terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sepaq apoia vendedores de peixe salgado do Ver-o-Peso


O moderno Espaço é dotado de seis Câmaras frigoríficas

O Secretário de Pesca e Aquicultura do Pará, Henrique Sawaki, acompanhado dos diretores do órgão, Jossandra Pinheiro e Alan Pragana (Pesca e Logística e Estatística, respectivamente) estiveram na última segunda feira, 6, vistoriando o recém criado Espaço para os vendedores de peixe salgado do Ver-o-Peso, conhecendo mais de perto seu funcionamento e informações sobre o atendimento/satisfação do consumidor. Prestando estas informações estiveram José Amarildo Negrão, representando o setor de peixe salgado do Ver-o-Peso e Basiléu Pinheiro dos Santos, um dos proprietários das Câmaras de Refrigeração do Peixe. No total, o novo Espaço é composto por seis Câmaras (sendo que apenas duas faltam ser instaladas), com capacidade superior a 10 toneladas do produto, sendo que por dia a venda média é de 2/3 toneladas. O Espaço funciona desde às 2 horas da madrugada até as 8 horas da manhã, dando condições de trabalho para 30 vendedores:
- Este espaço nos passamos 22 anos para conseguir, e foi uma das grandes metas alcançadas por nós. Só temos a agradecer à Secretaria de Pesca, ao sr. Secretário Sawaki que aqui está com sua equipe, declarou Amarildo Negrão.
Na entrada do moderno Espaço, funciona a Feira do Camarão (fresco e frito), uma grande opção para o consumidor que desde cedo procura o Ver-o-Peso. O Espaço também possui dois tanques Inox permitindo a correta comercialização do produto. Este Espaço faz parte de um projeto da Sepaq para ajudar a enquadrar os comerciantes no padrão de higiene do produto à venda. Um dos idealizadores da Associação de Vendedores de Peixe Salgado do Ver-o-Peso (em processo de criação), Antonio Negrão, solicitou o apoio da Secretaria para estender o serviço ao interior do Estado. No momento, o espaço já possui quatro Câmaras de refrigeração em pleno funcionamento, das seis já adquiridas segundo informaram os sócios-proprietários Basiléu dos Santos Pinheiro e Benedito dos Santos Pinheiro.
O secretário Henrique Sawaki mostrou tecnicamente como proceder no acondicionamento do peixe, uma forma de evitar a degradação ou perda parcial do produto. Ainda por estes dias, a diretora de pesca da Sepaq, Jossandra Pinheiro, vai acompanhar a forma como o peixe é descarregado das embarcações.
Os vendedores do Espaço, em torno de 30, ficaram agradecidos ao apoio que recebem da Sepaq. Nas fotos, a comitiva da Sepaq e vendedores (acima), e, ao lado, parte do moderno espaço da venda do peixe.

O Espaço fica situado logo após o Mercado de Peixe, numa extensão da Avenida Portugal.