artigos da minuta do Decreto, promoveram várias alterações até chegarem ao consenso. O secretário Henrique Sawaki, depois de reiterar a indagação se havia "alguma objeção" (e não havia mais), disse que a preocupação do Governo é a de garantir o abastecimento do peixe em todo o Estado, confirmando que deveremos ter 19 pontos de venda de peixe somente na região metropolitana de Belém e dezenas de outros pontos em municipios que ainda estão fechando parceria, através das Prefeituras, com a Secretaria de Pesca. São esperados em torno de 50 municipios, alguns deles com 3/4 pontos de vendas.
A minuta prevê a proibição da venda, comercialização, enfim, evitará a saida do pescado in natura, fresco, resfriado e salgado. As Feiras do Peixe Popular e do Peixe Vivo acontecerão nos dias 4 e 5 de Abril. Nas fotos, o Secretário Sawaki comandando a reunião e parte dos representantes presentes.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Municipio de Bannach aposta na sua produção de peixes

Uma caravana do municipio de Bannach, liderada pelo próprio prefeito, Valber Milhomem, que se mostrou profundo conhecedor da atividade pesqueira no Estado, esteve na manhã desta segunda feira na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, acompanhado do assessor Álvaro Maia e de Lourivan Gomes, do Jornal A Noticia, que foram recebidos pelo secretario Henrique Sawaki. O Prefeito explanou a situação atual da pesca no municipio e pediu à Secretaria apoio técnico e uma visita do secretário a fim de que o setor possa usufruir do grande potencial pesqueiro de que é dotado o municipio.  Com esta visita, o Prefeito espera iniciar uma parceria visando a implementação da atividade pesqueira junto aos produtores da região. O secretário Sawaki garantiu que emprestará todo o apoio necessário para este desenvolvimento e que estará em Bannach, logo depois da Semana Santa. Na foto, aspecto da visita.

Servidora da Sepaq beneficiada com Cheque Moradia




Visivelmente emocionada e transmitindo todo seu agradecimento, a servidora da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará, Celeste Cardoso Ferreira, recebeu nesta segunda feira, 5, o cheque moradia para, segundo ela, servir para "melhorar nossas condições de vida". Celeste afirmou ainda que o "programa é excelente para suprir necessidades da pessoa". Na cerimônia estiveram também os técnicos da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, o secretário Henrique Sawaki, o secretário adjunto, Luiz Sérgio Borges,  o diretor administrativo financeiro, Paulo André Lima Cavalcante e o diretor de Logistica e Estatistica, Alan Pragana. As fotos documentam o momento da entrega do cheque.

Sepaq reune órgãos para garantir peixe na Semana Santa

A Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará vai promover uma reunião nesta terça feira, 6, com vários órgãos envolvidos na garantia de oferecer à população paraense uma Semana Santa com abastecimento farto de peixe e similares. Com se sabe, todo ano quando se aproxima este período em que a Igreja recomenda abstinência de carne verde, o pescado "desaparece" com exportações e saidas clandestinas, por isso, o Governo do Estado toma providências ao baixar um decreto que proiba a exportação do peixe e, assim, garantir um grande abastecimento do pescado para a população. A reunião vai acontecer no auditório da Secretaria (Gentil Bittencourt, 827, entre as ruas Quintino Bocaiuva e Generalíssimo Deodoro) a partir das 9 horas e contará com a presença dos seguintes órgãos: a Sepaq, com seu titular Henrique Sawaki e todos os técnicos envolvidos nas ações da Semana Santa, e mais: Batalhão de Policia Ambiental, Dieese, Ibama, DEMA, Adepará, Sefa, Associação dos Feirantes, Sindpesca, Sesma, Marinha, Policia Militar, Procon, Policia Civil, Policia Rodoviária Federal e Estadual, Ctbel, Aspas (Associação dos Supermercadistas), SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente), Icmbio (Instituto Chico Mendes de
Biodiversidade), Sindicato dos Armadores e Superintendência do Ministério da Pesca em Belém.
A Semana terá dois dias de Feiras do Peixe Popular e do Peixe Vivo que acontecerão nos dias 4 e 5 de abril, sendo 19 pontos na Região Metropolitana de Belém e dezenas de outros nos municipios do interior, que ainda estão na fase de confirmação através de parcerias que são feitas pela Sepaq com as Prefeituras.

