terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Operação defeso apreende mais de 80 kg de pescado em Belém





ALTERAR O
TAMANHO DA FONTE
A- A+
Da Redação
Agência Pará
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) efetuou três autos de infração durante uma fiscalização realizada nesta sexta-feira, 21, para o cumprimento do defeso do caranguejo-uçá, camarão rosa e alguns pescados, entre os quais o mapará, o tambaqui, o pirapitinga e o pirarucu.


Duas equipes da Sema, acompanhadas por policiais do Batalhão da Polícia Ambiental, percorreram as feiras de São Brás, 25 de Setembro, Telégrafo, Pedreira, Entroncamento, Icoaraci e Bengüi para verificar o cumprimento do defeso e advertindo os comerciantes sobre a proibição.

Segundo Gláucio Torres, fiscal de meio ambiente, os comerciantes de caranguejo devem ter o cuidado de comprovar que os animais foram catados e armazenados antes do defeso. "Se houver documentação que comprove que o caranguejo foi capturado antes desse período e se o número de crustáceos declarados nos órgãos competentes for correspondente à nota apresentada, não há problema na comercialização", declarou.

Para comercializar os caranguejos, em geral vindos dos municípios de São Caetano de Odivelas, Vigia e Curucá, os feirantes também devem apresentar comprovantes de estoque, autorização para comercialização e origem do crustáceo. Já para o comércio do pescado é necessária a apresentação da nota de compra de um criadouro legalmente registrado.

Em todas as feiras visitadas, apenas um comerciante foi flagrado na venda da polpa de caranguejo, considerada proibida. Em relação ao camarão rosa, não houve irregularidades. Moema de Jesus, zootecnista da Sema, acredita que a operação foi bastante produtiva. "Lavramos três autos de infração, mas, no geral, percebemos que os vendedores estão bastante conscientes e atribuímos essa postura às operações que vêm sendo feitas", revelou.

No total, foram apreendidos 26kg de camarão rosa, 22kg de tambaqui, 7kg de pirapitinga, 12kg de mapará e quase 4kg de pirarucu. O material recolhido será doado à Igreja dos Capuchinhos, República de Emaús e Casa do Menino Jesus III.
Para a irmã Silvaniza Barbosa, 75, que há 11 anos se dedica ao trabalho de assistência social, a doação veio em boa hora para as crianças do abrigo. "A casa precisa de tudo e de todos, estamos sempre de braços abertos para doações", disse.

O defeso do caranguejo começou dia 20 de janeiro e termina neste dia 25,terça feira. Já o do camarão rosa teve início ainda em outubro do ano passado e prosseguirá até 15 de fevereiro. Tambaqui e outros pescados terão a reprodução protegida até o dia 30 de março.

Ascom Sema