terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Termina nesta terça proibição de pesca nos rios do MT

Termina nesta terça-feira em Mato Grosso o período de proibição da pesca nos rios das bacias hidrográficas do Araguaia, Amazonas e do Paraguai. Durante cerca de quatro meses a atividade foi proibida para garantir a reprodução dos peixes. Somente a pesca para subsistência manteve-se liberada.

O balanço parcial apresentado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) mostrou que somente entre os meses de novembro de 2011 e janeiro de 2012 foram apreendidas mais de três toneladas de pescado. Mas o coordenador de fiscalização da Secretaria, Carlos Cezário, explica que o volume deve crescer em pelo menos 20%. Isto porque à relação não estão inclusas as apreensões do mês de fevereiro, que ainda serão contabilizadas.
"Deve chegar a uns 20% a mais e consideramos um resultado positivo porque foi reflexo da manutenção das equipes nos rios e denúncias por meio da ouvidoria", declarou o responsável.
À lista de itens apreendidos estão também 548 apetrechos utilizados para a pesca predatória. Neste período, 17 pessoas foram presas. Em Mato Grosso, a proibição da pesca passou a vigorar em 1º de novembro, em rios da bacia do Araguaia, e em 5 de novembro nos rios da bacia hidrográfica do Amazonas e do Paraguai.
De acordo com o balanço parcial da Sema, entre novembro e janeiro a Superintendência de Fiscalização emitiu 33 autos de infração, 141 autos de inspeção, 74 termos de apreensão e duas notificações. Em janeiro foram 13 autos de infração, 48 de inspeção e 30 termos de apreensão.