Sepaq homenageia a Mulher no Dia Internacional

Uma vasta programação cultural foi elaborada pela Secretaria de Pesca e Aquicultura para comemorar o Dia Internacional da Mulher que se festeja no dia 8, quarta feira, composta de várias palestras. A equipe de Cerimonial da Secretaria, composta pelas servidoras Elina, Juliane e Sabrina, tem todo o apoio do  Secretário Henrique Sawaki. Eis a programação:
Evento: DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Data: 08/03/2012

PROGRAMAÇÃO

Hora: 08h30

Local: Auditório da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura

Palestra: MULHER COM ATITUDE = AUTONOMIA ECONÔMICA

Ministrada pela Socióloga Sandra Maria Fonseca Silva – Movimento das Mulheres do Campo e da Cidade – MMCC.

Hora: 10h

Local: Auditório da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura

Circuito de Beleza:

Nutrição externa

Ministrada pela Representante Herbalife, Senhora Delfina

Dicas de Maquiagem

Ministrada pela Maquiadora Verônica Shering do Salão Studio da Praça

Tranças

Ministrada pela Servidora Francynete Pantoja - SEPAq

Hora: 11h30

Local: Auditório da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura

Oficina de Artesanato: Arranjo rápido para mesa

Ministrada pela Servidora Paula Martins

sexta-feira, 2 de março de 2012

Marcelo Crivella assumiu Ministério da Pesca

O novo ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), usou seu discurso de posse para homenagear o ex-presidente José Alencar, morto no ano passado vítima de um câncer. De acordo com o agora senador licenciado, “o eterno presidente de honra do PRB” inspirou o Brasil. Em um discurso emocionado, Crivella embargou a voz ao dizer que a presidente Dilma Rousseff “não se afastou das estratégias do (ex) presidente Lula e José Alencar”. Muito aplaudido, ele disse que essa fidelidade faz o Brasil viver “um novo tempo”.
Ele pediu licença para quebrar o protocolo e dedicar parte de seu discurso ao “eterno presidente de honra do PRB, uma figura extraordinária”.

- Na simplicidade da intuição, no espírito de moderação, na dignidade humana irrepreensível, mesmo nos momentos mais difíceis, ele não perdia a linha de compostura e, do fundo de sua tragédia, ele conseguia inspirar a alma nacional.
Ainda mais emocionado, ele disse que Alencar “se estivesse aqui, estaria satisfeito por ver seu PRB assumindo o Ministério da Pesca”.

...Dilma afirmou, em sua fala, que o PRB de José Alencar volta ao governo e deseja boas-vindas ao partido. Disse que a entrada de Crivella no governo significa o reconhecimento do partido nessa “grande coalizão que nos ajuda a governar”. Ela também homenageou o ex-vice-presidente.

- Ele [Alencar] engrandeceu nossa Nação, deixou exemplo de abnegação e amor tanto na atividade política e na homenagem à vida que deve e inspirar a cada um de nós. O PRB e o ministro Crivella não podiam ficar fora do meu governo.

Substituição

O senador entra no lugar do deputado Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ), que no primeiro ano do governo Dilma foi ministro das Relações Institucionais, mas trocou de posto no ano passado com a ministra Ideli Salvatti.
Durante a cerimônia, Luiz Sérgio agradeceu à presidente pela confiança e disse que o Ministério da Pesca contribui para o desenvolvimento do “enorme potencial das atividades pesqueiras e agrícolas do País”. E afirmou que vai continuar defendendo o governo Dilma como deputado.

- Retorno para o Parlamento, presidenta Dilma, com o firme propósito de defender as propostas do seu governo, que é o meu governo, com o mesmo empenho que defendi as políticas do presidente Lula. Seguirei sendo um firme defensor da pesca na Câmara dos Deputados.
Em nota oficial, o governo justificou a substituição como forma de incorporar o PRB, partido da base e "do inesquecível ex-presidente José Alencar”.
Quando foi indicado, Crivella afirmou que sua nomeação reforça os laços de proximidade com a presidente.

- O PRB é um partido muito ligado ao governo. Notei que tem um peso muito maior que o numérico. Há uma afinidade de projeto, de comportamento, que herdamos do ex-vice-presidente José Alencar.

A escolha

Crivella citou em seu discurso uma frase que ele ouviu do bispo Edir Macedo e que considera uma lição: “Quem pensa nos outros, pensa como Deus”.
- Acho que mais não se podia dizer para definir a natureza e a substância e o caminho seguro para a política [...] pensar nos outros.
Segundo o novo ministro, esse é o caminho a seguir e esse é o espírito do governo Dilma: “pensar nos outros” . Ele afirmou que quer assumir o ministério inspirado por uma conversa que teve com a presidente.
- Nós precisamos aumentar nossa produção da aquicultura, financiamento, há uma série de questões na produção, na comercialização, todo esse setor em que Luiz Sérgio vinha trabalhando. Crivella [disse Dilma na conversa] você passou dez anos na África. Então existem os pescadores artesanais, pessoas que nós sabemos que na informalidade estão envelhecendo,não sabemos se as próximas gerações seguirão no mesmo caminho, mas precisamos cuidar deles.
Crivella também brincou com Dilma e tirou risos da plateia.
- Dilma, espero que não fique triste de ter um ministro que não é especialista e não sabe colocar minhoca no anzol. Colocar minhoca no anzol é fácil, pensar nos outros é difícil.

Muito aplaudido, ele completou.

- Eu queria dizer para a senhora que aprendi uma coisa na vida, que muitas vezes Deus não chama os mais qualificados, ele não escolhe os mais qualificados, mas sempre Deus qualifica os escolhidos.

Tucumã luta para ter seu Centro de Piscicultura


Conhecido por seu potencial de grande produtor de pescado, o municipio de Tucumã não perde a esperança de construir um dia o seu Centro de Piscicultura. Nesta sexta feira, estiveram na Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Pará, discutindo a questão com o Secretário Henrique Sawaki (foto), o secretário de agricultura do Tucumã, Lúcio Miranda; o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Pacheco e o agrônomo da Secretaria, Mário Galvão. Há questão de um mês o próprio secretário Henrique Sawaki esteve em Tucumã observando os rios do municipio com a finalidade de instalar redes e tanques para o pescado, evitando sua depredação e a pesca indiscriminada do peixe, o que acontece, impedindo a evolução dos alevinos e a criação de muitas espécies. Curiosamente, o secretário de Meio Ambiente revelou que pescadores vão até as Aldeias e, em troca de 10 reais, ganham a permissão dos indios para pescar. E pescam tudo quanto é peixe, até mesmo os que estão no periodo de defeso", revelou. O Centro teria a finalidade de impedir estes abusos. Ao mesmo tempo, os representantes do municipio pediram que a Sepaq ofereça cursos de especialização, orientações técnicas, num primeiro estágio, para depois fazer uma avaliação dentro das áreas técnicas e de gestão. É grande o interesse do municipio em aproveitar melhor o grau de potencialidade lá existente. Para a criação do Centro, é aguardado o pronunciamento do sr. prefeito local, Celso Lopes Cardoso (PSD) recentemente eleito presidente da AMAT.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Sepaq recebe votos de congratulações da Alepa

Em Oficio (074/SSL) encaminhado pelo 1º Vice presidente da Assembléia Legislativa do Pará, Deputado Junior Ferrari, a Casa de Leis do Estado informa que foi aprovado o Requerimento nº 499/2011 de autoria do deputado Chico da Pesca, no qual manifesta votos de congratulações à Secretaria de Pesca e Aquicultura do Pará pela organização do XVII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, realizado entre os dias 27/11 e 01/12 do ano passado, nesta capital (Belém). O Oficio foi encaminhado ao secretário de pesca do estado, Henrique Sawaki.

Crivella toma posse nesta sexta no Ministério da Pesca

Senador foi anunciado nesta quarta como substituto de Luiz Sérgio.

Do G1, em Brasília

O novo ministro da Pesca e Aquicultura, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), tomará posse na sexta-feira (2), segundo informou nota divulgada pela pasta. O senador substituirá Luiz Sérgio (PT-RJ), que voltará a exercer o mandato de deputado na Câmara. De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência, a cerimônia de posse será às 11h, no Palácio do Planalto
Nesta quarta, o Palácio do Planalto anunciou a decisão da presidente Dilma Rousseff de entregar o comando da Pesca ao PRB, que até então não tinha representantes no alto escalão do governo.
O PRB é o partido do ex-vice-presidente José Alencar, morto em março de 2011. O partido agrega parte da bancada evangélica no Congresso, integrou a base de sustentação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e segue na base aliada no governo Dilma Rousseff.
Após o anúncio do Planalto, Marcelo Crivella (PRB-RJ), disse em entrevista acreditar que sua indicação para o cargo resultará em uma maior aproximação do governo com os evangélicos. Senador integrante da bancada evangélica, Crivella foi indicado nesta tarde para substituir Luiz Sérgio na Secretaria da Pesca e Aquicultura.
“Acredito que sim [haverá maior aproximação], embora não tenha sido esse o objetivo quando ela [Dilma] me convidou. [...] Sempre trabalhei na bancada evangélica para dirimir controvérsias”, afirmou.
A aproximação do governo com os evangélicos é estratégica para a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. Haddad enfrentou forte oposição de parlamentares religiosos ao tentar implementar nas escolas o chamado "kit anti-homofobia", material didático voltado ao combate ao preconceito contra homossexuais.
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que, com a nomeação de Crivella, o governo incorporou ao ministério um "precioso aliado", em referência ao PRB.
Marcelo Crivella será o terceiro ministro da Pesca no governo Dilma. O primeiro foi Ideli Salvatti (PT-SC), que em junho do ano passado trocou de pasta com Luiz Sérgio - ela foi para as Relações Institucionais, que cuida da articulação política do governo, e ele, para a Pesca.

Luiz Sérgio

Em nota à imprensa divulgada na tarde desta quarta, Luiz Sérgio agradeceu a Dilma pela confiança durante o período em que esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Pesca.

Novo Ministro da Pesca diz que foi indicado pelo PRB...

Na primeira entrevista que concedeu após ser confirmado como ministro da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) negou ter sido escolhido para aproximar os evangélicos do governo ou para assegurar o apoio do pré-candidato de seu partido à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, ao candidato do PT, Fernando Haddad, num eventual segundo turno da disputa. "Sou indicado do PRB e não da bancada evangélica", alegou.

Sobre Russomanno, o senador lembrou que ele lidera as pesquisas de opinião em São Paulo e que em nenhum momento o seu nome foi aventado nas conversas que teve com a presidente Dilma Rousseff. Crivella disse que se surpreendeu ao receber o convite para ocupar a pasta no final de semana. E que a conversa entre ambos se limitou a "questões técnicas".
"A presidente disse que o setor da pesca envolve milhões de brasileiros, sobretudo pessoas humildes e que ela gostaria que no ministério eu trabalhasse como trabalhei nos 10 anos na África", contou. O senador Marcelo Crivella é sobrinho do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, e do bispo Romildo Ribeiro Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Ele tem sido um dos mais fiéis aliados do governo no Senado.
Crivella reconheceu que não está entrosado com a pesca no País. "Confesso que vou ter de aprender e aprender muito", disse. Se depender de seus esforços, disse que gostaria de transformar a área num setor inovador, a exemplo do que ocorre hoje com as inovações na agricultura patrocinadas pela Embrapa. "Acho que nós devíamos ter uma Embrapa na pesca", defendeu. O senador acredita que a presidente Dilma Rousseff escolheu o seu nome em homenagem ao "povo fluminense".